Entenda como montar um pet shop, o que você precisa saber para abrir seu negócio e evitar os erros comuns dos empreendedores desse mercado.
Resolvemos abordar esse tema pois, segundo o Sebrae, uma a cada quatro empresas fecham antes de completar os dois primeiros anos. Os principais fatores que causam tal fracasso são:
- Não entender o mercado
- Falta de planejamento
- Desconhecimento do consumidor
Por isso, vamos dar dicas importantes para você que quer montar um pet shop, sem esquecer de comentar os principais erros dos empreendedores que podem levar um negócio à ruina.
Abordaremos aspectos do negócio que você precisa avaliar e planejar. Vamos lá?
Documentação
Você precisa estar ciente de todos os documentos necessários na hora de montar o pet shop.
É preciso validar se o local possui pendências e validar todo o contrato de aluguel ou compra. Apesar de parecer simples, fazer isso já no começo do negócio pode evitar futuras dores de cabeça e possíveis dívidas.
Atenção! Os documentos não são somente do local onde pretende abrir sua pet shop. Trate de contratar um bom contador. Ele será essencial durante toda sua jornada empreendedora.
Não esqueça também do Alvará e do Responsável Técnico (RT).
Enquadramento Fiscal
Junto com seu novo contador, entenda qual regime tributário você se enquadra, a partir da escolha entre MEI, EIRELI e Simples Nacional (mais comum entre as pet shops).
Sabendo isso, você compreenderá quais são suas obrigatoriedades quanto à emissão fiscal e aos impostos.
Contrato Social
Se você está pensando em abrir sua pet shop em sociedade, é de suma importância ter um contrato social correto e validado.
Não basta pegar um “modelo de internet”, você deve consultar um advogado para validar se está tudo correto, pois assim como um casamento, uma sociedade também pode se desfazer.
Claro que ninguém se casa pensando na separação, e de fato não é isso, porém, sabemos que pode acontecer e você deve estar munido caso algo ocorra. Então, validar em cartório todas as exatas condições, pode ajudar no futuro.
Plano de Negócios
Gostaria de dizer que o plano de negócios é algo simples e fácil de construir. Mas, infelizmente, não é.
O plano de negócios nada mais é do que um planejamento de como seu negócio vai funcionar, desde o que irá comercializar (produtos e/ou serviços) até o público-alvo.
Fizemos uma série de posts sobre Plano de Negócios para Pet Shops. Confira abaixo:
Quero abrir meu Pet Shop ou Clínica Veterinária: Plano de Negócios
Plano de Negócios para Pet Shop: Por que ter e como fazer?
Plano de Negócios para Pet Shop: Como usar o Capital de Giro
Nós do Pet Shop Control desenvolvemos uma ferramenta gratuita para auxiliar no processo de criação do seu plano de negócios. Manual exclusivo onde você encontrará:
- Explicações sobre como proceder em cada etapa do plano
- Dicas para construir um plano eficiente
- Quadros a serem preenchidos para praticar os pontos apresentados
- Um modelo exemplo para usar na sua pet shop
[TEMPLATE] Plano de Negócios para Pet Shops - Clique e Baixe Grátis
Gestão do Negócio
A gestão do negócio é, basicamente, tudo o que falamos aqui no blog: É ter o controle do seu negócio de ponta a ponta.
Se você é um dos nossos leitores assíduos, sabe que falamos muito do método FERVA. São os 5 principais pilares da gestão de uma pet shop de sucesso. Sendo eles: Financeiro, Estoque, Relacionamento, Vendas e Administrativo.
Se você observar os seus pontos fortes, fracos e o que deve melhorar em cada um deles, você terá uma boa gestão.
Mas, para quem ainda está começando, a gestão também deve existir desde o princípio e estruturação da empresa. Tenha sempre o controle de todos os gastos, do capital de giro e projete seus custos futuros. Com isso, você saberá quanto precisa faturar e quando abrir o negócio.
[Guia de Gestão para Pet Shop - Vol. 1] Domine os 5 Pilares da Gestão Pet (Clique aqui)
Checklist de Equipamentos
Você sabia que um dos principais e piores erros que um gestor pode cometer é comprar antes de planejar?
Acontece até mesmo do empreendedor já ter quilos de ração estocada, mas nenhum equipamento (que é essencial para a pet funcionar). Muitas vezes, essas compras exageradas vão consumir seu capital de giro, piorando a situação já no início.
Então, a regra de ouro é: antes de comprar, planeje.
E no momento certo, depois de ter pensado sobre os tópicos anteriores, invista em equipamentos de qualidade.
É muito comum nas estéticas, terem secadores e sopradores que não são usados adequadamente. O equipamento dura menos e você gasta mais energia. Enquanto, se investisse em algo mais robusto, teria retorno mais rápido.
Confira: [Checklist completo] Equipamentos para Pet Shop
Pesquise bem tudo que você precisa e compre o necessário.
Nesse momento você também deve saber quantos funcionários precisará ter. E claro, já se preparar para o processo de contratação.
Execução da Obra
Na hora de construir seu negócio, nas mudanças de estrutura física necessárias para abrigar sua pet shop, é importante se lembrar daquele velho ditado: “o barato pode sair caro”.
Ao contratar um profissional para fazer a obra, certifique-se de que é uma pessoa realmente qualificada e de boa índole.
Aquele conhecido, amigo de um amigo, que faz por hobbie, não é bem a profissão daquela pessoa… Não é uma boa ideia, ok?
Sabe por quê? Você pode estar ali, economizando um ou dois mil reais. Mas, já imaginou o prejuízo se o serviço não for bom? Se depois estourar alguma parte da construção? Se a pessoa sumir?
Nós já ouvimos muitos casos desse tipo. Então, contrate um profissional sério. Aquela velha história, evite dores de cabeça, faça tudo da forma correta.
Tipo de Negócio e Público-Alvo
Até esse ponto resolvemos toda parte burocrática necessária para montar um pet shop. Então, chegou a hora de pensar: além de ser um negócio legal, qual vai ser seu diferencial?
Aí vai um puxão de orelha se você pensou “atendimento”. Um bom atendimento não deve ser seu diferencial. Atendimento é obrigatório ser bom.
Você precisa ter um diferencial competitivo. E para achar esta resposta, você precisa responder a seguinte pergunta:
“Por que o cliente deve preferir meu negócio em vez do concorrente?”
E a resposta dessa pergunta deve estar estreitamente alinhada com o nome da pet shop e com o tipo de público do bairro em qual você está localizado.
É necessário entender quais são as pessoas daquela região: idade, comportamento, faixa salarial etc. Isso também vai te ajudar no planejamento para abrir um pet shop sem erros!
Sabendo quem são seus potenciais clientes, você conseguirá estruturar desde a forma que vai se comunicar (linguagem, peças publicitárias etc) até a montagem do pet shop.
O que isso quer dizer? Na prática, que você “não deve” abrir um negócio de luxo, num bairro em que pessoas levem uma vida simples. Então, olhar para o lugar onde você ficará localizado, diz muito sobre o que você deve fazer.
Entreviste as pessoas daquele ambiente, entenda suas necessidades e expectativas de uma pet shop naquele local. Assim, dará tudo mais certo ainda!
PUV: Proposta Única de Valor
Você já deve ter ouvido falar sobre PUV em algum lugar. Apesar de ser um conceito “novo”, ela era exemplificada antigamente como: missão, visão e valores.
A diferença é que a PUV fala muito mais do seu negócio, de maneira simples e sem enrolação.
Ela é a sua diretriz! Capaz de dizer em poucas palavras o motivo de existência do seu pet shop.
Sabe qual é a PUV aqui do Pet Shop Control?
Descomplicar a gestão no mercado pet com tecnologia e inteligência!
Ou seja, o nosso propósito de valor, de vida e de existência é facilitar os processos administrativos. Como? Através de um software de gestão que contém inteligência. Para quem? Para o mercado pet.
Quer saber mais sobre PUV para Pet Shop? Acesse esse conteúdo.
Mix de Produtos/Serviços e Margem de Lucro
Essa é a pergunta que mais os gestores se fazem quando se pretende montar um pet shop!
Então, recapitulando, a primeira etapa é saber se o plano de negócios está estruturado. Além dos aspectos dos custos planejados, como: mão de obra, maquinários, aluguel etc.
E, principalmente, na área de serviços. Sem saber calcular o custo do serviço, você não saberá o preço de venda que precisa exercer quando abrir um pet shop.
A famosa estratégia do “vou cobrar menos que o concorrente”, definitivamente, não funciona. Afinal, você não sabe qual é o custo dele. Seu custo pode ser mais alto. E, no final das contas, você poderá sair no prejuízo.
Já, em relação aos produtos, a sua escolha está diretamente relacionada com o cliente, tanto no comportamento quanto no relacionamento.
Compre o necessário para sua loja apenas nos primeiros meses, não invista em estoques gigantes porque você não conhece ainda seu público.
Pense no que será bom para eles, pesquise o que eles gostariam de ver na sua pet. Infelizmente, não há receita pronta para isso.
Acesse abaixo nossos infográficos com dados sobre o mercado pet:
- Banho e Tosa: Conheça as médias de mercado
- Serviços Veterinários que mais vendem
- Produtos mais vendidos em Pet Shops
Para concluir…
Se você quer saber ainda mais informações para abrir sua clínica veterinária ou pet shop da forma correta, clique abaixo e faça o download gratuito do e-Book que elaboramos sobre o assunto!