Plano de Negócios para Pet Shop: Porque ter e Como fazer

No mercado atual, a concorrência é maior, fazendo com que os negócios tenham que ter um diferencial para conquistar os clientes. Antigamente, as pessoas abriam suas empresas e nem se preocupavam com o planejamento, sobrevivendo, na maioria dos casos, graças à grande oferta de oportunidades. Isso mudou. O planejamento do seu pet shop, atualmente, é vital para o seu sucesso, e para isso é essencial que você tenha um plano de negócios.

O que é um plano de negócios?

O Sebrae define o plano de negócios como um documento que descreve o negócio, suas oportunidades e formas de alcançá-las, bem como o seu futuro: para onde ele vai, como fazer para chegar até lá mais rápido, quais medidas tomar para reduzir as incertezas e os riscos. O plano de negócios demanda empenho, podendo levar de 6 meses até 2 anos para ser construído, porém seu valor é inestimável, pois permite que os gestores limitem seus erros ao papel. Mais do que isso, o plano de negócios é dinâmico, e pode sofrer alterações conforme o seu pet shop se desenvolve, cresce e você aprende sobre o seu mercado.

Quero abrir meu Pet Shop ou Clínica Veterinária: Plano de Negócios

Qual deve ser o conteúdo de um plano de negócios para pet shop?

Normalmente, dentro de um plano de negócios existem outros planejamentos, como o plano operacional, plano de marketing e o plano financeiro.

Sumário executivo

É um resumo do plano de negócios. Não deve ter menos do que duas páginas e não mais do que quatro. Embora seja a primeira seção do plano, é o último a ser escrito. O que é o seu negócio, quais são os produtos e serviços fornecidos, quem são seus clientes, qual o investimento inicial, quanto se espera de lucro são alguns dos tópicos presentes no sumário.

Análise de mercado

Nessa parte devem ser abordados aspectos referentes aos seus potenciais clientes, perfis, necessidades, reclamações. Também conterá informações sobre seus concorrentes, como são seus produtos e serviços, como são entregues, como é seu atendimento. Por último, deve se pesquisar sobre fornecedores.

Dicas para acompanhar o Mercado Pet

Plano de marketing

Aqui são descritos os produtos e serviços oferecidos, a maneira como são entregues e suas garantias, cálculo dos seus preços, bem como ações promocionais para alcançar o seu mercado, como propagandas em jornais, por exemplo. Além disso, deve constar como os produtos e serviços serão entregues ao cliente e a localização do seu pet shop.

Plano operacional

Essa seção trata da parte prática do seu pet shop. Algumas das perguntas a serem respondidas: como são dispostos os produtos, onde ficarão os setores e as pessoa, qual a capacidade de atendimento com a estrutura disponível, quais serão as tarefas desempenhadas dentro do pet shop e como fazê-las, quantos e quais funcionários e softwares serão necessários.

cta-pet-shop-control.jpeg

Plano financeiro

Por último, serão colocados dados referentes aos investimentos necessários para abertura, manutenção ou ampliação do seu pet shop, como o capital de giro, estimativa do faturamento mensal, dos custos unitários do produto ou serviço, dos custos de comercialização e de mão de obra, dos custos fixos e depreciação. Índices de lucratividade, rentabilidade e análise de sensibilidade são demonstrados no final do plano financeiro.

Para você saber se o seu plano de negócios é bom e atende as suas necessidades, é preciso responder a essas questões:

  1. Ações que serão tomadas para alcançar o sucesso?
  2. Está utilizando o plano de negócios como uma ferramenta de consulta para saber como está o desenvolvimento e crescimento do seu pet shop?
  3. Existem ações, metas e objetivos determinados?
  4. Está utilizando o plano de negócio para medir o progresso do seu negócio frente ao mercado e seus concorrentes?
  5. O documento produzido identificou e diminuiu riscos e incertezas?
  6. Está formatado de forma a atrair recursos financeiros ou parceiros?

Assim, fica claro a necessidade do plano de negócios como um norteador do seu pet shop, fazendo o sucesso mais palpável, reduzindo muito seus riscos e incertezas, estabelecendo metas de crescimento e rendimento. Por isso, todo pet shop deve ter um!

E você, já fez seu plano de negócios pet shop? Utiliza ele com que frequência?

Teve alguma dúvida na produção?

Faça um comentário com suas dúvidas e sugestões!

Baixar Guia (800 × 240 px) (4).png

Gostou? Compartilhe!

Se inscreva em nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do nosso blog!