Preço de venda de serviços para pet shop: você está calculando certo?

Preço de venda de serviços para pet shop

Deixar sua pet shop incrível não é nada fácil, não é? Diferente de calcular preço de venda para produtos, calcular o preço de venda de serviços para pet shop contém camadas mais sutis que não podem ser deixadas de lado.

Talvez, um dos maiores desafios do empreendedor, seja calcular de maneira precisa e correta todos os custos envolvidos em um serviço.

Com isso, chegar a um preço de venda, que ao mesmo tempo não o faça perder dinheiro e se manter dentro da esfera da concorrência.

Eu venho ajudando pet shops a atingirem seus resultados desde 2009. E em todo esse tempo, apenas 10% das pet shops que visitei possuíam um controle completo de custos.

Por isso, quero te ajudar e  vou demostrar a seguir como calcular preços de venda de serviços na sua pet shop.

Uma pet shop hoje em dia pode oferecer uma gama enorme de serviços, sendo eles:  estéticos, banho e tosa; veterinários, cirurgias e consultas; e serviços administrativos como tele entrega e tele busca.

Nesse post utilizamos como exemplo, o cálculo do preço de custo e venda de um banho de animal de pequeno porte em uma pet shop, e dividimos todo o processo em 13 etapas para facilitar o entendimento.

1 – cálculo da mão de obra direta.

2 – cálculo dos materiais diretos.

3 – cálculo do custo unitário do serviço.

4 – custos fixos.

5 – custos variáveis da venda.

6 – margem de lucro.

7 – cálculo da taxa de marcação.

8 – cálculo do preço de venda de serviços para pet shop.

9 – preço de mercado.

10 – a vista, descontos e técnicas.

11 – cartão de crédito.

12 – tele busca e tele entrega.

13 – manutenção.

Preparado? Vamos aos cálculos:

1 – Cálculo da mão de obra direta

Inicialmente precisamos calcular qual valor todos funcionários do setor de estética representam em custo para a pet shop.

Após todos os cálculos, vamos chegar a um único valor/hora de todo o setor, independente de quais serviços você faça ou quantos funcionários tenha.

Vamos considerar que a pet possui 2 funcionários responsáveis pelos serviços de estética, e vamos supor que ambos recebam R$750,00 de salário. Sendo assim, o valor da folha de pagamento total é de R$1.500,00. Para calcular o custo da hora do setor de estética aplicamos a seguinte fórmula:

Preço de venda de serviços para pet shop

Explicando:

Salário dos funcionários: custo total da folha de pagamento, no nosso exemplo: R$750 + R$750 = R$1.500,00

Encargos sociais: o conjunto de obrigações que a empresa deve pagar mensal ou anualmente aos seus funcionários.

Por exemplo: INSS, FGTS, PIS/PASEP. Caso você tenha dúvidas em relação aos números exatos dos encargos, você deve conversar com seu contador.

No exemplo, vamos utilizar 60% dos salários para realizar os cálculos: R$900,00.

Número de funcionários: 2

160 horas: quantidade de horas trabalhadas ao mês por cada funcionário. Lembre de considerar, caso  o regime de horas seja diferente do tradicional. Mas, geralmente, 160 horas por mês, ou seja, 8h diárias será o padrão.

Aplicando na fórmula:

Custo Da Hora = salário dos funcionários + encargos sociais/número de funcionários * 160 horas.

Custo Da Hora = 1500 + 900 ÷ 2 x 160 

Custo Da Hora = 2400 ÷ 320

Custo Da Hora = R$7,50

Concluindo:

O custo da mão de obra direta por hora do setor de estética será de R$7,50.

Isso significa que trabalhando, ou não, o setor de estética tem um custo de R$7,50 por hora.

2 – Cálculo dos materiais diretos

O segundo passo é calcular todos os materiais utilizados na realização do banho. Determinar esses custos pode parecer um pouco estranho pelo fato de termos que fracionar as quantidades, mas não se iluda, pois são valores muito importantes que se negligenciados podem ocasionar em um furo no seu caixa.

Para realizar um banho completo temos os seguintes materiais: shampoo, perfume, talco, abrilhantadores e lacinhos/gravatas.

Observação: água e energia elétrica, por se tratar de materiais bem difíceis de se medir individualmente, vamos ratear esses junto com os custos fixos (veremos isso na parte 4).

Para realizar esse cálculo, é necessário primeiro fazer a porcentagem usada em cada item.

Por exemplo, para um banho em animal de pequeno porte será utilizado uma média de 50ml de shampoo.

O shampoo foi comprado em potes de 5 litros (5000ml),  que custam 40 reais.

Vamos aplicar a regra de três para saber o custo com shampoo.

Preço de venda de serviços para pet shop

Produtos que são unidades, como lacinhos e gravatas são mais fácil de calcular o custo. É só dividir o preço do pacote  pela quantidade que contém no saco para ter o valor unitário.

Essa conta deve ser realizada para todos os itens utilizados no banho:

Totalizando: shampoo + perfume + lencinho + talco + cremes = 0,40 + 0,10 + 0,15 + 0,50 + 0,50 = R$1,65.

O total de custo dos materiais diretos é R$1,65. Ou seja, para cada banho dado, é gasto R$1,65 com materiais.

3 – Cálculo do custo unitário do serviço

Continuando com os cálculos de preço de venda de serviços para pet shop, agora que temos os valores de mão de obra e dos materiais, vamos descobrir qual o custo básico de um banho na pet.

Para isso, precisamos saber o tempo médio de duração de um banho, esse deve ser  contabilizado do momento inicial, em que o funcionário pega o animal até o final, quando o animal está com o lacinhos na cabeça pronto para ir para casa.

Primeiro devemos saber o custo da mão de obra, para depois calcular qual é o gasto unitário de cada banho de porte pequeno realizado na pet.

Custo da mão de obra = custo da hora x tempo de duração do serviço

Custo da mão de obra = R$7,50 x 0,5 (30 minutos por banho)

Custo da mão de obra = R$3,75

Obs: custo da hora (calculado na parte 1).

Custo Unitário = Custo da mão de obra + custo em materiais

Custo Unitário = 3,75 + 1,65

Custo Unitário = R$5,40

4 – Analisando os custos fixos

Na parte 3, descobrimos o custo unitário de um serviço, mas ainda existem custos que não foram contabilizados e que para cada serviço ou produto vendido, uma pequena parte desses gastos devem ser inseridas também no valor .

Esses outros gastos, vamos chamar de custos fixos, independente de termos clientes ou realizarmos serviços, temos que pagar por eles que são: aluguel, pro-labore, telefone, água, energia elétrica, gastos com limpeza, depreciação e entre outros.

Uma maneira fácil para fazer isso é analisar os meses passados. Por exemplo, vamos supor que para abrir a pet shop todo dia pela manhã e fechar  no final da tarde durante um mês nos custe: R$6.000,00.

Vamos chamar isso de custo fixo médio (CFm). Agora, outro valor que precisamos é a receita bruta. Iremos dizer que tivemos uma receita bruta média (RBm) de R$20.000 (quanto ganhamos vendendo serviços e produtos).

Dica: para calcular a depreciação dos materiais devemos calcular individualmente quanto tempo cada equipamento irá durar. Por exemplo, normalmente em um banho são utilizados escova de cerdas, esponjas, toalhas, correntes, enforcadores, secadores e banheira. Vamos pegar como exemplo a banheira. Supondo que precisamos trocar a banheira uma vez a cada três anos, devemos dividir o valor que pagamos na banheira pelo tempo da sua vida útil. Então, supondo que pagamos a banheira do banho e tosa R$800,00 reais. Com isso, devemos dividir por 36 meses (3 anos), chegando a um valor de R$23,00 reais por mês. Após calcular todos os custos de todos os equipamentos, você poderá adicionar esses valores ao custo fixo médio (CFm).

Quer saber todos os equipamentos necessários para ter seu negócio pet completo? Veja o artigo aqui!

Agora o próximo passo é  calcular o percentual do custo fixo em relação a receita bruta.

CF% = (CFm ÷ RBm) x 100

CF% = (6000 ÷ 20000) x 100

CF% = 30%

Ou seja, agora sabemos que a cada serviço vendido deverá suportar 30% dos custos fixos.

5 – Embutindo impostos e taxas

Agora, precisamos saber quais são as alíquotas pagas dentro da nossa pet. Por exemplo:

ISSQN: 5%

PIS: 0,65%

COFINS: 3%

Contribuição Social: 1,08%

IRPJ (Lucro presumido): 1,20%

Total: 10,93%

Com essas informações em mãos, podemos saber o  que cada serviço vendido deverá suportar 10,93% dos impostos e taxas.

Importante: caso você tenha dúvidas em relação a essas alíquotas, consulte seu contador.

6 – Margem de lucro

Ainda temos mais algumas contas para fazer pela frente, bora?

Agora precisamos definir a margem de lucro (gostamos!). Esse é o valor esperado pelo empresário para lucrar, após todos os custos.

Importante prestar atenção nessa hora, pois após o cálculo da margem de lucro, você deverá ser analisar os preços de mercado. Com isso, poderá verificar se está em parametro com a concorrência.

No cálculo de preço de venda de serviços para pet shop uma margem de lucro saudável pode ser considerada em torno de 15%.

7 – Cálculo da taxa de marcação

Já temos todos os fatores para calcular o preço de venda, mas ainda precisamos encontrar nossa taxa de marcação.

A Taxa de marcação  é o fator que vai definir o preço de venda do serviço.

Preço de venda de serviços para pet shop

 

Onde:

CF% = Percentual de Custo Fixo (Parte 4)

CVV = Custos Variáveis da Venda (Parte 5)

ML = Margem de Lucro (Parte 6)

Preço de venda de serviços para pet shop

 

8 – Cálculo do Preço de venda de serviços para pet shop

Continuando com os cálculos de preço de venda de serviços para pet shop, finalmente chegamos a parte de cálculo do preço de venda propriamente dito.

PV = CUS x TM

CUS = Custo Unitário do Serviço (Parte 3)

TM = Taxa de marcação (Parte 7)

PV = 6,7 x 2,26

PV = R$15,20

Dessa forma, para realizar o serviço de banho em um animal de pequeno porte, podemos praticar o preço mínimo de R$15,20.

Você sabe quais são os 3 problemas mais comuns em uma pet shop? Confira nosso artigo e veja como solucioná-los.

9 – Preço de Mercado

Bom, após muitos cálculos feitos ainda não chegamos no nosso valor final. Mas, calma, estamos quase!

Preço de venda de serviços para pet shop
Preço de venda de serviços para pet shop

A parte de pesquisa de mercado é uma das mais importantes do processo. Quanto custa o mesmo banho em um animal de pequeno porte nas pets do seu bairro?

Vamos imaginar algumas situações…

Cenário 1: pets do bairro cobram valores maiores como, por exemplo, R$20,00.

Agora que você sabe como o preço de venda é calculado podemos supor algumas coisas: as pets vizinhas possuem custos maiores do que os seus; oferecem serviço com produtos/insumos de maior qualidade que você; possuem fornecedores mais caros que os teus; pagam salários maiores para os funcionários; ou possuem uma margem de lucro maior que a sua. E por aí vai.

Cenário 2: pets do bairro cobram valores menores como, por exemplo, R$10,00.

Seguindo o mesmo raciocínio: as pets vizinhas usam materiais/insumos piores que os que você usa, tem fornecedores mais baratos, menor margem de lucro, funcionários mais baratos, fazem o serviço mais rápido que você…

Estou criando esses cenários para ajudar no brainstorm de ideias. Por que na verdade o que importa mesmo é a maneira que você se posiciona no mercado, independente do seu preço.

Mas, o que isso significa? Que você pode se posicionar no mercado como uma pet shop de classe média/alta, oferecendo um serviço de extrema qualidade, profissionais treinados, cafézinho e sala de espera para seus clientes, e com isso, não é impossível praticar uma estratégia de preços maiores que os seus concorrentes.

Importante: não me entenda mal, mas caso sua pet seja para classe C, D e você não queria oferecer cafézinho e sala de espera, não há problema algum nisso.

A questão é você se posicionar no mercado. Se o seu serviço é mais caro que o das pets vizinhas, os clientes devem saber e ver o porque. Agora se o cliente resolve fazer o teste e perceber que o valor recebido (atendimento, qualidade do serviço, estrutura do estabelecimento) é igual em ambas pets, certamente a pet escolhida vai ser a de menor preço.

Você sabe o quanto a agenda de serviços é fundamental? Confira nosso artigo!

10 – Pagamentos à vista, descontos e técnicas

Vamos continuar com nosso valor de R$15,20.

Você sabe que menos que isso não pode cobrar, mas caso cobre, deverá estar 100% consciente que está abrindo mão de uma fatia da sua margem de lucro.

Grande parte dos clientes ao finalizar a compra vai barganhar o preço. Isso acontece por inúmeros fatores: não ter na carteira aqueles 0,20 centavos e olhar para você e falar: R$0,20 de desconto a vista ou por que sou bom pagador, entre outras desculpas.  

Pode até ser que algumas vezes você não vai ter troco, e vai deixar por esses R$15.

Analisando esses descontos mais a fundo, perceba que após 250 banhos dados (10 banhos por dia em um mês), são R$50 reais a menos no faturamento.

Em um ano, serão R$600 reais a menos. E esses R$600 reais é a passagem de SP -> RJ das suas férias, que por causa dos 0,20 centavos do “descontinho” você perdeu.

Mas, então, como resolver?

1 – Simplesmente aumentar o preço = R$15,99 ou. R$16,99.

2 – Use a técnica do 0,99 (Técnica conhecida como Odd Price), é um centavo a menos, mas para nosso cérebro lemos com mais ênfase o primeiro número, como se lêssemos R$15 “com alguma coisa”, quando na verdade é $16.

Ainda irão acontecer as mesmas barganhas que citei no exemplo do parágrafo anterior, como o: faz por $15 pela amizade., Mas, levando em conta que alguns farão e outros não, você não baixará dos $15,20 que é o seu preço de venda mínimo. 

Precisamos pensar em todos esses aspectos para calcular o preço de venda de serviços para pet shop, certo?

11 – Cartão de crédito

Qual a taxa que você paga no cartão? Para calcular o preço de venda de serviços para pet shop esse valor deve estar embutido na venda.

Vamos supor que seu cartão lhe cobra 5% sobre toda a venda.

Então temos: $15,20 x 1,05 = $15,96

12 – Tele busca e Tele entrega

A definição desta etapa, varia de acordo com cada pet shop. No entanto, vamos citar alguns exemplos aqui para você.

Dentre as formas para cobrar este serviço,  existem algumas pet shops que:

– Embutem no preço do serviço os gastos com as teles;

– Possuem valores conforme a distância dos bairros;

–  Cobram a parte (caso cliente deseje o serviço); e

– Terceirizam o serviço com motoristas.

Caso você queira embutir o valor das teles em todos os serviços, você deve levar em consideração todos os gastos referentes a ele, como por exemplo: funcionário/motorista, gasolina, manutenção do veículo e eventuais multas de trânsito.

Caso você precise comprar um veículo para realizar esse serviço é importante realizar o cálculo da depreciação (visto na parte 4), caso você utilize seu veículo particular esse valor de aquisição do veículo pode ser negligenciado.

Quer saber como fazer a gestão da tele entrega e tele busca da maneira certa? Confira!

13 – Manutenção

Última parte. Eu prometo, mas ainda muito importante.

Anualmente temos aumentos, seja por causa da inflação, do dissídio ou seja o que for.

Então, ano a ano, devemos recalcular todos os preços de vendas do serviços e produtos. Lembrando que, Para produtos, esse valor deve ser recalculado a cada compra do fornecedor, mas aí é assunto para outro post.

Então, resumindo, anualmente, deve-se atualizar as fórmulas dos valores dos salários dos funcionários, alíquotas, materiais-primas e tudo mais.

Isso vai fazer com que você calcule o preço de venda de serviços para pet shop de uma forma precisa!

Conclusão

Fazer o cálculo dos preços de custo e preço de venda de serviços para pet shop não é uma tarefa nada fácil, requer tempo, atenção, paciência e muitas vezes motivação, pois ao vermos quantas coisas temos que embutir no preço de venda não é algo que nos deixa entusiasmado.

O último recado que queremos lhe passar é do perigo de não realizar esses cálculos com precisão.

Provavelmente você trabalha por que você tem sonhos, certo? Casa própria, filhos, viajar… Pois então, imagina trabalhar anos e anos sem ter ideia se esses valores que você está praticando, podem não ser corretos, ao invés de obter lucro, você pode estar decretando o fim do seu negócio a longo prazo sutilmente. E todo final de mês se questionando: “Cadê o dinheiro que não entra?“.

Você precisa gerir seu negócio. Essa é a tarefa do empresário. É complicado, não é fácil. Mas é necessário. Afinal, esse é o seu sonho, seu objetivo!

Agora, o próximo passo é mudar os números para os demais serviços: por exemplo, o tempo de realizar o banho de animal de pequeno porte é o mesmo de um animal de grande porte? A quantidade de insumos usadas é a mesma?

Provavelmente não. Então na Parte 3 onde colocamos 30 minutos por banho, temos que aumentar para 40/45 minutos, e sobre a quantidade a resposta é não também, vai lá na parte 2 e coloca 100ml de shampoo por banho.

Após todos esse cálculos feitos para todos os seus serviços que oferece, você pode ter certeza que estará fazendo um gerenciamento completo da sua pet shop.

Qualquer dúvida, por favor mande nos comentários que eu mesmo respondo.

Abraços, boa gestão e bons calculos no preço de venda de serviços para pet shop! 

Vitor Consalter

planilha fluxo de caixa pet shop

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2 thoughts on “Preço de venda de serviços para pet shop: você está calculando certo?

  1. Olá Vitor!
    Primeiramente gostaria de agradecer muitíssimo pelos esclarecimentos descritos acima.
    Estou fazendo um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso a nível de 3° grau sobre Plano de Negócios para abertura de uma Pet Shop e preciso incluir o Plano Financeiro com os respectivos custos. Assim, é extremamente importante inserir os cálculos aqui demonstrados. Porém, como trata-se de um trabalho científico preciso citar a fonte das fórmulas que você utilizou aqui. Você pode me ajudar me informando de onde foram extraídas as fórmulas?
    Atenciosamente
    Gizele Natal

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    1. Olá Gizele, que bom que gostou! É com muita satisfação que leio esse comentário, poís damos muito duro para escrever os posts com qualidade.
      Bom, em relação as fontes, as fórmulas foram adaptadas de um artigo do SEBRAE. Era um artigo em uma revista falando de precificação de produtos.
      Claro que adaptamos totalmente para o mercado pet unindo com nossos 9 anos de experiência.
      Ficaria muito feliz se ao acabar seu TCC você pudesse nos enviar. Muitos clientes tem dificuldade com a parte financeira. Ou se você desejar também, lhe convido para fazer um artigo resumo do seu TCC para postarmos aqui no blog, o que achas?
      Abraços
      Vitor Consalter
      vitor@devsol.com.br

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