Como Abrir um Pet Shop: do Zero ao Topo

Você pensa em abrir um pet shop? Então, temos uma excelente notícia: Este é o momento perfeito para empreender no mercado pet!

De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), o faturamento do mercado pet no Brasil registrou um crescimento de 16,4% até março de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022, chegando aos R$ 60,2 bilhões.

A marca supera a projeção de 15,8% (R$ 59,9 bilhões) feita a partir de dados do quarto trimestre. O faturamento de 2022 foi R$ 51,7 bilhões, alta de 27% sobre 2021, que registrou faturamento de R$ 40,9 bilhões.

Leia também: Mercado Pet - Crescimento do setor que é tendência de negócio em 2023

Esses dados colocam o Brasil em 6º lugar como maior Mercado Pet do mundo, em 2º no ranking de países com maior população de animais de estimação (logo atrás dos EUA) e os especialistas apontam que ainda há muito espaço para crescer!

infográfico MERCADO DE PETS NO BRASIL

Se você quer aproveitar a alta do setor, há 2 fatos importantes que você precisa saber:

  • Há muita oportunidade de lucro!
  • A concorrência é bastante acirrada!

Para sair na frente dos concorrentes, é preciso garantir que o seu pet shop seja diferenciado, atraindo e fidelizando clientes desde o início, e tudo começa muito antes de abrir as portas.

As etapas iniciais, como o planejamento, a estruturação e o plano de abertura fazem toda diferença para que o resultado final seja um sucesso.

Primeiros passos para abrir seu pet shop

Neste guia você vai entender como montar um pet shop, desde o planejamento até a operação.

Confira nossas dicas!

1# Planejamento e análise do mercado

O primeiro passo para montar um pet shop é fazer uma análise completa do mercado. Com ela, você terá mais clareza sobre as oportunidades e desafios do setor (informações essenciais para fazer um planejamento assertivo).

No começo deste post, compartilhamos alguns dados sobre o mercado pet. Agora, é hora de direcionar essa análise!

Considere a cidade e bairro onde pretende abrir o pet shop e responda:

  • Qual seu nicho de atuação? (Pet shop, banho e tosa, etc.)
  • Quem é seu público-alvo? (Faixa etária, classe social, gênero, etc.)
  • Quais oportunidades você identifica?
  • E as ameaças?
  • Quais riscos o empreendimento pode correr?
  • Quais as dores do seu consumidor e as soluções que seu pet shop vai oferecer?

Respondendo essas questões você conseguirá traçar um perfil do seu público e do seu negócio, identificando o potencial de crescimento e os elementos que deve tomar cuidado.

Essas informações são flexíveis, elas são projeções levando em consideração o setor, a concorrência e dados do mercado. Mas é uma boa orientação para você saber por onde começar.

Não esqueça de pesquisar a região onde você pretende abrir o pet shop e de avaliar os dados referentes à concorrência local, isso vai ajudar não apenas a estruturar um negócio alinhado à demanda da região, mas também a identificar carências que os concorrentes não têm explorado.

PLANO DE NEGÓCIOS PARA PET SHOPS

• Plano financeiro

Além da análise de mercado, o plano financeiro é parte essencial do seu planejamento. Com ele, você saberá quanto é preciso investir e poderá se preparar para esse empreendimento.

No primeiro momento, as perguntas que você deve responder são:

  • Quais serão as despesas para abrir o pet shop?
  • Quanto capital de giro é necessário para manter a saúde financeira nos primeiros meses?

Ter clareza sobre essas informações é essencial para que você se organize de forma realista, estabelecendo metas que fazem sentido de acordo com o capital disponível no momento.

Dica: Investir em profissionais e ferramentas que ajudem a organizar o negócio pode ser determinante para um futuro mais saudável.

Leia mais: Abrir Pet Shop ou Clínica Veterinária - Gastos iniciais

2# Defina o local

Durante o planejamento, é preciso analisar bem o local onde você irá abrir o seu pet shop.

A vizinhança do seu negócio fará toda a diferença no potencial de faturamento, por isso, vale a pena analisar com cuidado cada uma das possibilidades.

Perguntas que você deve fazer para escolher um bom ponto comercial:

  • Existem muitos animais de estimação neste bairro?
  • Existem muitos pet shops?
  • O seu pet shop tem diferenciais em relação à concorrência?
  • Os diferenciais parecem interessar ao público da região?
  • O ponto comercial tem fácil acesso?
  • É uma área com projeções positivas de infraestrutura e desenvolvimento comercial?

Tudo isso favorece a decisão de montar um pet shop naquele local, ou então, seguir adiante na procura de um PDV mais atraente. Afinal, não adianta abrir um negócio onde não existe demanda.

Lembre-se: Quanto maior a demanda e menor a concorrência, melhor será o ponto!

Leia mais: Como escolher um bom PDV para Pet Shop

3# Escolha o mix de produtos e serviços

Durante o planejamento, você irá definir uma visão inicial dos produtos e serviços do seu pet shop. 

Isso será importante para entender o investimento financeiro necessário na abertura, desde os produtos que precisarão ser adquiridos até os profissionais que farão parte do seu time.

Depois que você tiver todas as definições básicas, vale a pena analisar esse item com atenção para encontrar oportunidades que podem destacar o seu pet shop da concorrência.

Analise detalhadamente:

  • O seu consumidor ideal;
  • Os produtos e serviços disponíveis na concorrência;
  • Tudo aquilo que ainda não é oferecido nas pet shops da vizinhança.

Com essa análise você pode descobrir, por exemplo, que embora existam muitos gatos nas residências ao redor, nenhum pet shop oferece banho e tosa para essa espécie. 

Exemplos de produtos e serviços que você pode considerar no seu pet shop:

  • Banho e tosa;
  • Spa para animais de estimação;
  • Hotel e creche;
  • Dog walk;
  • Adestramento
  • Taxi dog;
  • Acessórios;
  • Comidas (tradicionais, importadas e para dietas especiais);
  • Brinquedos;
  • Medicamentos.

Leia também: Preço de venda de produtos em pet shops - Como calcular?

planilha COMO CALCULAR PREÇO DE VENDA DE SERVIÇOS EM PET SHOPS OU CLÍNICAS VETERINÁRIAS

4# Obrigações legais do seu pet shop

Com seu plano de negócios em mãos, é hora de avaliar as questões legais que fazem parte da abertura da empresa.

Para abrir um pet shop, avalie os seguintes pontos:

  • Obtenção de registro na Junta Comercial;
  • Obtenção do CNPJ;
  • Solicitação do seu alvará de funcionamento;
  • Definição do regime tributário da sua empresa.

Vale destacar que você pode identificar necessidades pontuais entrando em contato diretamente com órgãos públicos e especializados, como:

  • Prefeitura Municipal
  • Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV)
  • Vigilância Sanitária
  • Corpo de Bombeiros

Eles ajudarão a definir as condições legais de higiene e segurança para seu pet shop.

5# Equipamentos e estrutura adequados

Planejamento pronto, ponto comercial garantido e legislação em dia? Chegou o momento de equipar a loja com tudo que você planejou.

Comece a montagem identificando todos os móveis e objetos que você precisa para a empresa funcionar.

Lembre-se de considerar as necessidades específicas de cada área, por exemplo: máquina de tosa profissional e secadores para o banho e tosa; máquinas de cartão para o caixa do pet shop.

No começo, será preciso investir em muitos itens, então analise as opções de cada fornecedor antes de decidir onde comprar seus produtos.

Se quiser uma ajuda, confira: Equipamentos para Pet Shop - Checklist Completo.

6# Equipe do seu pet shop

Bom, agora é hora de preencher o espaço com profissionais qualificados e que estejam alinhados com dois fatores:

  • A identidade da sua empresa;
  • Os serviços e as necessidades de cada setor.

O seu time será responsável por transmitir toda a excelência que você deseja. Por isso, na hora de contratar a equipe, considere aspectos profissionais e pessoais, como o carinho com os animais, a capacidade de comunicação com os tutores e o desejo de aprender coisas novas.

Checklist para contratar os funcionários do seu petshop:

  • Gostar de animais;
  • Saber se comunicar, encantando o cliente;
  • Entender os diferenciais da empresa;
  • Gostar de novos aprendizados e novas tecnologias;
  • Ser organizado e disciplinado.

Saiba mais: Contratação de Funcionários para Pet Shop - Aprenda a fazer

 

Agora que você entendeu o passo a passo para montar um pet shop de sucesso, vamos responder algumas das principais perguntas de quem está começando uma empresa pet!

COMO MONTAR UM PET SHOP

Qual é o custo para abrir o pet shop?

O custo total da abertura de um pet shop é influenciado diretamente por cada escolha que você fizer no planejamento inicial.

Por exemplo: um ponto comercial em uma área nobre vai exigir um investimento maior do que os bairros ainda em desenvolvimento.

Por meio de análises e fazendo uma média de mercado, é possível definir um valor aproximado para que você não tenha grandes surpresas ao montar seu pet shop.

Como todas as escolhas fazem diferença no valor final, fazer um bom planejamento financeiro é essencial para garantir que as contas sejam realistas e façam sentido.

Leia também: Abrir Pet Shop - Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio

Quais os processos na operação do pet shop?

Com tudo em mãos, você pode focar em aspectos que reforcem o planejamento do negócio. Veja quais são!

• Gestão de estoque

A gestão de estoque é parte essencial na gestão de um pet shop. Só com um estoque organizado você saberá a hora de repor produtos, o ciclo de cada item na prateleira e, principalmente, evitar produtos parados: aqueles itens que não tem saída e ficam ali, parados, sem trazer lucro para o negócio.

Além disso, uma boa gestão de estoque evita:

  • Produtos vencidos: com um estoque organizado, você dá saída a esses itens antes que eles vençam.
  • Falta de estoque: quando você sabe o ciclo de vida de um item, não corre o risco de perder vendas ou atrapalhar a operação interna por falta de produtos disponíveis.
  • Produtos excedentes: pode ser difícil controlar manualmente o estoque, especialmente o ritmo de reposição. Nessa hora, apostar em uma ferramenta automatizada faz toda a diferença!

COMO FAZER O CONTROLE DE ESTOQUE

• Precificação

A precificação é o processo que define quanto você vai cobrar por cada produto e serviço.

Para realizar essa equação, você deve saber:

  • Qual é o custo de compra de cada produto?
  • Qual é o custo embutido na realização de cada serviço?
  • Qual será sua margem de lucro?
  • Quais são os preços de venda praticados no mercado? 

É preciso combinar todos os fatores para encontrar preços que sejam adequados para o mercado e lucrativos para a empresa.

Leia também: Preço de venda de serviços em pet shops - Como calcular?

Outro elemento que influencia na precificação é o quanto você espera lucrar periodicamente. Compare esse valor com a receita aproximada que você irá receber a partir dos produtos e serviços do seu pet shop. Se os números baterem, a precificação está adequada.

Dica: Um caminho é criar pacotes de serviços, aumentando a receita sem precisar alterar os valores individuais. Para completar, você ainda ganha recorrência do seu cliente.

PLANOS DE ASSINATURA PARA PET SHOPS

Melhores práticas na gestão de pet shops

Para montar um pet shop de sucesso, além de organizar todos os passos para a abertura, é preciso atenção na gestão do dia a dia.

Veja dicas para simplificar a rotina e tornar seu pet shop produtivo:

• Automatize rotinas operacionais

Sabe aquelas tarefas que ocupam muito tempo da sua equipe? Essas horas poderiam ser convertidas em mais produtividade no seu pet shop.

Em vez de ocupar os funcionários com atividades como: inventários manuais, contabilização do estoque em planilhas, cálculos de comissões na calculadora, etc., escolha um sistema que faça tudo isso automaticamente.

Assim, o seu time poderá se concentrar em vender mais e melhor, aumentando o faturamento da empresa.

O mesmo vale para as tarefas de gestão: em vez de passar horas comparando planilhas, escolha um sistema que mostre relatórios simplificados de maneira automática.

Assim, ficará fácil analisar o ciclo de vida dos clientes, o faturamento do pet shop e a produtividade dos colaboradores.

Leia mais: Automação de Processos - Como ela te leva ao sucesso!

• Invista em divulgação

Não tem negócio que sobreviva sem divulgação, seja por ações de marketing ou pelo boca a boca de clientes satisfeitos.

Hoje em dia, grande parte dessa propaganda acontece na internet. Você pode construir uma presença e reputação digital que agregue na atração e fidelização de clientes.

Para garantir sua presença virtual, crie um site e/ou perfis nas principais redes sociais. Em seguida, alimente esses espaços com conteúdos que mostrem o seu estabelecimento: produtos e serviços disponíveis, diferenciais, fotos dos pets, avisos de ações, promoções e lançamentos, etc.

Capriche na comunicação e fortaleça o relacionamento com o cliente!

Leia também: Marketing para Banho e Tosa

MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO PET Vol. 1

• Acompanhe tendências e novidades

Lembre-se que para uma boa gestão, é preciso evoluir constantemente. Isso vale para tudo: desde a estrutura até os produtos e serviços oferecidos.

Por isso, é tão importante estar por dentro de novidades que podem interessar seu cliente!

A partir de análises e monitoramento do mercado, você pode identificar boas oportunidades de negócio: um produto diferenciado, um serviço que tem agregado mais valor à relação com o consumidor, e até mesmo novas tecnologias que tornam seu trabalho mais eficiente.

Participe de feiras de tendências do mercado pet, visite as lojas concorrentes, faça pesquisas de satisfação com seus clientes e fique sempre de olho nas novidades.

Leia também: Estratégias Inovadoras de Marketing para Pet Shops: Tendências e Dicas

Cuidar ativamente para que sua empresa esteja em constante desenvolvimento é o que faz toda diferença na hora de atrair e fidelizar o cliente.

Saiba mais: Mercado de Pet Shop - Como se destacar?

Conte com Pet Shop Control

Deu pra perceber que um software pode facilitar várias etapas da gestão do seu pet shop, né? 

O Pet Shop Control é um sistema para pet shops e clínicas veterinárias que ajuda a ter mais controle e eficiência, seja na gestão ou na operação:

  • Controle completo do seu financeiro
  • Relatórios de vendas
  • Avisos de contas a pagar
  • PDV integrado ao sistema
  • Projeção de estoque
  • Relatórios de clientes
  • Emissão de notas fiscais
  • Agenda de serviços
  • Módulo veterinário

E muito mais!

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