Quer aprender a fazer o marketing para pet shop e não sabe por onde começar? A gente te ajuda!
O marketing para pet shop pode parecer muito caro e complicado. Mas existem estratégias simples para divulgar o seu serviço que são baratas e eficientes!
Nem sempre é necessário gastar rios de dinheiro para acertar no marketing para pet shop. É claro que grandes campanhas podem ajudar muito, e dependendo do seu objetivo podem ser necessárias. Mas a verdade é que existem alguns jeitos de criar divulgações incríveis sem gastar muito.
Cada vez mais, as redes sociais e a internet são fundamentais para o marketing de qualquer negócio. Para a sua pet shop não é diferente. O meio digital proporciona inúmeras formas de impulsionar empreendimentos em todo o mundo.
Nos dias atuais, não dá para ficar de fora das redes sociais se você quer que sua empresa cresça. Cada vez mais, essa é a maneira pelo qual clientes encontram novos serviços. Aproveitar essa ferramenta bem pode ser o maior diferencial que existe no marketing para pet shop.
Se quiser, você pode encontrar mais estratégias para usar a internet a seu favor nesse outro post do blog. Não deixe de conferir esse conteúdo!
Nesse post preparamos seis técnicas que cada vez mais pequenas e médias empresas estão utilizando para atrair novos clientes! E o melhor: sem comprometer muito o orçamento.
Basta continuar lendo para descobrir como! Confira:
1: Crie um site para seu pet shop
Atualmente é essencial para todas as empresas garantir sua presença online.
Não dá para pensar em marketing para pet shop sem falar do marketing digital. Atualmente, vivemos em um mundo no qual todo empreendimento precisa estar online. Não existe mais uma separação clara entre a vida na internet e fora dela. A grande maioria das pessoas está sempre conectada através de smartphones e tablets.
Principalmente na hora de procurar um serviço, a internet é a primeira a ser consultada. Uma busca no Google é o suficiente para localizar empreendimentos perto de você que oferecem o produto que você precisa. Mesmo ao precisar se inteirar de algum assunto, com certeza a forma mais simples é fazendo uma busca na internet.
Sites como google são as principais portas de entrada para que alguém fique sabendo do seu negócio. Pode ser tentador ter apenas uma página nas redes sociais, mas um site profissional faz toda a diferença. Pense na forma que você se relaciona com empresas. Quando você procura informações online e encontra um site bem estruturado, a imagem passada é de muito mais seriedade. Será a mesma coisa para a sua pet shop.
Não marcar presença na internet é se distanciar do seu público. Afinal, essa é uma ferramenta poderosa para captar novos clientes e fidelizar aqueles que você já tem. E fazer um site profissional não é tão caro quanto você pode imaginar.
Procure um profissional que seja capaz de desenvolver sites responsivos. Essas páginas são capazes de se adequar ao tamanho da tela onde são exibidas. Ou seja, funcionam bem em todos os aparelhos que o seu consumidor usará para acessar o site, como celulares e tablets.
2: Utilize as Redes Sociais
As redes sociais são a principal forma de comunicação entre os clientes e empresas.
Já mencionamos que não é ideal que sua empresa tenha apenas as redes sociais como ferramenta de presença online. No entanto, o mesmo é verdade para o contrário. Colocar um site no ar não vale muita coisa se não forem criados perfis nas redes sociais.
Cada vez mais pessoas utilizam as redes sociais como única forma de comunicação com as empresas, tanto para divulgação de promoções e atendimento de clientes.
Uma boa estratégia de marketing para pet shop, então, deve incluir criar uma fanpage no Facebook, Instagram e Linkedin. Através dessas ferramentas, é possível estabelecer um relacionamento próximo e dinâmico com o seu consumidor.
Mas vale lembrar que essa é uma tática que requer esforço e gestão. Não basta apenas criar o perfil. Para garantir o engajamento, as publicações devem ser frequentes.
Esse é um ponto crucial do marketing para pet shop. As postagens devem ser atrativas e acrescentar informações relacionadas ao seu negócio para os clientes que acompanham a página.
Vale a pena elaborar textos com dicas e novidades. Outro conteúdo popular são as imagens divertidas. Não esqueça de sempre acompanhar o conteúdo com fotos bonitas e de boa qualidade de resolução.
Através dos bate-papos, é possível que o seu cliente converse diretamente com você. Podem surgir solicitações de serviço e solução de dúvidas, melhorando a experiência do consumidor e ajudando na fidelização.
Além disso, o sistema de avaliações da página pode ser ótimo para receber feedback dos clientes. Sem contar que um negócio com avaliações boas nas redes sociais passa uma imagem muito positiva para novos clientes.
E não esqueça, para aumentar seu número de seguidores quando criar a página, lembre-se de avisar os clientes atuais que o pet shop agora está nas redes sociais. Informe que serão postadas dicas e promoções para incentivar a adesão.
3: Inscreva-se no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita para aumentar a exposição do seu pet shop.
O Google meu negócio é uma ferramenta do maior mecanismo de buscas da internet. Ele possibilita que sua empresa apareça nos mapas de localização sempre que alguém buscar por algo perto de você.
Note que quando você faz uma busca por algum tipo de serviço no Google, são exibidas empresas próximas da sua localização no mapa. Essas empresas são cadastradas pelos seus proprietários através do Google Meu Negócio.
Muitas pessoas usam esse recurso para saber como chegar a lugares novos ou encontrar empresas. Quando precisam de um serviço e não sabem onde podem contratá-lo, procurar no Google é sempre o primeiro passo.
Por isso, é importantíssimo para o marketing para pet shop cadastrar a loja no Google Meu Negócio. O melhor de tudo é que a ferramenta é gratuita. Então, você pode usar os seus benefícios sem gerar custos para sua pet shop.
Esse tipo de ferramenta pode ajudar no processo de captação de novos clientes. Além de aumentar sua visibilidade, é uma publicidade completamente gratuita. Seus clientes também podem interagir com a empresa através do site. Podem ser deixados comentários, fotos e avaliações.
Para cadastrar o seu pet shop, você precisa visitar o site do Google Meu Negócio e seguir todas as intruções. Esse passo do marketing para pet shop garantirá que você se destaque da concorrência.
Lembre-se que a tecnologia está sempre evoluindo, principalmente nas opções disponíveis para empresas. Por isso, você deve estar sempre atento às novidades que podem contribuir para maior adesão do seu serviço.
4: Qualifique seu atendimento
Um bom atendimento é essencial para assegurar que o cliente tenha a melhor experiência possível.
Um bom atendimento não demanda custos e tem poder de transformar a experiência do cliente. O consumidor de hoje espera muito mais de uma pet shop do que apenas comprar produtos. Ele espera ser bem tratado.
A experiência que o cliente tem quando está na loja é essencial para a fidelização. Com um atendimento adequado, você pode criar uma experiência memorável. Isso não apenas faz com que o cliente volte, mas também gera indicações e boas avaliações online.
Procure resolver os problemas dos seus consumidores de forma rápida, educada e solícita. E lembre-se: toda a experiência ruim pode ser transformada com atenção e dedicação da sua equipe. Esteja sempre focado em atender as necessidades do seu cliente.
Outro fator a ser explorado são os canais pelos quais seu cliente pode entrar em contato com você. O Whatsapp é um aplicativo de mensagens extremamente popular entre os brasileiros e otimiza o tempo para troca de informações. Além disso, muitos clientes se sentem mais confortáveis com a comunicação via texto.
Possibilite que seu cliente fale com você de forma rápida e prática. Ofereça um número para que ele converse, tire dúvidas e contrate seus serviços. O atendimento via e-mail e Whatsapp também já se tornou essencial.
Estabelecer uma linha de comunicação acessível com o seu cliente e se certificar de oferecer um atendimento exemplar são fatores fundamentais no marketing para pet shop.
5: Marketing para pet shop através de e-mails
O e-mail é um meio de comunicação importantíssimo para as empresas modernas.
Não existem muitas pessoas que não possuem um e-mail hoje em dia. Dessa forma, esse veículo se tornou essencial para o marketing. Os e-mails publicitários são uma forma barata e de grande alcance de realizar o marketing para pet shop.
Essa ferramenta é capaz de criar um novo canal de relacionamento com o cliente. Você poderá comunicar ofertas e divulgar novidades sobre a sua pet shop.
Mas lembre-se, nunca mande e-mails excessivos ou não solicitados. A prática não é bem vista e costuma a irritar os clientes. No entanto, feito da forma correta, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosíssima de marketing para pet shop.
Você pode começar a implementar essa ideia através de um cadastro simples. Ele pode ser apresentado em um banner no seu site, por exemplo. Se você trabalha com uma loja online, melhor ainda. Basta incluir a opção de receber notícias e promoções junto ao formulário de compras.
Através do e-mail, é possível enviar ofertas, novidades de serviços e dicas para o consumidor. Além disso, com um bom sistema de gestão para pet shop, é possível monitorar os hábitos de compra. Isso significa que você pode oferecer por e-mail produtos que são comprados frequentemente. E até mesmo relembrar para colocar as vacinas dos pets em dia.
Outra opção de email marketing são as newsletters. Periodicamente atualize seus clientes sobre novidades, promoções e outras informações. Além de simples, enviar o mail marketing é muito barato. Você pode adotar essa estratégia de marketing para pet shop sem ver impactos grandes no seu orçamento.
6: Participe de eventos do segmento
Estar inteirado das novidades do setor é essencial no marketing para pet shop.
Estar presente em eventos do segmento veterinário é muito bom para divulgar sua pet shop. Além da possibilidade de construir networking e conhecer fornecedores, é possível ficar atentos aos concorrentes.
Sem custos exorbitantes, este tipo de ação traz muitos benefícios e você deve participar sempre que puder.
Essa é uma experiência oportuna para prospecção de mercado e análise dos prestadores de serviço que competem com você. Nesses eventos você conhecerá as últimas tendências do mercado, e certamente encontrará inspiração para modernizar sua empresa. Além disso, é possível ficar por dentro do que sua concorrência oferece. Isso é essencial para que você se equipare e planeje diferenciais.
Outra vantagem é a possibilidade de networking. Você encontrará muitos profissionais da sua área, facilitando parcerias. Esse tipo de evento é fundamental para conseguir os melhores contratos com fornecedores, por exemplo.
Além disso, conhecendo profissionais de áreas próximas a sua, você pode expandir seus serviços. Se você ainda não o faz, oferecer serviços de banho e tosa e veterinários no seu pet shop pode aumentar muito o faturamento.
Se você ainda está planejando investir nesse mercado, também é possível encontrar toda a informação que você vai precisar. Além, é claro, de oportunidades de compra de franquias.
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Conclusão
O marketing para pet shop é uma ferramenta fundamental para o sucesso do seu negócio. No entanto, não é preciso gastar rios de dinheiro com campanhas para começar a divulgar a loja.
Com essas seis técnicas simples, você pode obter resultados satisfatórios com práticas de baixo custo. Utilizando a internet a seu favor, por exemplo, é possível aumentar muito a captação de novos clientes. Além disso, essa ferramenta possibilita novas vias de comunicação com o seu cliente, facilitando a fidelização.
Além disso, é necessário estar atento às tendências do mercado e ao surgimento de novas tecnologias. Seguindo esses passos, vai ficar fácil colocar sua pet shop à frente da concorrência!
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