Uma pesquisa realizada pela consultoria global McKinsey revelou que as empresas investem, em média, 52% de seus orçamentos de marketing e vendas na conquista de novos clientes. Acontece que, para fidelizar os atuais, são necessários apenas 12%, o que comprova que, no senso comum, os empresários já sabem: conquistar novos clientes é muito mais caro do que vender para os clientes ativos.
No segmento dos pet shops, no entanto, há muitos empresários que acreditam que apenas a conquista de novos clientes pode aumentar seus lucros.
Se considerarmos que lucro é diferente de faturamento, esta máxima pode não ser verdadeira, já que os custos envolvidos na aquisição de novos clientes podem diminuir os lucros.
No post de hoje vamos mostrar como é possível aumentar o faturamento e os lucros com a base de clientes ativa. Acompanhe!
Conheça seu cliente bem para vender além do que ele costuma comprar
O primeiro ponto que precisa ser trabalhado é o relacionamento com os clientes. E nós só nos relacionamos de uma forma assertiva com as pessoas que conhecemos bem. Daí a importância do pet shop guardar dados sobre o cliente, como histórico de compras, informações cadastrais etc.
Ao saber quais são os produtos que o cliente costuma comprar, é possível fazer uma análise proativa e identificar oportunidades de inserir outras ofertas.
Ao analisar demais clientes que também compram determinado produto, é possível verificar que outros itens eles adquirem e oferecer àquele que não leva estes produtos.
Logicamente, a abordagem ao cliente deve ser sutil. Uma boa dica é o envio periódico de e-mails ou mensagens com ofertas de produtos complementares aos que ele costuma comprar.
[Guia definitivo] Como fidelizar clientes em pet shops
Crie ofertas exclusivas para clientes ativos
Outra forma de aumentar o faturamento com a base ativa de clientes é criando ofertas diferenciadas para quem compra sempre. As pessoas gostam de exclusividade e ao perceberem que foram criadas ofertas para elas, tendem a comprar.
Antecipe-se às necessidades dos clientes
Fazer estimativa de produtos é outro ponto interessante. Ou seja, controlar quando a ração do cliente vai acabar ou quando é hora de refazer a vacina, entre outras possibilidades, também pode contribuir para o aumento das vendas.
Para isso, basta analisar a frequência de compra dos itens e programar o envio de comunicações nas datas aproximadas em que o cliente irá necessitar dos produtos.
Como ter uma gestão de estoque incrível na minha pet shop?
A ideia é não abrir possibilidade de o cliente procurar a concorrência para comprar por falta de tempo de ir até o seu pet shop.
Reforce a comunicação com os clientes ativos
Para manter os clientes sempre comprando e potencializar as vendas, criar canais de comunicação e interação para que eles não esqueçam da sua loja é uma boa solução.
Ter um blog sempre atualizado, postar informações, dicas e ofertas nas redes sociais, enviar newslleters e e-mail marketing periodicamente são ações que ajudam muito.
Da mesma forma, lembrar da data de aniversário do cliente e até do seu pet, pode fazer toda a diferença no relacionamento e aumentar as vendas.
Como está seu faturamento com a base de clientes ativos? Você faz alguma ação para fidelizá-los?
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