Entrando no mercado de pet shops: Já pensou em abrir uma franquia?
Você sabe quais são as vantagens de abrir uma franquia de pet shop e o que você precisa para começar?
Sem dúvidas, as oportunidades no mercado voltado para animais de estimação são grandes. No entanto, investir em uma nova marca pode ser um empreendimento complicado.
Fazer um plano de negócios e marketing não é uma tarefa simples, e ninguém quer correr o risco de perder o investimento em épocas de crise.
Felizmente, existe uma ótima opção para quem quer um investimento mais seguro e simplicidade no planejamento: as franquias.
A seguir, você vai descobrir quais são as vantagens desse modelo de negócios e o que você precisa para montar sua franquia.
Como está o mercado pet?
O mercado pet está em constante expansão no Brasil, mesmo em períodos de crise.
Especialistas do mercado atribuem o crescimento ao fato de que, no Brasil, a grande maioria das famílias tem um animal de estimação.
Inclusive, existem mais cachorros do que crianças na família brasileira.
Incluindo cães, gatos, aves, peixes e répteis, o Brasil chega a ter mais de 130 milhões de animais de estimação. O número confere ao país o título de segundo maior mercado pet no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
No crescimento do setor, se destaca o aumento de procura por serviços de luxo para os animais.
Cada vez mais a importância do pet na família aumenta. Os donos buscam oferecer para os seus animais o mesmo conforto e qualidade que escolhem para si.
Porque investir em uma franquia de pet shop?
Entenda quais são os benefícios de investir em uma franquia.
O mercado pet tem crescido enquanto outros setores estagnaram ou diminuíram.
Isso faz dele uma ótima opção para o novo empreendedor.
No entanto, ingressar em um mercado sem ter conhecimento da área pode ser uma receita para desastre. O investimento em franquias apresenta uma solução para esse cenário.
As principais vantagens de abrir uma franquia de pet shop são a segurança e praticidade.
Um plano de negócios original precisa ser elaborado cuidadosamente, e ainda assim pode não funcionar bem.
A franquia, além de ter todos os processos definidos e padronizados, já foi testada no mercado e teve sucesso.
Confira alguns outros benefícios de investir em uma franquia de pet shop:
Plano de negócios pronto
Elaborar um plano de negócios pode ser exaustivo.
Existem uma série de diretrizes e requisitos que precisam ser estudados, definidos e testados.
O empreendedor nem sempre tem disponibilidade de tempo ou todos os conhecimentos necessários para fazer o planejamento.
Lembre-se que cada situação deverá ser prevista e todos os processos precisarão ser definidos e alinhados.
Investir em uma franquia de pet shop possibilita que você pule toda essa fase de planejamento e escolha um modelo de negócios pronto.
A franquia também elimina o risco do plano de negócios acabar sendo inviável. Esse modelo já foi aprovado, testado em condições reais de mercado e prosperou.
Marca já estabelecida
Outra vantagem de abrir uma franquia de pet shop é que as pessoas já conhecem a marca com a qual você está trabalhando.
Uma marca de sucesso já possui presença online, reputação positiva e laços de confiança com o cliente.
Isso representa um enorme atalho para o seu investimento.
A construção de presença de marca é uma tarefa trabalhosa e demorada.
Quando você escolhe abrir uma franquia de pet shop, a marca já é conhecida. Isso significa que você começa o seu negócio com uma base de clientes em potencial já estabelecida.
Facilidades no marketing e networking
As estratégias de marketing também já vem prontas quando você abre uma franquia de pet shop.
Além de não ter trabalho com o planejamento de marketing, ser dono de uma franquia normalmente significa que a maioria dos custos com propaganda serão assumidos pela matriz.
Quando a matriz faz uma grande ação de marketing, sua franquia também colhe os benefícios.
Além disso, você já vai começar o seu negócio com uma extensa rede de contatos. Não é preciso correr atrás de fornecedores e prestadores de serviços, já que normalmente a matriz já providenciou esses recursos.
Assistência e Treinamento
Ao escolher abrir uma franquia de pet shop, você garante que terá acesso a todas as informações necessárias para gerir uma loja de sucesso.
A matriz normalmente oferece treinamento para os franqueados. Você terá a oportunidade de aprender como manejar os processos do pet shop com alguém que tem experiência no mercado.
Além disso, se você precisar de ajuda depois de abrir a franquia, existe uma rede de suporte que pode responder dúvidas e apontar o melhor caminho.
Essas características tornam o investimento em franquias de pet shop a opção ideal para quem quer ingressar nesse mercado, mesmo sem muita experiência.
Algumas franquias de pet shop onde vale a pena investir
Veja alguns exemplos de franquias de pet shop.
A seguir, confira alguns exemplos de franquias de pet shop populares no mercado:
Pet Land
Com presença em 11 países, as lojas da Pet Land oferecem banho e tosa, hotel, day-care e planos de saúde. Além disso, realiza vendas de ração, acessórios e filhotes.
Investimento total: R$ 210.000,00 a R$ 450.000,00
Royalties: 5% do faturamento bruto
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
Animal Place
A matriz da Animal Place fica em São Paulo e a marca tem interesse em expandir para todo o Brasil. A loja oferece banho e tosa, medicina veterinária e vacinação. Além disso, comercializa rações, petiscos, acessórios e outros itens.
Investimento total: R$ 150.000,00 a R$ 180.000,00
Royalties: 5% do faturamento bruto
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
100% Pet
A marca tem como foco expansão em cidades brasileiras com número de habitantes acima de 100 mil. As lojas oferecem atendimento veterinário e serviços de banho e tosa. As vendas são focadas em alimentos e acessórios, oferecendo produtos para cães, gatos, peixes e pássaros.
Investimento total: R$ 390.000,00 a R$ 590.000,00
Royalties: 5% do faturamento bruto
Prazo de retorno: de 30 a 40 meses
Existem muitas outras marcas que estão expandindo por meio de franquias no mercado de pet shop. Certifique-se de pesquisar com cuidado antes de escolher uma opção para investir.
O que é necessário para abrir uma franquia de pet shop?
Descubra o que você precisa para abrir a sua franquia de pet shop.
Para abrir uma franquia de pet shop, você vai precisar pesquisar cuidadosamente suas opções.
É importante prestar atenção em quanto você precisará investir, qual é o faturamento mensal previsto da loja e em quanto tempo você terá o retorno do investimento.
Uma vez escolhida a franquia, você deve se informar com a marca sobre a padronização de identidade visual, localidades e sobre os processos. Verifique também as instruções para contratação de funcionários.
Frequentemente a matriz oferece treinamentos para você e sua equipe.
Quando você tiver a sua franquia pronta e sua equipe contratada e capacitada, você ainda precisará de um bom programa de gestão para pet shop.
O Pet Shop Control oferece todas as funções que você vai precisar. O nosso software integra funções de gestão financeira, relacionamento com o cliente, estoque, histórico de clínica e muito mais.
Com o Pet Shop Control é possível até mesmo calcular automaticamente a comissão da sua equipe de profissionais, uma função exclusiva do nosso programa.
O sistema do Pet Shop Control é uma ferramenta poderosa e fácil de usar que não pode faltar na sua franquia de pet shop.
Se quiser melhorar a gestão da sua franquia e aumentar os lucros, veja outros artigos:
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