Como Calcular o Lucro do seu Pet Shop?

Entender como funciona o lucro da sua pet shop é o primeiro passo para saber quais atitudes tomar para aumentar o faturamento da sua loja.

Afinal, como em todos os negócios, você possui produtos que têm uma margem maior e outros com margem menor. E sua loja precisa ter um lucro mínimo para poder funcionar bem e crescer sustentavelmente.

A questão é: você sabe exatamente quanto precisa vender para ter um lucro na pet shop suficiente para pagar as contas, poupar e investir? Esse ciclo é a chave para ter uma pet shop de sucesso.

Não ter um controle administrativo tanto do lucro quanto do faturamento é como navegar sem bússola. É impossível saber em qual direção seguir.

Por isso, preparamos esse texto com dicas e fórmulas para você calcular certo o lucro da sua empresa pet.

Se tiver qualquer dúvida, vá ao fim da página para deixar um comentário.

Boa leitura!

Como calcular a Margem de Lucro do Pet Shop

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O mercado continua com crescimento positivo. Isso significa que você não pode admitir prejuízos.

Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), em 2022 o mercado pet cresceu +27%, chegando a incrível marca de R$ 51,7 bilhões. Sim, é muito dinheiro.

Você sabe determinar qual foi a sua fatia desse montante? Se não, vamos te dizer que deveria e vamos lhe ensinar como.

Ter esse dado é uma das garantias que você está no controle do seu negócioevitando ficar no vermelho sem sequer saber.

Mas explicando de forma clara: o lucro é o quanto um investimento retorna de dinheiro ao empresário pet descontados todos os custos. E você precisa que todo o capital investido traga algum retorno mínimo mensal.

As fórmulas básicas:

Lucro bruto = receita total – custos/despesas

Lucro líquido = lucro bruto – impostos e taxas

Agora aprenda a calcular a margem de lucro do pet shop com as dicas a seguir:

Saiba quanto precisa lucrar

O começo se dá na sua meta de margem lucro. Para chegar nesse número faça um exercício de engenharia reversa.

Qual é o seu custo mensal incluindo tudo o você tem de gastos para manter seu negócio aberto hoje.  Considere, por exemplo, os impostos, funcionários, aluguel, água, luz seu salário, empréstimos, fornecedores e etc?

Para chegar a esse número você deve considerar todas suas despesas.

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Agora divida esse valor por vendas e saiba quanto deve ser o valor médio por venda a cada compra dos seus clientes. Tenha em mente que esse deve ser um valor real. Com base nisso, você sabe que esse valor é o mínimo para pagar as contas.

Você deve ir além desse número para ter um lucro real e poder reinvestir na sua loja. No mundo das aplicações financeiras, 1% de lucro ao mês é uma margem segura de conseguir. O seu negócio, por ter mais riscos, precisa faturar pelo menos dez vezes essa margem.

Exemplificando:

Hipoteticamente, vamos dizer que seu custo mensal para deixar o negócio funcionando, que é chamado também de Ponto de Equilíbrio (PE) são de R$5.600,00.

E o número de vendas que você faz por mês são em torno de 300. Isso significa a quantidade de vezes que seus clientes compram com você.

Com isso, o valor mínimo de gasto, ou seja, o ticket médio do seu cliente precisa ser maior que R$18,66 para que você consiga cobrir seus custos.

Claro que, vale ressaltar, que neste caso estamos falando do mínimo necessário para manter seu negócio, não o lucro.

Entenda a formação do preço de vendas

Você já sabe quanto precisa lucrar no mínimo por mês.

Agora para chegar até o número de venda, existem dois caminhos apenas:

  • Vender muito por um preço popular e competitivo; ou
  • Vender menos por um preço mais elevado.

Para seguir a opção menos trabalhosa e mais lucrativa, você precisa agregar valor ao seu negócio e isso tem a ver com seu posicionamento de mercado. Muitas marcas posicionam-se como mais caras, mas com mais qualidade em tudo.

Enfim, a formação do preço de vendas deve cobrir todos os custos do negócio como:

  • Contas fixas como água, luz, funcionário, entre outros;
  • Custo do produto cobrado pelo fornecedor;
  • Contas variáveis como tributos, comissões, insumos;
  • Reserva de emergência da loja;
  • Lucro

Conquistar e fidelizar um cliente é caro e você não pode abrir mão dele. Por isso, cobrir algumas promoções como essas é vital.

O que fazer para aumentar a margem de lucro?

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Existem diversas formas de aumentar o lucro de um Pet Shop.

De maneira simples, o lucro é o valor de um produto menos o custo para vendê-lo.

Então, você só pode trabalhar em duas frentes para aumentar a sua margem de lucro. Ou cobra mais caro, e para isso deve aprender a agregar valor na venda, ou diminui seus custos.

A melhor forma de cobrar mais caro é agregando qualidade na sua loja. Isso pode vir com uma redecoração e organização da loja, treinamento de funcionários para aumentar a qualidade do atendimento, novos serviços mais especializados, mais marcas no portfólio, etc.

É possível tomar uma terceira atitude que impactará na margem geral de lucro do pet shop: criar e aplicar técnicas que farão você atrair mais clientes, retê-los e ainda adotar estratégias para que comprem mais a cada visita.

Como visto, mudar o layout da loja, colocando os produtos de maior margem ao alcance do cliente e produtos de maior saída no fundo da loja, fazendo o cliente percorrer ela e ver mais produtos, são algumas atitudes que podem ajudá-lo.

A vitrine também precisa ser renovada pelo menos uma vez por semana. Isso mostra como a sua loja está sempre se renovando. E que, sempre que o cliente for visitá-la, vai se deparar com alguma novidade.

Além disso, aproveite e abuse de datas temáticas para investir no relacionamento com seu cliente. Se utilize do natal, páscoa, Halloween, dia das mães para melhorar sua decoração e fazer promoções temáticas.

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Conclusão

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Lembre-se: O marketing agrega valor e aumenta as vendas e a gestão reduz os custos.

Em resumo, o lucro do pet shop passa por uma série de fatores importantes para a sua loja. Para conseguir reduzir os custos e entregar o melhor serviço disponível na comunidade, você precisará do envolvimento de toda sua equipe.

Então, repasse esse artigo para eles e explique como é importante o trabalho como um time para que a margem de lucro do pet shop suba. Se possível, estabeleça metas e recompense a equipe de acordo com as vitórias diárias.

Continue aprendendo como controlar e gerir seu negócio com sucesso:

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