Como administrar um pet shop: 4 dicas essenciais

como administrar um pet shop

A gestão do Pet Shop pode ser decisiva ao seu negócio. Se você pretende crescer e atingir um patamar de boa rentabilidade, esteja atento para gerir de forma eficaz o seu Pet Shop.

Cuidar das finanças, produtos, clientes e outras tantas tarefas que surgem no decorrer da jornada de trabalho não é fácil.

Mas não se preocupe. Separamos quatro dicas para otimizar a gestão do Pet Shop que vão te ajudar a faturar muito mais.

Confira!

Planejamento financeiro

Ter um bom planejamento financeiro é essencial a todo empreendimento. Estar atento aos números da empresa evita surpresas e ajuda a planejar o futuro do seu negócio. Para melhorar a sua gestão financeira, faça um fluxo de caixa diário.

Registre absolutamente todas as entradas e saídas do seu caixa. Insira nesses registros a data para controle correto das notas.

Nunca conte com valores que ainda não foram pagos.

Casos de inadimplência ou de atraso no pagamento podem comprometer a saúde financeira do seu negócio.

Algumas situações inesperadas também acontecem vez ou outra e você deve estar preparado para não ter muitas dificuldades com isso.

Reserve uma parte do capital do seu caixa para essas emergências.

Para otimizar ainda mais a parte de planejamento financeiro do seu Pet Shop, você deve informatizar sua gestão. Perder tempo procurando algum pedaço de papel com dados de alguma venda, não é mais necessário.

Além de lhe tomar muito tempo, abre espaço para equívocos.

É muito fácil perder algum dado importante que comprometa o seu balanço financeiro.

Para isso você pode utilizar planilhas e ter esses dados no seu computador. Com o fluxo de caixa informatizado, o acesso às informações desejadas pode ser feito em minutos e evita a perda de dados valiosos.

Cuidado com o estoque

Ter uma boa gestão do seu estoque ajuda a evitar desperdícios e aumentar o seu faturamento.

Por isso, atenção redobrada nessa hora.

Cuide dos prazos de validade de cada produto e registre todas entradas e saídas por compra e venda.

Para realizar esse registro de estoque, utilize uma planilha e anote as seguintes especificações:

  • Marca;
  • Tipo;
  • Categoria;
  • Lote;
  • Fornecedor;
  • Validade;
  • Data de entrada;
  • Data de exposição na prateleira;
  • Data de saída.

Esses dados vão oportunizar insights de planejamento e ações futuras. Saber, por exemplo, de quanto em quanto tempo um produto é vendido, permite que você planeje melhor as compras de fornecedores.

Manter um estoque mínimo, também é importante para não perder vendas.

Por exemplo, se você sabe que vende todos os dias 5 pacotes de ração, planeje seu estoque para suprir essa demanda. Caso seu Pet Shop esteja aberto de segunda a sábado são 120 pacotes por mês. Não decepcionar seu cliente faz parte de uma boa gestão do seu empreendimento.

Relacionamento com o cliente

Um bom relacionamento com o cliente começa pelo bom atendimento. Contar com uma equipe educada e solícita causa melhor impressão aos clientes. Mas, o principal, claro, é resolver seus problemas de forma eficiente.

Para aumentar o seu faturamento, uma boa alternativa é fidelizar os clientes atuais.

Estar atento a eles permite que você preste um serviço cada vez melhor. Ter um histórico dos clientes ajuda nesse momento. A partir da hora que você sabe quais são os produtos que seu cliente costuma comprar, quais serviços ele costuma contratar, você pode sugerir e oferecer a ele opções antes mesmo de serem requisitadas.

Ser proativo e mostrar que o conhece gera a ideia de que você se preocupa e está afim de ajudá-lo a cuidar de seus pets.

Para se comunicar com seus clientes é importante contar com canais eficientes. Você pode utilizar redes sociais, newsletters, mensagens por celular para entregar conteúdos, informações e ofertas.

O histórico de clientes vai te ajudar a apontar diversas pautas a serem abordadas nessas mensagens.

Uso de software de gestão

Informatizar seus dados com planilhas pode ser uma boa alternativa para gestão financeira.

Mas caso os resultados comecem a desenvolver melhor seu negócio, talvez uma outra medida seja mais eficaz.

A implementação de um software de gestão pode ser uma alternativa que lhe traga mais benefícios e aumente, inclusive, seu tempo livre.

Já pensou ter um programa que dê baixa no estoque de forma automática? Assim que um produto é vendido o estoque já é atualizado.

Ou, ao contrário, quando os produtos chegam do fornecedor serão automaticamente inseridos no sistema.

Muito mais fácil, não?

Os softwares otimizam diversos pontos da gestão do seu Pet Shop. As tarefas financeiras, de relacionamento com clientes e gerenciamento de equipe ficam mais atenuadas após a implementação.

É difícil ter êxito em todas as funções que você tem que executar no Pet Shop.

Por isso, utilizar ferramentas que auxiliem o seu trabalho pode otimizar os resultados de gestão e faturamento.

Para faturar mais é necessário esforço e dedicação. Sem ter um planejamento e ações concretas, os resultados tendem a se manter iguais.

Como a vontade de todo empreendedor é crescer e ampliar os lucros do seu negócio, implemente essas dicas de gestão e aumente as chances de sucesso do seu Pet Shop.

cliente da Pet Shop

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