Instagram para Pet Shop: Como ter um perfil sensacional!

Em pleno 2019, há pet shops que não se relacionam com redes sociais, acabam perdendo a oportunidade de conquistar clientes e de serem vistas. Algumas, se rendem ao facebook, mas ignoram a ascendência e o poder de um  Instagram para pet shop.

O marketing mudou muito nos últimos anos, trabalhar o marketing offline (revistas, panfletos e materiais impressos) se tornou algo secundário.

O marketing online, aliado a tecnologia, vem ganhando mais espaço e nos trouxe inúmeras possibilidades de divulgação. Com isso, os investimentos realizado ficar mais claros e fáceis  de controlar.

Dessa maneira existem dicas de como as postagens em um  Instagram para pet shop podem lhe ajudar a vender mais.

Nosso intuito aqui é lhe ajudar a criar um perfil de Instagram para pet shop MATADOR que auxilie a aproximar seus clientes e atrair novos.

Com um bom perfil você consegue tanto aumentar suas vendas, fidelizar clientes e promover sua loja para seu bairro e cidade. As pessoas podem saber o que você tem a oferecer para elas. E por isso, sempre falamos que nas redes sociais, a imagem é tudo.

Quanto mais qualidade e profissionalismo tiver em suas fotos e legendas, mais seus clientes vão se interessar pelo seu produto. Com isso, entenderão sobre sua credibilidade e irão começar a confiar em você simplesmente pelo o que você aparenta.

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Para isso, não é necessário grandes investimentos, apenas criatividade e disposição para fazer um bom trabalho. Separamos algumas informações necessárias para uma boa postagem, são elas:

Planejamento

O primeiro passo para ter um instagram para pet shop matador é ter um planejamento.

Pense, quais os tipos de postagem que você vai querer realizar? Divulgar promoções, apresentar novos produtos, mostrar os serviços realizados, divulgar informações e eventos que a empresa realiza, etc.

Então preste atenção nessa dica: ter um planejamento aliado a um cronograma das postagens é algo essencial.

É muito comum vermos instagram para pet shop que possuem perfis de grande potencial. Porém, a correria do dia a dia faz com que as postagens fiquem esquecidas e abandonadas.

É como se o perfil se tornasse fantasma, sem atualização e o cliente quando acessa, mal sabe se o negócio ainda funciona.

Um dos grandes segredos dos perfis de sucesso no Instagram é a consistência. Manter uma frequência de postagens é ponto chave para manter o engajamento dos seguidores no perfil.

Recomendamos a produção de uma agenda de comunicação. Por exemplo:

DataDia da semanaO que?Tipo
10/janQuintaDivulgação da promoção da ração XPromoção
14/janSegundaPostagem da foto de um animal que realizou um banho & tosa.Serviço
18/janSextaAviso de feriado.Aviso
22/janTerçaPostagem sobre a chegada de novos produtos.Novos produtos

Cenário e montagem de imagens

Entrando já em méritos correspondentes a fotografia em si, vamos começar falando sobre o cenário.

Seguindo a agenda de comunicação, vista no tópico anterior, vamos supor que você queira divulgar um produto que está em promoção.

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Então, antes de efetivamente tirar a foto, prepare seu cenário e foque no destaque do produto.

Tendo ciência disso, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Foque no produto que você está querendo mostrar, nunca aproveite uma postagem para colocar mais outras informações ou produtos junto.
  • Cuidado com o que está ao fundo da sua foto. Não deixe que pessoas ou outros produtos apareçam sem querer. Cuide com o local da sua foto.
  • Não deixe que informações pessoais apareçam nas fotos como, por exemplo, algum caderno aberto com dados dos clientes ou a tela do computador aparecendo suas planilhas e sistema.

Iluminação

A iluminação é essencial para uma boa foto, pois a câmera captura a luz. Sendo assim, quanto mais luz, maior qualidade você vai ter. Isso vale também para vídeos e stories.

Não é necessário uma iluminação profissional para ter uma foto boa. Pode-se simplesmente usar a luz do dia, para dar um contraste melhor.

E o mais importante, preste atenção em sombras no objeto, isso pode esconder o que realmente você quer mostrar.

Aprender a usar a luz é um dos grandes segredos da fotografia.

  • Evite bater fotos em ambientes escuros ou à noite. Caso queira, você vai precisar de uma câmera profissional para bater uma foto de qualidade e não deixar ela “granulada”.
  • Sempre que possível utilize iluminação natural. Coloque seu objeto perto da janela ou em área externa.
  • Cuidado quando bater fotos que o sol está atrás do objeto, em muitos casos isso pode escurecer o alvo.

Câmera

Não é necessário uma câmera profissional para ter um Instagram para pet shop de sucesso. Mas, caso você já tenha uma câmera, não tem problema em usá-la.

Praticamente todos celulares mais modernos vão tirar fotos satisfatórias. Caso a câmera do seu celular não seja das melhores, abuse da iluminação, quanto mais escuro o ambiente, mais granulada sua imagem vai ficar.

Siga a estratégia de bater muitas fotos, assim você terá diversas opções para poder escolher na sua postagem.

Grid

Chamamos de grid o conjunto de fotos do seu perfil.

Para ter um Instagram bonito é necessário que todas as fotos combinem entre si. Procure utilizar o mesmo padrão para as fotos.

Como, por exemplo, para as postagens de aviso de feriado ou férias, procure utilizar a mesma fonte e as mesmas cores nas imagens.

Tratamento de imagem

Esse é um ponto crucial. Não adianta fazer tudo que falamos se você não souber usar um tratamento de imagem legal.

O ideal é você manter um padrão sem muitas alterações, sem inventar muitas coisas, faça correções simples, apenas para deixar sua imagem melhor como: brilho, contraste, ajuste de posição, saturação, etc.

Pelo Instagram mesmo é possível fazer isso, basta ter bom senso e criatividade. Evite usar os famosos filtros, eles podem lhe prejudicar.

Uma dica é quando sua foto estiver com as cores opacas, aumente um pouco a saturação para dar mais vida. Mas, cuidado para não deixar a foto sem uma aparência real.

Stories

Quando você estiver nos preparativos, que tal fazer um Stories ou mesmo um Live? Isso é bom para mostrar aos seus clientes, que você está com novidades na sua loja/empresa.

Ele fica disponível por 24h, mas se você quiser, pode deixar ele permanente no seu perfil como um “destaque”.

Para quem não é familiarizado, os stories é a forma mais prática de mostrar seus produtos e serviços. Usado também para ajudar a divulgar promoções e sorteio.

Pode ser usado de uma maneira mais leve, como se fosse algo mais caseiro, sem tanta preocupação com filtros ou problemas que possam acontecer.

Toda forma que você puder usar para atrair olhares é necessário.

O mais importante crie seu estilo, pratique e com o tempo você vai perceber sua evolução.

Conteúdo

Depois de um bom planejamento e uma foto bem tirada, entra a parte do conteúdo.

Muitos perfis utilizam o conteúdo como o principal da postagem. Eles usam a foto como um chamarisco para o assunto, e na legenda da foto entregam um texto riquíssimo que equivale a uma leitura de um livro.

Você pode utilizar tanto essa abordagem como a de unir a foto ao conteúdo.

Apesar de não ser o foco desta rede social, muitos perfis tem tido grande sucesso em passar conteúdo nas suas postagens de Instagram para pet shop.

Como, por exemplo, você pode explicar em um post sobre a importância da castração para os pets. Nesse caso, a imagem é importante, mas o conteúdo é o que mais vai interessar seu público.

Você já sabe qual o checklist de equipamentos para ter na Pet Shop? Confira aqui!

Hashtags

Você certamente já ouviu falar tão faladas hashtags (#), mas sabe como usa-lás?

As hashtags são códigos que qualquer pessoa pode criar e tem a principal função de achar conteúdos na internet.

Por exemplo, vamos supor que você poste uma foto e crie a hashtag #banhopet. Alguma outra pessoa que esteja procurando por banhos em pets pode ir no item de fazer busca e procurar por essa mesma tag.

O ideal é que você crie hashtags simples, algo que outras pessoas também procuraram. Exemplificando, #banhopet é melhor do que “#pets que tomaram banho” (escrevemos separado para facilitar a leitura, mas sempre deve ser uma palavra ou frase sem espaços.

Você também pode usar alguma tag que já foi criada, por exemplo, se alguém já usou #banhopet, você pode pegar esse código que é famoso, e usa-lo também.

MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO PET Vol. 1

Como ter mais seguidores?

Depois que você começar a deixar seu Instagram para pet shop bem bonito, você pode começar a se preocupar em ter mais seguidores.

A estratégia número 1 é divulgar dentro da sua pet shop para todos seus clientes e amigos.

Lembre-se de colocar o nome do seu insta @nomedapet em todos os materiais gráficos que você for fazer, como por exemplo cartão de visita, sacola, vitrine, etc.

Depois de tudo isso, se você quiser ainda mais seguidores, a tática é procurar pelas tags que você tem interesse, serviços que você faz em sua empresa e raças que você é especialista.

Após encontrar pessoas com os interesses em comum com os seus, você pode adicionar essas pessoas e curtir as fotos do perfil delas. Assim essa pessoa verá que você está interagindo com ela e poderá olhar seu perfil também.

Instagram Business

O Instagram criou uma versão de negócios para as empresas.

A principal diferença são a métricas que essa versão lhe proporciona. Para ter acesso a essa versão do aplicativo de fotos é só entrar no menu e alterar para tal. Não tem custo algum.

É algo que foi feito para empresas que fazem negócio dentro do aplicativo.

Como um Instagram para pet shop pode lhe ajudar a vender mais?

Com um perfil que é atualizado frequentemente, fotos e conteúdo bons, você terá uma arma incrível de fidelização e vendas em suas mãos.

Nossa sugestão é que você evolua aos poucos, primeiro crie a agenda de comunicação, comece a postar suas fotos, tenha consistência, ganhando mais seguidores e por aí vai.

Logo logo você estará com um perfil sólido e lhe rendendo frutos.

Comente com todos os seus clientes sobre seu perfil, crie promoções dentro do Instagram para pet shop, e faça com que eles compartilhem ou marquem  os amigos dentro do seu perfil.

É como aquelas promoções e sorteios: “marque 3 amigos na foto oficial do sorteio e todos eles devem estar seguindo o perfil”

E por fim, utilize a criatividade, perfis criativos se destacam de forma orgânica, sem precisar forçar a divulgação de forma forçada.

O que você precisar de ajuda, pode contar com nossa equipe para mais dicas 🙂

Abraços e boa gestão no Instagram da sua pet shop.

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