As pet shops, que costumam lucrar em épocas quentes, como o verão, precisam lidar com a realidade das vendas no inverno. Esse é geralmente um período mais difícil, já que não há tanta demanda por parte dos donos dos animais, o que gera uma queda no faturamento final.
Esse cenário ocorre devido ao medo das pessoas em levarem seus pets para tomar banho no frio e, com isso, pegarem o vírus da gripe canina. Muitos acreditam que a água do processo é fria, o que impulsiona a vontade de deixarem seus bichinhos em casa. No fim, o intuito é apenas um, e diz respeito à preservação da saúde.
Deste modo, é importante que os gestores busquem estratégias para manter o movimento da pet shop na estação mais gélida. Do contrário, será necessário atender mais clientes durante o ano, para só assim ser possível equilibrar a rentabilidade.
Neste post, você irá conferir como melhorar as vendas no inverno para que o seu negócio prospere. Continue a leitura e obtenha verdadeiros lucros!
Boas estratégias: veja como fazer vendas no inverno
Com a queda da temperatura, os donos de pet shops precisam estar preparados para o inevitável – ver suas portas com menos abertura que o normal. Uma forma inteligente de atuar nessa conjuntura é investir em diferentes frentes, isto é, na diversificação de produtos e serviços.
Não tem jeito, esse é um momento que requer adaptação e foco na solução de problemas, por isso, está liberado usar a criatividade para gerar vendas todos os dias! Uma dica é destacar mais na loja, bem visível aos olhos de quem entra, promoções, acessórios e até informações úteis para esse período. Não está satisfeito? Então atenção máxima a essas dicas!
Roupas para aquecer os pelos:
Certamente o ponto mais óbvio, porém, fundamental para se ter no seu catálogo de produtos são as roupas para aquecer os animais.
Para alguns donos, pode até parecer supérfluo, mas a verdade é que vale tudo para manter os bichinhos longe dos graus negativos, principalmente os de pelagem mais curta e os idosos, que são os mais atingidos na estação.
Hoje em dia, muitas são as opções para deixar os animais quentinhos e estilosos, sendo até difícil não agradar aos gostos mais exigentes. Além disso, quando o seu pet shop investe em roupas, ele também pode falar para os clientes o quão relevantes são as tosas, já que algumas peças exigem pelo curto.
Camas e itens para a casa dos animais:
Uma forma de fazer mais vendas no inverno é ter no estoque camas e itens para a casa dos animais, de modo a proporcionar conforto e proteção.
Aqui vale incrementar variedade de cores e tecidos para atender diferentes objetivos. Como se tratam de produtos mais caros que as roupas, por exemplo, podem agregar ainda mais valor à sua loja.
Sobretudo para os bichinhos que dormem fora das residências, como no quintal, é muito útil poder contar com uma cama aconchegante e um cobertor para garantir o cuidado diante dos graus mais baixos.
Produtos para higiene:
Como no inverno a pele dos animais fica mais seca, é importante dar banhos regulares para manter a hidratação. Outro ponto é que os pelos também ficam mais ressecados, podendo gerar alergias e desconfortos nos pets.
Esses fatores, por si só, deveriam servir como bons estímulos para os donos recorrerem a pet shops no frio. Entretanto, como não é exatamente assim que ocorre, a dica é agregar produtos para higiene no mix da sua loja.
Quanto a isso, é válido lembrar que a preocupação dos donos nessa época gira em torno da maior incidência de carrapatos, que podem ser tratados com cosméticos específicos.
Outros itens como shampoos e sabonetes auxiliam na manutenção da limpeza animal, afastando-os de irritações e doenças. Há ainda como oferecer alternativas para os clientes que optam por não banhar os animais no inverno. Nesse quesito, a dica é investir em sprays ou lenços umedecidos que limpam bem e perfumam. A aplicação costuma ser simples, direta no pelo do pet ou com alguns esfregões suaves para a eficácia do produto.
Informação de qualidade:
Que tal levar até os seus clientes informação de qualidade? Como? Através da internet! É lá que as coisas acontecem e adquirem proporções gigantes.
Em outras palavras, não há negócio que dure muito nos tempos de hoje sem uma forte presença online. Com isso em mente, foque na geração de valor por meio de conteúdos que inspirem e eduquem. Essa pode ser uma maneira interessante de atrair novos clientes e fidelizar os mais antigos.
Se você não quer perder mais tempo, comece agora! Inúmeras são as maneiras disponíveis, seja no que se refere à criação de sites ou produção para as redes sociais. O que vale mesmo é mostrar para os donos de pets que eles podem contar com o seu estabelecimento e que você é a pessoa apta a ajudá-los.
E então?
Como vimos neste conteúdo, o que não faltam são meios para melhorar as vendas no inverno da sua pet shop! Mesmo que esse seja um período mais difícil, não é nada impossível, inclusive, crescer na estação mais gelada de todas.
Com algumas estratégias, o seu negócio pode lucrar tanto nas vendas de produtos quanto nos serviços ofertados.
Quer continuar aprendendo? Acesse o conteúdo abaixo e conheça os serviços veterinários mais procurados em pet shops!