Entendendo as preferências do seu consumidor e adquirindo os produtos mais vendidos do segmento pet.
Na hora de empreender há muitas decisões que precisam ser tomadas. Você precisa se preocupar com achar um ponto de venda adequado, funcionários, determinar o mix de serviços, preços que deverão ser cobrados e escolher os produtos mais vendidos e melhores mediante seus fornecedores.
A verdade é que em muitos momentos, os fornecedores acabam por “empurrar” produtos com descontos e te fazem comprar um estoque exorbitante, muito além do que você irá precisar para alguns meses.
E isso de fato é um problema. Por que estoque guardado é dinheiro parado. Investimento que não está te dando lucro.
Além dessa questão, aqueles produtos que te indicam que você compre pode não ser o melhor para o seu negócio. Por isso, se faz importante buscar informações do mercado.
E é para isso que estamos aqui hoje! Iremos te dar algumas dicas referente a montagem de mix de produtos e lhe mostrar quais são tipos de produtos mais vendidos das pet shops.
Mas antes de chegarmos lá precisamos passar por algumas etapas, como saber a situação do mercado e definir algumas questões…
Breve introdução ao mercado pet
Bom, já é bem difundido na mídia brasileira que o mercado pet tem sido um dos mais promissores nos últimos anos.
Tudo isso porque, mesmo com a crise, as pessoas não param de alimentar seus pets, e tem até aqueles que optaram por dar banho em casa no cães, mas de qualquer forma, eles tiveram que comprar os produtos para fazer isso, certo?
E adivinhe, eles compram tudo isso em pet shops.
Então de forma geral, o mercado é bem propício a receber investimentos. As pessoas seguem tendo animais de estimação e sempre irão precisar de locais para buscar produtos especializados.
Agora vamos aos questionamentos.
Quem é você?
Pode num primeiro momento ser uma pergunta estranha e você pode não estar entendendo o porque lhe questiono isso.
Mas, você deve ter essa questão bem clara na mente e dos funcionários que trabalham na sua empresa.
Você precisa mapear quando for abrir o seu negócio (se ainda não fez essa é a hora) de que maneira deseja se posicionar no seu mercado.
Quais são os seus principais diferenciais perante seus concorrentes, ou melhor, porque um cliente deve ir na sua loja e não a que fica na próxima esquina?
E você deve determinar tudo isso baseado na pergunta a seguir.
Quem é seu público?
Essa é mais fácil né?
Você provavelmente deve conhecer seus clientes, saber informações demográficas, como sexo, idade, classe social, endereço, etc.
(Para aqueles que ainda não abriram você precisa entender qual é o perfil do público perto do seu ponto de venda).
Com essas informações fica um pouco mais fácil entender as preferências deles. Se são mais exigentes com qualidade de serviços e produtos ou simplesmente preferem o lugar que pague menos.
Apesar, que de fato, acredito que esse tipo de público que está preocupado somente com o preço tem diminuído significativamente no ramo de pet shops.
Portanto, se faz preciso você saber quais são essas pessoas, o que elas gostam e aí sim oferecer seus principais diferenciais (de quem é você) para ter a melhor chance de conquistá-los perante seus concorrentes.
Ah, vale lembrar que o público que você deseja nem sempre é o que você irá conquistar.
As pessoas vão escolher as lojas que melhor se relacionam com seus objetivos. Então, se seu único diferencial é o preço barato, irá ter clientes que se importam apenas com isso.
Se pelo contrário, você trabalhe com conceito de boutique por exemplo, irá ter clientes mais preocupados com o bom atendimento e qualidade naquilo que é oferecidos.
Fique atento ao que você comunica as pessoas, isso diz muito sobre seu negócio.
Tenha em seu estoque os produtos mais vendidos em pet shops.
Mas, falamos de tudo isso para chegar até aqui.
Você sabendo quem é você e seu público, fica muito mais fácil de determinar o mix de produtos que irá oferecer aos clientes.
Contudo, não se esqueça de planejar a compra do seu estoque, isso é muito importante para o sucesso da sua empresa.
Afinal, deixar produtos estragando em um depósito é rasgar dinheiro definitivamente.
Portanto, para te ajudar nessa difícil decisão fizemos uma consulta com cerca de 15 pet shops.
Estudamos quais são os tipos de produtos mais vendidos em seus negócios para que você possa dessa forma, adquirir os itens corretos e com maior chance de acerto.
Vale lembrar que empreender não é como uma receita de bolo, o que funciona em um negócio pode não dar certo para você. Por isso, copiar o concorrente não é a melhor opção. Por isso, busque sempre informações de confiança e dados do mercado para basear suas decisões.
Estude cada vez mais…
Como já falamos aqui, não é porque o mercado se demonstra boa recepção e favorável que você vai deixar de se planejar.
Portanto, recomendo que você continue a olhar o nosso blog, procure e investigue os assuntos que você acredita que ainda lhe faltam conhecimento.
Nós possuímos uma série de postagens exclusivas para quem deseja abrir uma pet shop ou clínica veterinária, você sabia?
Além disso, também possuímos um e-Book falando sobre a etapa de planejamento para quem deseja abrir seu negócio. Você consegue chegar até ele por este link.
Nós sempre buscamos trabalhar para fornecer informações que possam ajudar todos, os futuros e atuais empreendedores do mercado pet.
Esperamos que esses conteúdos, como tantos outros que possuímos publicados aqui possam te ajudar a obter um negócio incrível!