As pet shops são responsáveis por oferecer produtos e serviços destinados aos animais de estimação, se tornando um segmento que tem se consolidado junto ao público. Só o mercado de pet de varejo, que não inclui os negócios online, acumulou 43,2% das vendas do setor.
Como vencer o medo de empreender no seu pet shop
O segmento mostrou-se lucrativo e até então viável para muitos empreendedores, mas por que ainda há lojas que fecham?
A resposta muitas vezes está ligada à administração da pet shop, que carece de uma estratégia consolidada e focada nas necessidades do negócio e do cliente.
São inúmeras as abordagens e opções que podem ser adotadas, contudo se não houver um esforço, o empreendimento não dará o retorno esperado.
Veja as principais dificuldades das pet shops em se manter no mercado e como contorná-las.
A importância de planejar e administrar a pet shop para o futuro
Sem planejamento estratégico dificilmente qualquer negócio vai crescer, e isso não é diferente com a pet shop.
O planejamento estratégico diz respeito às estratégias focadas no longo prazo da empresa.
O ideal é que ele seja feito para até 10 anos, portanto não é necessário se prender a muitos detalhes para um período tão futuro.
Cinco maiores desafios para pet shops
Nesse momento, é importante transcrever as ações que serão feitas levando em consideração os fatores internos e externos da pet shop e do mercado. Inicialmente, é recomendado definir quem é a empresa, onde quer chegar e o que considera importante.
Mapeie as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças para a estruturação do plano estratégico, que definirá as ações e como desempenhá-las.
Promova ações que atraia novos clientes
Nessas horas, o que vale é a criatividade, e é interessante utilizar estratégias já conhecidas e apostar nas novas tendências.
As pet shops podem apostar em participação em feiras de exposições, investir em publicidade na internet, como inbound marketing, redes sociais, e-mail marketing, mala-direta, apresentações de adestramento e produtos na loja, entre outras ações para tornar o negócio mais conhecido.
Relacione-se bem com todos os clientes e procure conhecê-lo melhor
Tão importante quanto obter novos clientes é mantê-los fidelizados, e isso começa nos cuidados no atendimento. Portanto, mostre-se sempre cordial para que ele saiba que você está preocupado com a satisfação e com a saúde do bichinho.
Educação é a palavra-chave e a partir daí peça o telefone e e-mail para manter o relacionamento fora da pet shop.
Como a automação de processos te leva ao SUCESSO!
Com essas informações é possível agradecer pela compra, mandar informativos e promoções da loja, pedir sugestões para melhorar o atendimento, saber o que o cliente acha da empresa, sua satisfação, oferecer cupons de desconto, pedir para ele acompanhar as redes sociais, indicar novos clientes entre outras ações para tornar o relacionamento mais intimista.
Conhecendo os hábitos do cliente é mais fácil de oferecer produtos e serviços de acordo com suas necessidades.
Para isso, atente-se aos sinais, peça que eles respondam questionários, que deem sua opinião a respeito do negócio e se sintam parte do crescimento.
Faça parcerias consistentes
Fornecedores, profissionais que atendam em pet shops e até empreendimentos diferentes das pet shops podem ser parceiros. Os fornecedores podem oferecer produtos com preços mais em conta, condições de pagamento diferenciadas, produtos exclusivos e outras vantagens para o negócio.
Além deles, busque parcerias com adestradores de cães, veterinários, criadores, expositores e outros profissionais que possam trazer visibilidade ao negócio.
A parceria precisa ser benéfica para as duas partes, e por essa razão é necessário que ambas estejam comprometidas, capazes de entregar os pedidos conforme o prazo, ter preços competitivos e disposição para resolver os problemas.
Lembre-se que nem sempre valores baixos são sinônimo de qualidade e que é importante conhecer bem com quem está lidando e a natureza da parceria.
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Tenha todos os dados da pet shop nas suas mãos
Alguns dados são determinantes para ajudar no cotidiano e nas operações da pet shop. O controle do que é vendido e comprado, contas a pagar e receber, a gestão de estoque, dos clientes e outros dados são importantes para as ações e saúde do negócio.
Eles podem ser obtidos de forma manual, o que demanda tempo e trabalho, ou com a utilização de um software específico, a exemplo do Pet Shop Control.
A solução oferece diferentes dados ao gestor e com eles é possível aperfeiçoar a estratégia e tornar a pet shop um sucesso.
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