Abrir Pet Shop ou Clinica Veterinária: Gestão Estratégica

As pet shops são responsáveis por oferecer produtos e serviços destinados aos animais de estimação, se tornando um segmento que tem se consolidado junto ao público. Só o mercado de pet de varejo, que não inclui os negócios online, acumulou 43,2% das vendas do setor.

Como vencer o medo de empreender no seu pet shop

O segmento mostrou-se lucrativo e até então viável para muitos empreendedores, mas por que ainda há lojas que fecham?

A resposta muitas vezes está ligada à administração da pet shop, que carece de uma estratégia consolidada e focada nas necessidades do negócio e do cliente.

São inúmeras as abordagens e opções que podem ser adotadas, contudo se não houver um esforço, o empreendimento não dará o retorno esperado.

Veja as principais dificuldades das pet shops em se manter no mercado e como contorná-las.

A importância de planejar e administrar a pet shop para o futuro

Sem planejamento estratégico dificilmente qualquer negócio vai crescer, e isso não é diferente com a pet shop.

O planejamento estratégico diz respeito às estratégias focadas no longo prazo da empresa.

O ideal é que ele seja feito para até 10 anos, portanto não é necessário se prender a muitos detalhes para um período tão futuro.

Cinco maiores desafios para pet shops

Nesse momento, é importante transcrever as ações que serão feitas levando em consideração os fatores internos e externos da pet shop e do mercado. Inicialmente, é recomendado definir quem é a empresa, onde quer chegar e o que considera importante.

Mapeie as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças para a estruturação do plano estratégico, que definirá as ações e como desempenhá-las.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA PET SHOPS

Promova ações que atraia novos clientes

Nessas horas, o que vale é a criatividade, e é interessante utilizar estratégias já conhecidas e apostar nas novas tendências.

As pet shops podem apostar em participação em feiras de exposições, investir em publicidade na internet, como inbound marketing, redes sociais, e-mail marketing, mala-direta, apresentações de adestramento e produtos na loja, entre outras ações para tornar o negócio mais conhecido.

Relacione-se bem com todos os clientes e procure conhecê-lo melhor

Tão importante quanto obter novos clientes é mantê-los fidelizados, e isso começa nos cuidados no atendimento. Portanto, mostre-se sempre cordial para que ele saiba que você está preocupado com a satisfação e com a saúde do bichinho.

Educação é a palavra-chave e a partir daí peça o telefone e e-mail para manter o relacionamento fora da pet shop.

Como a automação de processos te leva ao SUCESSO!

Com essas informações é possível agradecer pela compra, mandar informativos e promoções da loja, pedir sugestões para melhorar o atendimento, saber o que o cliente acha da empresa, sua satisfação, oferecer cupons de desconto, pedir para ele acompanhar as redes sociais, indicar novos clientes entre outras ações para tornar o relacionamento mais intimista.

Conhecendo os hábitos do cliente é mais fácil de oferecer produtos e serviços de acordo com suas necessidades.

Para isso, atente-se aos sinais, peça que eles respondam questionários, que deem sua opinião a respeito do negócio e se sintam parte do crescimento.

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Faça parcerias consistentes

Fornecedores, profissionais que atendam em pet shops e até empreendimentos diferentes das pet shops podem ser parceiros. Os fornecedores podem oferecer produtos com preços mais em conta, condições de pagamento diferenciadas, produtos exclusivos e outras vantagens para o negócio.

Além deles, busque parcerias com adestradores de cães, veterinários, criadores, expositores e outros profissionais que possam trazer visibilidade ao negócio.

A parceria precisa ser benéfica para as duas partes, e por essa razão é necessário que ambas estejam comprometidas, capazes de entregar os pedidos conforme o prazo, ter preços competitivos e disposição para resolver os problemas.

Lembre-se que nem sempre valores baixos são sinônimo de qualidade e que é importante conhecer bem com quem está lidando e a natureza da parceria.

Leia também: Estratégias de Precificação Inteligente para Serviços e Produtos em Pet Shops

Tenha todos os dados da pet shop nas suas mãos

Alguns dados são determinantes para ajudar no cotidiano e nas operações da pet shop. O controle do que é vendido e comprado, contas a pagar e receber, a gestão de estoque, dos clientes e outros dados são importantes para as ações e saúde do negócio.

Eles podem ser obtidos de forma manual, o que demanda tempo e trabalho, ou com a utilização de um software específico, a exemplo do Pet Shop Control.

A solução oferece diferentes dados ao gestor e com eles é possível aperfeiçoar a estratégia e tornar a pet shop um sucesso.

Leia também: Guia Prático de Equipamentos para Clínicas Veterinárias

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Deixe sua opinião nos comentários e conheça mais sobre a proposta do Pet Shop Control para avaliar como ele pode ajudar seu empreendimento a crescer.

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