Eis o primeiro capítulo da série: Eu quero abrir um Pet Shop ou Clínica Veterinária.
A intenção desta série é ajudar você, que pensa em abrir um negócio próprio, mostrando os passos necessários para empreender com sucesso.
Para começarmos, veja quais aspectos são realmente relevantes para o "Projeto Pet Shop".
Uma pesquisa de 2010, feita pelo SEBRAE, constatou que 31% das empresas fracassam no primeiro ano de operação, e, muitas das que passam desse primeiro ano, não conseguem chegar aos cinco anos de vida.
A verdade é que, infelizmente, esses dados estão estagnados até hoje: Abrir uma empresa é tão fácil quanto fechar ou quebrar uma empresa.
Mas o que faz essas empresas fracassarem? É importante saber isso para não cometer os mesmos erros.
2 Principais erros quando se abre uma empresa
1 - Não Realizar Planejamento Prévio do Negócio
2 - Não Estruturar a Gestão
Esses 2 pontos são fundamentais para abrir um pet shop e dar certo!
PLANEJAR é fundamental para quem está com a intenção de abrir uma empresa, e vamos mostrar ao longo da série as melhores formas de fazer isso.
A ESTRUTURA empresarial é o processo mais importante para obter sucesso no gerenciamento da empresa, se você souber exatamente o que fazer, o que vai ser necessário gerenciar e o que precisará, com certeza aumentarão as chances de dar certo.
Como Fazer Isso?
ENCARE como um DESAFIO, faça umESFORÇO para aprender com as empresas que alcançaram SUCESSOe também com as empresas que fracassaram.
Esse será seu primeiro e talvez mais IMPORTANTE investimento, tudo que você investir em aprendizado, será recompensado no final, pois quem conhece o segmento que quer entrar já tem VANTAGEM COMPETITIVA no mercado.
Confira: Sistema Pet Shop - Tecnologia combinada com qualidade
Uma questão muito importante é, se você já trabalhou no ramo de Pet Shop como empresário ou empregado, nunca ache que sabe de tudo!
Desculpe, mas vou ter que te falar a real: VOCÊ NÃO SABE TUDO.
Tendo isso em mente, estudando, aprendendo e vendo o que realmente acontece no mercado, TENHO CERTEZA QUE VOCÊ NÃO VAI ENTRAR NA ESTATÍSTICA QUE APRESENTAMOS.
Então, respondendo a pergunta do capítulo: COMO COMEÇAR?
Visite lojas, converse com empresários do ramo, seja claro e objetivo, troque ideias, entenda as dificuldades, o funcionamento do negócio, as percepções de mercado, faça amizades... Ou seja: Vá atrás do que você quer saber!
O mercado é imenso, tem espaço para todos e é provável que todos lhe atenderão da melhor maneira possível.
“Ah mas e se eles se sentirem ameaçados por mim?” Se esse for o caso (o que eu duvido), vá em outros bairros ou cidades vizinhas pesquisar, assim eles não têm por quê se sentirem ameaçados.
Lembre-se: Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.
Passando por essa fase, você vai identificar as OPORTUNIDADES e vai poder responder perguntas como:
Este realmente é um bom negócio?
O primeiro ponto sobre o qual você precisa ter certeza, é quanto a oportunidade de negócio que identificou.
Será que você realmente tem uma oportunidade de negócio nas mãos ou apenas uma ideia na cabeça?
Confira a 2ª parte da série: Quero abrir um Pet Shop ou Clínica Veterinária: Plano de Negócios.