O relatório WebShoppers realizado pelo e-bit mostrou que há um aumento no número de e-commerces, mas a preferência pelo varejo físico ainda é forte em segmentos como pet shop, joalherias e outros. Apesar dessa preferência, a tecnologia deve ser sempre uma aliada e não vista como um bicho de sete cabeças.
Para o segmento de pets, já foram criadas excelentes soluções tecnológicas que tornam o cotidiano mais simples e ajuda a alavancar o negócio.
Nesse contexto entram os softwares, capazes de oferecer total controle ao gestor, desde o estoque passando pelo controle das vendas e até mesmo no relacionamento com os clientes. Informatizar o pet shop é mais do que um capricho, é uma questão de sobrevivência, tendo em vista que há um ganho considerável de tempo, recursos, bem como uma maior e melhor participação no mercado.
Veja quais as soluções mais interessantes para o segmento e o porquê adotá-las.
Controle de vendas
Antes dos softwares, o controle de venda era feito de forma manual, sendo necessário transcrever todos os produtos vendidos, gerar a nota fiscal e manter o controle com métodos antigos, custosos e suscetíveis a erros humanos.
Atualmente, com um software é possível facilitar e ter o controle eficiente das vendas, iniciando com o leitor de códigos de barras, que facilita a coleta de dados.
Estratégias para aumentar as vendas em pet shops
Além dele, é possível adequar a solução aos serviços e planos oferecidos, facilitar o pagamento das compras, manter o controle de vale compras, gerar NFC-e, NF-e e cupom fiscal e até mesmo ter uma gestão de tele busca e tele entrega do pet. O gestor tem acesso a todas vendas feitas de maneira rápida e, com a nuvem, é possível verificar essas informações de qualquer lugar com acesso à internet.
Controle dos serviços
A tecnologia ajuda na construção da agenda e oferece relatórios gerenciais que auxiliam nas tomadas de decisões. O gestor tem acesso aos serviços realizados, à frequência e outras informações relevantes que ajudam na elaboração de uma estratégia condizente com as necessidades do pet shop.
Controle operacional
Ter uma solução tecnológica eficiente ajuda na coleta das informações que o funcionário acessou, os serviços realizados, produtos vendidos, bem como o controle de comissionamento. Como o objetivo é estreitar processos, todo o acesso aos produtos, insumos vendidos e em estoque é feito de forma simplificada.
A partir daí, é possível saber o estoque mínimo, as projeções, ter o controle de entrada de notas fiscais, entre outros pontos importantes para o controle das operações do negócio.
Acesso às informações
Imagine ter acesso a todas as informações dos seus clientes? Com a tecnologia é possível saber todo o ciclo do cliente, inclusive quando a ração do seu pet está acabando. A partir daí é recomendado estreitar a relação com ele e até ter um sistema de fidelidade, auxiliado pelo software.
O gestor pode inserir informações sobre o dono e o pet, especificando suas particularidades.
Por que informatizar o pet shop?
Os pet shops que se informatizam ganham mais espaço no mercado, surpreendem o público e se preparam melhor para atendê-lo de forma personalizada.
Só o fato de ter o controle de todas as operações e nuances do negócio já um passo muito importante, e quando aliado a todas as possibilidades tecnológicas para gestão, a solução se torna ainda mais necessária.
Como um sistema de gestão pode salvar a sua pet shop?
Quer uma solução capaz de atender todos os pontos mencionados? Conheça o Pet Shop Control!