Vamos falar sobre upsell para pet shops?
Prepare-se para aprender e colocar em prática a estratégia de vendas chamada “upsell” para pet shops.
Um empresário de sucesso está sempre pensando para frente, identificando quais pontos devem ser melhorados para que tenha recompensas a curto prazo.
Apesar do nome ser em inglês e soar algo complexo, a técnica de upsell para pet shops é relativamente simples, e já é usada durante muitos anos em diversos segmentos de negócios.
Como gostamos de fazer, além da parte teórica, vamos dar muitos exemplos de como você pode aplicar na prática.
Sumário
- Vamos falar sobre upsell para pet shops?
- O que é upsell para pet shop?
- Como usá-lo de forma estratégica?
- Qual a importância de fazer upsell no pet shop?
- Como usar Upsell para pet shops no E-commerce?
- Conclusão
O que é upsell para pet shop?
Upsell para pet shops não é uma técnica de venda para efetivamente realizar mais vendas, ter mais clientes, mas sim para aumentar o valor da compra dos seus atuais clientes.
É uma técnica que independente de seu cliente já ter tomado a decisão do que quer comprar ou se ainda estiver indeciso, o vendedor irá lhe mostrar novas possibilidades de produtos.
As três principais categorias de upsell para pet shops são:
Oferecer produtos complementares
Sabe quando você vai ao Mcdonalds e o atendente sempre lhe pergunta: “Você deseja batata-frita grande com seu lanche por mais 1 real?”
Quando você vai abastecer o carro e o frentista lhe pergunta se quer trocar o óleo? É isso mesmo.
Sim, é simples assim!
Basta você oferecer produtos complementares (que acha adequado para aquele cliente) junto com o que ele já está sendo comprado, sugerindo outras opções.
Em pet shops, podemos estender o exemplo para:
- Oferecer inúmeros petiscos que são vendidas de forma individual, como biscoitos e bifinhos;
- Se o serviço for um banho, oferecer uma tosa, tosa higiênica, corte de unhas, etc;
- Caso o cliente estiver comprando alguma roupa, oferecer algum acessório que combine.
- Se estiver comprando algum medicamento, ofereça uma consulta de check-up.
Observações:
- Só ofereça produtos que tem relação com o seu cliente está comprando. Se ele está comprando uma ração, não ofereça uma cama, e sim algum bifinho;
- Você deve passar a ideia que o conjunto da compra é uma boa escolha;
- Cuidado para não ser chato e querer forçar a barra;
- Todas essas sugestões devem acontecer no momento do caixa, ou quando o cliente estiver escolhendo os produtos, mas já está com a decisão tomada;
- Deixe próximo do caixa, ou até mesmo no caixa, produtos de baixo custo que normalmente todo mundo compra.
Dica de ouro
O upsell par pet shops pode ser muito efetivo se você tem controle do que o seu cliente costuma comprar.
Por exemplo: assim que o cliente entrar na sua loja, você acessa seus registros e verificar quais são os principais produtos, ou seja, os mais comprados pelo seu cliente e quais foram as últimas vezes que ele adquiriu esses itens.
Com isso, você vai perceber que seu cliente está dentro da sua loja comprando alguma coisa, mas já faz um mês que ele adquiriu aquele pacote de ração de 1kg para o yorkshire.
Aí entra seu papel de vendedor e oferecer:
“Como está aquela última ração que você comprou aqui? Seu cachorro/a Mel gostou? Está acabando? Quer aproveitar e levar outra? O preço está bem bom!”
Sim, vale até mesmo demonstrar uma atenção a mais, questionando se o pet gostou dos produtos.
Vou lhe dar um exemplo de como essa informação é passada no Pet Shop Control.
upsell para pet shop
Dica de ouro [2]
Imagine que você consiga fazer esse controle do seu cliente costuma comprar sem que ele tenha entrado na sua loja?
Por exemplo, toda a segunda pela manhã é o turno que você (ou algum funcionário que delegar) analisa as fichas dos clientes e verifica quanto tempo faz que eles não voltam na sua pet.
Aí você percebe que tem clientes que sempre compraram ração e já faz um ou dois meses que não aparecem na loja.
O que acha de mandar uma mensagem para eles? Pode ser usando o WhatsApp ou Facebook.
Essa personalização hoje em dia é tudo que os clientes esperam de uma empresa.
Imagine você, se receber uma mensagem de uma empresa que você costumava comprar alguns produtos, dizendo:
“Olá Fulano. Gostaria de lhe avisar que chegaram novas unidades do produto X, lembrei que você gosta muito deles! O preço está super bom! Abraços, Vitor da Pet Shop Cão Au Au“
Observação: perceba a linguagem utilizada, uma pessoa mandando para outra pessoa. E não empresa mandando para clientes.
Kits de produtos
A técnica de kits é bem eficaz quando você está com produtos no estoque parados a muito tempo.
Até pode ser que os produtos estão chegando perto da data de validade e você não quer ter que descartar.
Funciona assim: coloque os produtos que deseja ofertar juntos.
Podem ser presos por uma fita adesiva, fita mimosa de amarrar ou até mesmo numa sacolinha transparente.
Você pode usar a estratégia de colocar vários produtos que tenham relação entre si ou também completamente opostos. Mas, lembre-se aquele kit precisa fazer sentido.
Agora você deve colocar em algum lugar bem visível na loja, preferencialmente usar indicadores de promoção e desconto para chamar atenção de seus clientes.
A partir daí você deve prestar atenção, caso o cliente esteja comprando algum desses produtos de forma individual e assim oferecer o kit para ele.
Uma dica legal que funciona em muitos lugares é fazer kits com diversas opções de tamanhos e preços, como de R$5, R$10, R$20 e até mesmo mais caros.
Lembrando que na hora da venda você deve mostrar ao cliente que vale a pena aproveitar a promoção, levando o Kit. E uma outra estratégia para kits é dar desconto.
Por exemplo, ao comprar esse produto, você ganha 50% de desconto naquele outro.
Você pode fazer plaquinhas e indicadores para comunicar isso ao seu cliente.
Mas lembre-se, venda casada é proibida, se o cliente deseja comprar apenas um item do kit, você precisa fornecê-lo individualmente.
Produtos similares de maior valor
Essa técnica é a principal estratégia do upsell para pet shops.
Ela consiste em no momento que seu cliente já escolheu o produto e estiver pronto para fechar a venda, você oferecer um produto similar de maior valor.
Claro, que é válido salientar as qualidades daquele produto e porque vale a pena pagar um pouco a mais.
Um bom exemplo, é os pacotes de ração. Quando seu cliente estiver prestes a levar um pacote de 10kg, você oferece o de 15kg por um valor pouco maior.
Nesse momento, o cliente está propenso a comprar mais. Esse é o fenômeno que acontece com todos nós.
Quando estamos com a “mão na carteira” e nos é oferecido uma oferta, aceitamos com mais facilidade.
Mais uma vez, cuidado para não virar um chato oferecendo mil coisas para seu cliente. Tenha noção da linha tênue entre ser um bom e mau vendedor.
Planos de serviço
Você possui planos de serviço na sua pet? Se não, está na hora de criar. É uma maneira muito boa e fácil para fidelizar seus clientes.
Como fazer isso? Crie planos de banhos mensais com 4 banhos, com a recomendação de utilização de 1 por semana
Faça o seu cliente perceber que vale a pena financeiramente, mesmo que ele não tenha o hábito de dar um banho por semana em seu animal.
Com planos de serviço você fideliza o cliente e ainda pode cobrar pelos banhos à vista. É uma excelente técnica se você deseja aumentar o capital de giro.
Você pode utilizar planos para quase todos os tipos de serviços realizados. Até para vacinas e vermífugos.
Domina o assunto de capital de giro? Confira nosso artigo!
Como usá-lo de forma estratégica?
Devemos estar sempre a frente, buscando entender o que o cliente quer.
Saber o que o cliente costumava comprar no passado e não está mais comprando hoje em dia é um bom sinal para analisar o que está de errado na sua pet. Ou ainda, o que você pode melhorar.
Por exemplo:
- O cliente comprava ração na sua loja, mas nos últimos meses não comprou mais. Qual o problema? Marcas? Preço? Problemas com o animal?
- Ele levava todos seus bichinhos na sua pet para fazer vários tipos de serviço e agora só entra na pet para pegar a ração por que sabe que seu preço é bom? Qual o problema? Qualidade do serviço? Atendimento?
Você como empresário, deve ser a pessoa mais próxima do seu cliente.
Quando você possui uma relação de cumplicidade com o cliente ele se sente aberto para lhe falar os motivos. Como “a ração no supermercado é R$5 mais barata…”.
Muitas vezes você vai ter noção que seu cliente está com a razão em tomar essas decisões, porém é importante ter conhecimento de tudo que está acontecendo.
Você deve saber tudo sobre seu cliente e não ter medo de perguntar!
Qual a importância de fazer upsell no pet shop?
Upsell para pet shops é uma técnica para aumentar o valor da compra dos clientes já existentes, consequentemente fazendo com que seu cliente adquira mais produtos.
E se seu cliente comprar mais itens na sua loja, vai ter menos motivos para ir em outras pet shops ou supermercados.
Uma preocupação que o empresário deve ter é saber como deixar seu cliente sempre próximo dele.
Em qualquer cenário, o cliente deve sempre procurar sua pet shop. E se não puder ajudar, você deve saber guiar o seu cliente para a solução. Até mesmo indicando onde encontrar o que ele busca.
Como usar upsell para pet shops no E-commerce?
Para quem possui e-commerce de produtos pet, existem diversas técnicas de upsell para pet shops que podem ser usadas.
Um grande case de sucesso em e-commerces é a Amazon.
A Amazon foi uma das primeiras lojas virtuais da internet. E desde sua fundação eles sempre tiveram muitas preocupações em como fidelizar os clientes – acho que está aí o enorme sucesso deles.
Hoje em dia a Amazon é uma das 5 maiores empresas do mundo.
O que eles fazem de diferente? E é fácil responder: eles monitoram todos os seus passos!
- Sabem os produtos que você olhou, mas não concluiu a compra;
- Analisam o que você comprou e há quanto tempo;
- Verificam o que você consome e assim lhe sugerem semelhantes;
- Sabem os produtos que normalmente outros clientes levam quando compram o que você compra.
A genialidade dessas técnicas não está no seu desenvolvimento ou programação e sim na ideia mesmo.
Caso você possua uma loja virtual, você pode solicitar ao seu desenvolvedor para fazer o mesmo. Como não é o assunto principal do artigo, vou deixar esses insights para você.
Sugiro um estudo mais aprofundado no assunto, caso você queira usar as estratégias de upsell para pet shops no seu e-commerce.
Conclusão
Ficamos felizes que você tenha se interessado por esse tipo de assunto.
Prestar atenção em estratégias que são tendência para aumentar as vendas é um trabalho difícil e que requer muitos cuidados.
Caso você opte por colocar algumas dessas técnicas em prática ou se já utiliza alguma delas, ficaremos felizes se você compartilhar conosco sua opinião.
Um abraço e bom proveito na implementação do upsell para pet shops.