Nos últimos anos alguns pet shops cresceram consideravelmente devido ao aproveitamento de oportunidades e ações planejadas.
Se esse não foi o seu caso, fique tranquilo, pois nesse post vamos fornecer algumas dicas fantásticas para você planejar novas alternativas e alcançar o sucesso. Continue a leitura!
Planejando o sucesso do seu negócio
Antes de prosseguirmos, precisamos deixar claro que se você quiser mesmo superar a crise, ficar parado no tempo não vai adiantar. Com ou sem crise, é preciso se manter em movimento, sempre se atualizado e em busca de soluções criativas e lucrativas.
Pensar previamente nas ações sempre foi importante, mas em tempos de crise é essencial e pode determinar a diferença entre o fracasso e o sucesso de seu negócio. Comece então a colocar no papel o que você pretende alcançar com seu pet shop este ano.
Plano de Negócios para Pet Shop: Porque ter e como fazer
É preciso definir bem o objetivo e arquitetar todas as ações e iniciativas importantes para chegar à meta. Basicamente, esse planejamento precisa ir além da definição de orçamentos para as iniciativas.
É necessário pensar a estratégia de atuação do negócio levando em consideração as variáveis econômicas, por exemplo. Pontue o orçamento que será usado nos próximos meses, verifique o capital disponível, etc.
Você pode também começar pontuando os erros e acertos do ano anterior. O que poderia ter sido diferente? O que você vai fazer para não cometer os mesmos erros? Quanto aos acertos, cuide de aperfeiçoar a prática que levou a eles e usar a mesma essência para novas campanhas.
Estes aspectos podem dar o start em seu planejamento. Mas, para ajudar você ainda mais, vamos listar algumas dicas práticas para chegar aos resultados.
1. Preze pela execução
Ideias são ótimas, mas o que vale mesmo é a execução. Lembra que no início citamos que ficar parado de nada vai adiantar? Então, fazemos questão de ressaltar: Aja! Um plano escrito só serve como mapa. É preciso, acima de tudo, praticar o que se escreveu. Por isso, arregace as mangas e trabalhe duro pelo crescimento do seu pet shop.
2. Não faça tudo sozinho
Tudo bem, você pode ser o principal responsável pela empresa, mas não caia na besteira de querer fazer tudo sozinho. Envolva seu sócio, gerente, equipe. Para caminhar melhor na direção da meta, as pessoas precisam estar engajadas. Então cuide de ter uma comunicação clara, preparando sua equipe e mantendo todos alinhados e motivados para o sucesso.
3. Foque no cliente
Soa como clichê, mas não tem para onde fugir. Toda empresa existe para satisfazer pessoas. Você deve analisar se seu esforço maior está sendo nos processos ou no relacionamento. Empresas que se dedicam aos processos acabam afastando clientes, enquanto as que prezam o relacionamento conquistam fãs.
O que os clientes de hoje querem? Fidelização!
4. Aperfeiçoe o setor de vendas
Toda empresa que não vende está fadada ao fracasso. Isso é óbvio, mas muitas organizações pecam por não pensarem em vendas. Elas priorizam design, arrumação, variedade, tudo, menos o mais importante: vendas. Torne a experiência de compra única para seus clientes e você terá resultados fantásticos!
5. Planeje as promoções do ano
Fechando as dicas, aconselhamos que você comece a pensar previamente nas promoções do ano. Você pode iniciar pensando nas datas comemorativas, como páscoa e festa junina, mas também pensar em ofertas fora de época, como descontos em compras e planos de fidelidade. Ações como estas garantem excelente retorno se bem executadas.
Pratique essas dicas e eleve seu pet shop. Se restar alguma dúvida, fique a vontade para interagir nos comentários. Teremos o prazer de responder!