Guia da Administração para Pet Shop: do Treinamento à Estratégia

Bem-vindo ao artigo sobre administração e treinamento de funcionários em pet shops!

Neste artigo vamos falar especificamente sobre administração e gerenciamento da sua empresa, os seguintes tópicos serão abordados:

  • Como definir macro objetivos para sua pet shop;
  • Como escolher os indicadores corretos para ficar a par do gerenciamento;
  • Dicas de treinamento de funcionários da pet shop;
  • Exemplos de sistema de comissões que existem no mercado pet;
  • Articulando meta de vendas para sua empresa;
  • Como aplicar o gerenciamento de vales para funcionários;
  • E muito mais.

Quais são seus objetivos?

Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve, não é mesmo?

Alguma vez já você parou para pensar onde quer chegar com a sua empresa? Ou qual seu principal objetivo com o seu negócio?

Esta não é uma tarefa fácil, requer bastante concentração, mas se você sentir que esse é o momento, separe um tempo na sua rotina e se dedique.

Considere que é uma atividade que você precisa fazer sozinho, ou caso tenha sócios, faça junto com eles.

Ao iniciar a jornada atrás dos propósitos da empresa, a incerteza é muito comum. Sugerimos que vá anotando todos os pensamentos e conforme a consciência for chegando, você irá se dando por conta dos seus principais objetivos.

Não se esqueça que dinheiro é resultado, caso você seja tenha aberto sua empresa recentemente, não se preocupe por que mais cedo ou mais tarde irá chegar.

O ponto principal deste tópico é definir qual seu objetivo em relação a sua empresa? Esse é um assunto subjetivo, mas tem um papel importantíssimo para guiá-lo em relação às suas ações.

Por exemplo, vamos supor que um dos seus sonhos é ter uma grande pet shop, com diversos tipos de  serviços para seu clientes, grande variedade de produtos, parte veterinária completa e tudo mais.

Pronto, a partir de agora você tem um alvo. Quais as ações você fará esse ano para dar um passo, e chegar mais perto do seu objetivo?

Talvez com o dinheiro que sobrar no final do ano, uma ampliação na parte do banho e tosa, possibilitando a realização de mais banhos?

Talvez a contratação de uma nova veterinária?

Quem sabe seu objetivo seja ser a maior pet shop do seu bairro? Da sua cidade?

Talvez seu objetivo seja virar uma pet shop 24h, com a preocupação de sempre estar disponível para qualquer emergência que aconteça?

Tenha em mente “esse alvo” para que ele seja o norte para suas ações.

Perceba o impacto que irá causar no mundo. Por exemplo, caso você queira muito uma pet shop 24 horas e não existe nenhuma na sua cidade. Esse seu desejo de ser proprietário de uma empresa que funciona sem parar terá um grande significado na sua região.

Além de se tornar referência em sua cidade, você está dando a oportunidade para os cidadãos de salvar seus animais em algum momento de emergência.  

Ao definir um novo planejamento de crescimento em seu negócio, provavelmente você precisará contratar novos funcionários, e isso quer dizer que você estará tirando pessoas do desemprego ou talvez oferecendo para outras, uma oportunidade melhor em suas carreiras.

Com isso, você faz a roda da economia do nosso país girar. Geração de emprego, criação de novas rendas e também melhorando a qualidade de vida da sua comunidade.

Por isso, que esse tópico é tão interessante.

Quais são seus objetivos? Quem você irá influenciar? Qual mudança na sociedade você irá causar?

Último ponto sobre esse tópico: após a definição dos seus objetivos, é interessante contar para seu funcionários. Lembre-se sempre, funcionário empoderado é funcionário motivado.

Caso você venha fazer novas contratações, nós sugerimos contar para esses candidatos seus objetivos. É muito satisfatório para qualquer novo colaborador saber que irá fazer parte de algo com um objetivo maior.

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Indicadores de desempenho (KPIs): o que são?

Os indicadores chave de desempenho, conhecidos em inglês como Key Performance Indicator “KPIs”, são um conjunto de parâmetros para lhe ajudar na administração do seu negócio.

Eles são compostos por números, que em poucas linhas, refletem as informações de desempenho de toda a empresa.

Esse números devem ser analisados frequentemente, nossa sugestão é que seja quinzenalmente, uma no início do mês para verificar como foi o resultado do mês anterior, também para sugerir mudanças, e a outra quinze dias depois para fazer o acompanhamento e propor ações imediatas, com o intuito de cumprir a meta mensal.

Com essa análise de seus KPIs, você deve ser capaz de identificar quais áreas da sua empresa estão satisfatórias e quais precisam de atenção.

Por exemplo, vamos supor que um dos seus indicadores é o faturamento. Fazendo essa análise no meio do período, você terá um momento específico para sentar, olhar os números e criar uma projeção de como será o mês.

Caso as vendas estejam baixas, é hora de conversar com a equipe para criar soluções de como aumentá-las. E caso estejam altas, você pode relaxar e dedicar sua atenção aos outros parâmetros.

Durante essa análise, você pode chegar a conclusões como:

  • As vendas estão baixas e nas próximas semanas existe algum feriado. Você deve conversar com sua equipe e explicar que este feriado deverá ser postergado e que é preciso ter mais dedicação e entusiasmo.
  • O contrário também, as vendas estão boas, então vamos dar feriadão para todos os funcionários.
  • Caso as vendas estejam baixas, o que você pode fazer para alavancar até o final do mês? Alguma promoção? Talvez uma ação de marketing? Criação de algum pacote de serviços?

É importante frisar que estes dois momentos, tanto o do início do mês, quando o meio do mês, servem para que você pare todas as outras atividades operacionais e olhe como está a saúde da empresa.

A sugestão é que você, como proprietário(a) da empresa, fazer sua própria análise e em um segundo momento levar todos os indicadores para seus funcionários com o intuito de compartilhar essas informações.

Lembre-se que hoje em dia é muito importante dar a sua equipe esse empoderamento nas decisões. Compartilhar com os seus funcionários a situação real da empresa é de extrema importância e gera confiança.

Uma situação que acontece muitas vezes, é o proprietário(a) estar envolvido com tarefas administrativas e não acompanhar o que está acontecendo com os funcionários, que estão atendendo os clientes no dia a dia.

Ter um momento para conversar, propor e pedir sugestões de mudanças é muito importante.

Além de provavelmente descobrir quais os problemas estão acontecendo, ao conversar com seus funcionários você os motiva.

A motivação dos funcionários é um assunto muito importante para qualquer empresa de qualquer ramo ou porte.

Para o mercado pet, trabalhar com comissões, metas e com a liderança sob seus colaboradores é essencial. Caso você queria estudar, descobrir novas formas de treinamento de funcionários para pet shop e mais sobre esse assunto de forma específica, clique aqui e confira nosso artigo completo sobre como motivar funcionários e aumentar a produtividade na sua pet shop.

Como escolher os indicadores certos para sua empresa?

De uma forma geral, os indicadores de sucesso vão se repetir de empresa para empresa, porém você deve analisar quais os desses índices se encaixam melhor na sua.

Empresas em diferentes momentos possuem KPIs distintos, ou seja, pet shops em estágios iniciais tem indicadores desiguais das que estão há anos no mercado.

Na decisão de quais indicadores escolher, é interessante analisar o que a sua empresa faz de único em relação a concorrência e ao mercado.  

Por exemplo, você tem um foco específico em serviços veterinários, talvez seja mais interessante medir quantidade de serviços mês, ao invés de produtos mais vendidos.

A escolha dos KPIs também envolve quais os objetivos você deseja como empresa.

Vamos supor que você tem como ambição ser um grande hospital veterinário, os KPIs escolhidos devem refletir os números para que você se torne tal.

Exemplos para o Mercado Pet e como mensurar?

Número de novos clientes

Use esse indicador para conhecer seus novos clientes, aprender como eles descobriram sua pet shop e quais são seus interesses em geral, por exemplo, saber que um esse cliente é dono de três gatos, sendo assim um ótima oportunidade para sugerir serviços específicos.

A fidelização é muito importante, não adianta nada fazer milhares de clientes novos e perder os antigos. Você deve estar sempre buscando aumentar sua cartela de fregueses, adicionando-os a sua base atual. No nosso Manual sobre Fidelização de Clientes em Pet Shops, nós apresentamos dezenas de técnicas específicas para o mercado pet.

Aproveite a conversa com seu novo cliente e de forma sutil, peça suas informações, como celular (WhatsApp) e e-mail. Você pode usar para entrar em contato com ele mais tarde.

Para mensurar isso, é simples, você pode usar desde uma planilha de excel, quanto uma folha de papel que você anotar os novos clientes do mês.

Com esse KPI, você pode definir que deseja ter 50 novos clientes por mês, e para contabilizar na relação desses, só poderão ser os que você obteve telefone e e-mail para trabalhar a fidelização mais tarde. Um consumidor que entrou na loja, comprou uma ração e foi embora, não conta.

Número de clientes fixos

Saiba quem são seus clientes fixos, aqueles que faça chuva ou sol, entram na sua pet shop para comprar alimentos ou realizar serviços.

Perceba o aumento de clientes fixos conforme o tempo for passando, quantos clientes fiéis você tinha em janeiro e quantos tem agora? Aumentou ou diminuiu? O que você pode fazer em relação a isso?

Você pode obter essa informação anotando todas suas vendas e os clientes que a realizaram. Com isso, saberá quem são aqueles ativos, que frequentam sua loja mensalmente.

Renda fixa mensal

Analisando seus clientes fixos, qual a remuneração eles lhe dão por mês sem que você tenha que correr atrás dessas vendas? Quantos deles estão comprando seus pacotes de serviços e lhe dando dinheiro adiantado todo o mês?

Faturamento

Esse é um dos principais indicadores, o número que você deve estar sempre de olho. Teoricamente, o valor de faturamento deveria aumentar a todo mês, significando que a sua empresa está crescendo.

No entanto, deve se ter cuidado com meses sazonais, por exemplo, os meses de férias ou de inverno, que pode ocasionar numa quantidade de banhos reduzidas se você morar em algum estado que faz frio.

Como foi falado antes, a análise do valor de faturamento no final da primeira quinzena do mês lhe dá uma prévia de como o mês vai fechar. Nessa análise mensal é interessante propor medidas imediatas para aumentar as vendas, com por exemplo a criação de promoções ou realizar ligações ou mensagens de forma ativa para seus clientes.

Nível de satisfação dos seus clientes

Medir a satisfação dos seus clientes deveria ser o seu principal indicador. Uma pet shop com nível de satisfação alto automaticamente tem um aumento constante de faturamento.

Clientes felizes indicam sua empresa, realizando o trabalho do marketing de forma gratuita e confiável.

Você pode mensurar esse indicador, mandando mensagens para seus clientes após a realização de cada serviço. Por exemplo:

“Olá Fulano, hoje você fez um banho/vacina/etc aqui na nossa pet shop. Em uma escala de 0 a 10, o quanto você ficou satisfeito com nosso serviço?”

Lembre-se que após o recebimento da nota, é importante investigar os porquês de uma nota que você julgue não satisfatória.

Vamos supor que um cliente lhe deu nota cinco, é imprescindível perguntar o que faltou para aquela nota virar uma nota dez de uma forma gentil e educada. Você pode passar todas essas respostas para uma planilha de excel e gerar uma média mensal.

Quantidade de serviços realizados

Se você tem interesse em se tornar referência no mercado em determinado tipo de serviço, você pode mensurar se a quantidade desses serviços realizados está crescendo ou não.

Vamos supor que seja extremamente lucrativo para você realizar serviços do tipo banho.  Então, manter o controle da quantidade de banhos dados por mês é essencial.

Assim, quando as ações de marketing forem feitas para que amplie esse setor da sua pet shop, você pode comparar com os meses anteriores como uma forma de validação.

Principais produtos vendidos

Seus produtos mais vendidos são os aqueles que nunca podem faltar no seu estoque. Saber quais são é fundamental.

Note que esses produtos podem mudar conforme a época ou meses do ano. Com essa informação você estará preparado para o próximo inverno com os estoques corretos, por exemplo.

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Mantenha um históricos dos KPIs

Uma parte muito importante de todo esse processo é manter o histórico de tudo que está sendo medido. Com uma base de dados completa, a tomada de decisão fica mais fácil e tende a ser mais assertiva.

Após um ano de medições, é muito interessante olhar para a retrospectiva de 12 meses passados e ver dados como esses, por exemplo:

Essa análise é muito curiosa. Você consegue em poucos momentos verificar como foi o desempenho da empresa na amostra de um ano.

Analisar que em janeiro a quantidade de banhos ainda era baixa, mas com diversas mudanças e ações que você e sua equipe realizaram foi possível dobrar a quantidade dos serviços.

Com base nesses dados, você pode programar a ampliação da sua equipe. Esses tipos de indicadores são uma injeção de ânimo em você e na sua equipe.

Todavia, se os números não forem bons, é aquele momento de parar tudo e pensar de forma estratégica nas mudanças que devem ser feitas.

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Vamos fazer uma reunião?

A reunião é aquele momento em que você senta com seus sócios ou funcionários para conversar sobre a própria empresa.

Se sua empresa tem a cultura de ter reuniões chatas, quebre isso. Que tal fazer uma reunião com clima de café da manhã ou lanche da tarde? Ou até mesmo que tal ir até a padaria ao lado para conversar sobre alguns tópicos?

São nas reuniões que os objetivos são definidos e os problemas são debatidos.

Abaixo listamos uma série de encontros que podem ser feitos com você e seus funcionários, se achar interessante, escolha os que mais combinem com o estilo da sua empresa:

Reunião de virada de mês: encontro estratégico para verificar o financeiro e os indicadores de desempenho. Nessa reunião, deve-se verificar os indicadores e conversar sobre o que pode ser feito para melhorá-los ou caso o indicador esteja sendo batido há muitos meses seguidos, pode ser definido a nova meta. Essa reunião pode ser feita com todos os funcionários.

Reunião semanal de motivação: recomendamos  fazer segunda-feira pela manhã. Conversar sobre os objetivos e acontecimentos da semana e informar a todos as melhorias que precisam ser feitas.

Reunião semanal de feedback: conversar sobre o que aconteceu na semana é muito importante. Provavelmente, aconteceram situações com os clientes que você não quer que aconteça novamente, e esse é um bom momento para escutar os funcionários e ver o que está acontecendo.

Encontros diários: nada demorado, um minuto ou dois, conversar com os funcionários sobre algum item diário que entrou em promoção, lembrá-los de entrar em contato com os clientes para oferecer os produtos e serviços. É interessante realizar no período da manhã antes de iniciar o expediente.

Reunião de final de ano: momento muito bom para unir a equipe. O que você acha de fazer uma atividade fora do ambiente da empresa? Talvez um restaurante ou uma viagem para uma cidade vizinha? É um bom momento para gerar mais laços entre você e a equipe. Não se esqueça de fazer um apanhado geral de como foi o ano, e os objetivos para o próximo.

Consultorias e apoio sobre gestão

Grandes estudiosos falam que temos que ter humildade naquilo que não somos especialistas, e ao invés de investir horas e horas tentando nos capacitar, deveríamos contratar pessoas que são experts nesses assuntos que precisamos. Lembrando que umas das incumbencias de um líder é saber delegar tarefas.

Quais são os benefícios?

Um dos benefícios de contratar especialistas para analisar as áreas da empresa que estão com problema é se aproveitar do seu know-how e experiência.

Esse profissional que você irá contratar provavelmente já atendeu muitas pet shops com o mesmo problema e já deve possuir uma fórmula mágica para a solução.

Quando deve ser contratado e onde buscar?

O tempo certo de contratação varia conforme sua necessidade e dinheiro disponível para tal.

Por exemplo, você pode estar abrindo seu negócio e estar fazendo isso com a ajuda de um consultor especialista do mercado pet.

Ou então, você pode ter anos de casa e estar precisando de uma ajuda para um problema bem específico que possui em seu financeiro.

Em órgãos como SEBRAE, eles possuem muitas consultorias, até mesmo são gratuitas ou com o custo bem acessível.

Programas como o ALI (Agentes Locais da Inovação), você recebe assessoria por dois anos, com visitas a cada dois meses em sua empresa de um profissional capacitado que pode lhe ajudar muito.

Nossa sugestão é que você procure o SEBRAE do seu estado e veja quais os programas estão disponíveis no momento.

Para problemas específicos, nossa sugestão é procurar por assessorias por assunto. Por exemplo, vamos supor que você precise uma ajuda para melhorar a qualidade do seu financeiro. Você deve pesquisar sobre consultorias que sejam especialistas nesse setor.

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Treinamento de funcionários da pet shop

Em nossas consultorias vimos muitas pet shops que focam 100% dos esforços em seus clientes,  se esquecem de quem está diariamente sorrindo e trabalhando na empresa.

O que você sabe sobre seus colaboradores? Sabe há quanto tempo seus funcionários estão trabalhando com você?

Na administração do seu negócio é muito importante valorizar o seu colaborador. Para te ajudar, criamos a nossa check list de engajamento dos funcionários, e nela contém:

Celebração de aniversário.

Comemorar o aniversário de seus funcionários é de extrema importância. Além de ser um gesto de carinho, é algo que une a equipe e quebra a rotina muitas vezes estressante de trabalho. Muitas empresas gostam de comprar um pequeno bolo, com alguns comes e bebes para essa celebração.

Dependendo da quantidade dos seus funcionários é um hábito muito legal de você colocar em prática.

Outra boa ideia que algumas empresas praticam é dar um day off no dia do aniversário. Ou seja, o seu funcionário poderá curtir seu dia com um descanso.

Celebração de aniversário de empresa.

Se você está no mercado há alguns anos, provavelmente você deve ter colaboradores que estão com você há muitos anos. Você celebra as datas de aniversário que seu funcionário está completando dentro da empresa?

Para essa comemoração não é preciso grandes investimentos. Um abraço e um “obrigado por todo esses 5 tempo juntos” já são o suficiente.

Se você quiser enfeitar um pouco mais, pode recorrer a cartões e presentes. Um cartão bonito, com algumas palavras escritas à mão, elogiando e agradecendo o serviço prestado são de muito bom grado.

Saber os interesses pessoais com o intuito de propor crescimento nessas áreas.

Você conhece seus colaboradores a ponto de saber seus gostos pessoais? Sabia que você pode ter grandes gemas escondidas no seu ambiente de trabalho e não se dar por conta disso?

É muito comum ver empresas que possuem grandes ilustradores, fotógrafos, músicos, experts em internet, entre outras coisas e nunca saber disso.

Todas essas habilidades dos seus funcionários podem ser usadas para enriquecer sua própria empresa.

Conheça seu pessoal, incentive seus estudos nos gostos pessoais, a consequência é ter pessoas mais saudáveis e felizes dentro do ambiente de trabalho.

Aumento de salários ou geração de novas oportunidades financeiras.

Os aumentos de salários dados aos seus funcionários não vão além do dissídio?

Separe um tempo para fazer essa análise. Dinheiro é o resultado do nosso trabalho e todo mundo gosta de ganhar um pouco mais.

Além do aumento anual do dissídio, se sua empresa estiver crescendo, é aconselhável que você dê aumentos mais significativos para seus funcionários. Afinal, vocês estão juntos fazendo a empresa crescer.

Gerar novas oportunidades de ganhos financeiros é muito aconselhável. Estratégias como, metas, bonificação e atividades extras com recompensa financeira são muito bem-vindas.

Se você estiver interessado, montamos um artigo completo sobre metas de vendas e bonificação especializado em pet shops.

Atividades diferentes no ambiente de trabalho (reuniões com rango)

Usualmente, algumas pequenas mudanças como propor uma reunião matinal com café da manhã para todos é uma ótima atitude para gerar motivação e aprender um pouco mais sobre seus funcionários.

Use a criatividade para tornar o ambiente de trabalho de sua pet menos cansativo e mais divertido.

Muitas vezes, são pequenos atos que sustentam o engajamento dos funcionários, celebrações de aniversário e propor algumas atividades diferentes dentro da empresa, são o suficiente para ter o básico da energia e alegria carregada.

O importante é não esquecer que você tem pessoas trabalhando para você, muitas vezes ficamos tão focados no crescimento da empresa, e resolvendo problemas que nos esquecemos que temos outros seres humanos nos ajudando.

Por menor que seja o cargo dos seus colaboradores, fique ciente que são pessoas que acordam todos os dias pela manhã, muitas vezes enfrentando meios de locomoção horríveis para chegar ao local de trabalho, e dedicam anos de suas vidas para a realização dos seus sonhos como empresários.

Alguns pequenos atos de recompensa, podendo ser  financeira também, são muito importantes para manter a fidelidade dos seus colegas de trabalho.

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Você trabalha com comissionamento?

O comissionamento é uma arma de motivação. Todo mundo gosta de ganhar mais dinheiro, ofereça oportunidades do seu time ganhar mais.

Vamos a alguns exemplos de como o mercado trabalhar com comissões:

Médicos veterinários

Pet shops com parte veterinária usam comissões específicas para os serviços veterinários.

Para médicos veterinários que não forem funcionários da pet shop, eles são comissionados pelos medicamentos propostos nas consultas. Normalmente, essa comissão é maior do que para veterinários que são contratados pela pet. O intuito é ter uma relação boa com o veterinário e para também fidelizado na sua pet shop.

Banho e tosa

Para pet shops que possuem especialistas em groomer as comissões variam pelo título do profissional.

Pet Shops com público A, B e algumas vezes C, usam esse título para cobrar a mais pelos serviços, afinal de contas é um profissional capacitado e especialista na sua área.

Normalmente, esses profissionais têm marca e CNPJ próprios. E o serviço é pago meio a meio (metade para a loja e metade para o groomer).

Para funcionários contratados que não são especialistas, algumas pets trabalham com comissionamento baixo, muitas vezes simbólico ou também sem comissionamento.

Como a comissão é paga?

O Controle de comissão para não funcionários/terceiros, é feitos através de uma tabela de porcentagens. Pet shops que usam mais de um prestador de serviços criam essa tabela para que as contas fechem no final do mês.

O pagamento é feito em uma data específica para cada prestador. Os prestadores de finais de semana recebem na primeira quinzena do mês e os demais na segunda quinzena.

Comissionamento para produtos

Para produtos, o mais comum é a pet shop dar comissionamento para produtos que são possíveis trabalhar com uma margem mais folgada. Como pequenos pacotes de ração, mas principalmente medicamentos, mas isso também varia de acordo com a forma que venda foi realizada.

Se for venda consultiva é possível que a comissão seja diferenciada para quem atende o cliente e para quem que fecha a venda, caso não sejam a mesma pessoa.

Lembrando que, o responsável pela venda consultiva também é um grande fidelizador de clientes, então a comissão costuma ser maior.

Controle de Vales

Se você é empresário(a) há algum tempo, já deve ter se deparado com a situação dos seus funcionários lhe pedirem dinheiro do salário adiantado. Se você ainda não abriu seu negócio, se prepare, pois isso vai acontecer e muito.

Muitas pet shops trabalham com vale para funcionários e não tem nenhum problema nisso. Casos pontuais devem ser analisados, caso algum funcionário esteja pedindo grandes frações adiantadas e não recebendo nenhum salário no final do mês.

Nesses casos, os empresários(as) devem limitar um determinado valor para que não haja excessos.

Frequentemente, vemos empresas que tanto fornecem vales em forma de dinheiro quanto em  produtos. Onde o funcionário pode “comprar” os itens a venda na pet shop e ser descontado no final do mês junto com o salário.

As normas corretas do gerenciamento de vales indicam que ao funcionário receber um, ele deve assinar um recibo de confirmação de recebimento, e esse recibo deve ser passado para o contador responsável para que  seja cadastrado na folha de pagamento.

Este recibo é muito importante, pois é uma forma de registro da atividade. Vemos em muitos casos, empresas que fornecem vales para seus funcionários e no momento do pagamento do salário, os mesmos não se lembram e ficam em dúvida quanto a retirada dos valores.

No quesito de gerenciamento é interessante setar valores mínimos e máximos. Vales de R$20, R$30 devem ser evitados, pois acontece muitas vezes do funcionário estar “todo dia” pedindo quantias mínimas, acarretando num acúmulo de tarefas desnecessário.

Valor máximos também são interessantes, pois limitando os valores é como se você também fizesse o papel de educador financeiro para seus colaboradores.

Meta de vendas

Empresas que possuem vendedores e não possuem metas com certeza estão fazendo algo errado. As metas de vendas tem função de motivar e guiar seus vendedores.

Motivação: uma arma poderosa

Motivar? Sim, por quê por trás da meta sempre há uma premiação. E ao dar a oportunidade de seus funcionários ganharem mais dinheiro, é uma boa maneira para gerar maior engajamento.

Há quem fale que a motivação não deveria surgir pelo dinheiro e sim pelo trabalho em si.

No entanto,  levando isso para a realidade do mercado pet, aconselhamos, pois normalmente funcionários que trabalham no balcão das pet shops recebem salários mínimos e possuem jornadas difíceis de trabalho.

A motivação atua justamente na vontade de trabalhar, aumentando o potencial do seu time.

Uma equipe de vendas que bate metas, tem outro ânimo no trabalho. É uma equipe que está junta por um objetivo maior.

Pode ser difícil nos primeiros meses essa equipe se acostumar com a nova rotina, pois possivelmente, antes  estava na sua zona de conforto, trabalhando, cumprindo a carga horária e nada mais.

Mas, uma vez que metas são estipuladas o cenário muda.

Lembre-se das fases da mudança. Sempre que há uma mudança, a primeira reação é a negação. Então, talvez no primeiro mês sua equipe haja da mesma maneira que estão acostumados.

Você deve incentivar seus funcionários e lembrar-los que a meta foi setada e a empresa daqui por diante funcionará dessa maneira.

Após o período de negação vem a aceitação. E é quando a mudança vai ficando cada vez mais natural e parte da rotina da empresa.

Guiar: seu trabalho como líder

Guiar seus funcionários serve para mostrar o caminho que sua empresa quer trilhar.

Ano após ano, as metas devem ir aumentando, seguindo os índices de inflação inicialmente e também um pequeno aumento percentual da empresa.

Por exemplo: além do índice da inflação, você deve somar 5% estipulada. Esse aumento do percentual da empresa serve para sempre ir buscando crescimento e não só acompanhar o mercado.

No início do ano, o empresário deve mostrar para os funcionários como foram as vendas no ano anterior, mostrar os aumentos dos índices e discutir com os funcionários sobre as novas metas estipuladas.

Conforme for o planejamento estratégico, nesta mesma reunião deve ser conversado sobre demais objetivos que a pet shop possui.

Como por exemplo, quando a empresa atingir seus resultados estipulados pela meta,  aquisições de novas máquinas serão feitas, reforma e ampliação da loja, contratação de mais funcionários, e até mesmo aumento de salário da equipe e entre outros.

Deste modo, os colaboradores saberão os objetivos e onde o dinheiro será utilizado.

Lembre-se que isso faz parte do empoderamento dos funcionários. Eles são parte da sua empresa e devem ser escutados.

Se você está estimulado a estudar mais sobre vendas, confira nosso artigo completo sobre a estratégia de vendas Upsell e veja como você pode aplicar no seu negócio.

Treinamento de funcionários para pet shop

Um ser humano que continua vivo é um ser humano que continua estudando e aprendendo coisas novas. O quanto você e seus funcionários evoluem em matéria de conhecimento ano após anos?

  • Seu colaborador que trabalha no caixa, está aprendendo mais sobre financeiro? Técnicas objeção de vendas?
  • Seus vendedores, estão estudando as novas estratégias de vendas disponíveis no mercado?
  • Seus veterinários, estão se atualizando em relação às novas técnicas?

Você como empresário deve sempre estar incentivando e fornecendo materiais para que seus funcionários nunca deixem de evoluir.

Apesar do mercado pet não sofrer tanta influência tecnológica como em outros, ele está sempre a evoluir. E se capacitar é preciso.

Por exemplo, você e seus funcionários estão por dentro das novas tendências de alimentação natural que está a tona recentemente?

E sobre todas as polêmicas que a humanização dos pets tem causado no mercado?

Seus clientes provavelmente vão querer conversar sobre esses assuntos com você e sua equipe. Seu cliente irá se sentir muito melhor se você souber instruí-lo e argumentar com propriedade sobre os assuntos relacionados aos pets.

Na prática você pode indicar blogs do mercado pet e portais de notícias, como por exemplo:

Nossa equipe frequentemente expõe em grandes feiras do mercado pet pelo Brasil. E nós achamos incrível quando nossos clientes vem conversar conosco, geralmente eles estão acompanhados de toda a equipe, seja o pessoal do banho e tosa quando os veterinários.

A importância de continuar se atualizado nos assuntos do seu mercado é altíssima.

O proprietário da pet shop deve estar sempre propondo cursos e especializações para seus funcionários, seja cursos de venda, relacionamento, financeiro, novas técnicas para os veterinários, etc.

É importante olhar o lado dos funcionários por alguns instantes, e os que continuam estudando são mais felizes. O sentimento de estar evoluindo como ser humano deve estar presente em todos nós.

E consequentemente isso se refletirá na parte de fidelização de clientes pet shop.

Um funcionário não satisfeito, não irá sorrir para o cliente nem irá realizar seu trabalho com alegria. Você deve ter em seu ambiente de trabalho, pessoas que coloquem a energia para cima.

É trabalho do chefe propor a evolução dos seus colaboradores. Uma vez que seu funcionário aceita a oferta de emprego, ele está depositando nas mãos do empregador seu futuro.

Vou listar aqui, algumas das principais feiras pet do Brasil:

Essas feiras são de diferentes regiões do Brasil. Escolha a mais perto de você e vá com toda a sua equipe. Vocês voltarão revigorados, cheios de ideia e a fim de realizar boas mudanças.

Você deve disponibilizar cursos, livros, propor debates e reuniões para conversar sobre situações que ocorreram na empresa. Muitas vezes, só por debater com colegas mais experientes situações que aconteceram no dia a dia com os clientes já é uma forma de aprender mais.

Esses pequenos atos são de grande valia para o treinamento de funcionários para as pet shops.

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Comece agora a administrar sua pet shop

Como foi comentado e explicado durante o artigo, separar um tempo para administrar seu negócio é fundamental.

Uma pet shop pode crescer bastante sem preocupações de atividades administrativas, mas chega um determinado momento em que assumir essas responsabilidades se torna algo imprescindível.

Iniciando pelo objetivo que você deseja com seu negócio, definindo os indicadores, analisando as melhorias que você pode fazer em relação aos seus funcionários e após isso conversando com seus funcionários sobre os indicadores, já estará dando um grande passo na gestão do seu negócio.

Após tudo isso, continuar estudando, continuar com o treinamento dos funcionários para pet shop, participando de feiras e solicitar ajuda de alguma consultoria para questões mais avançadas em relação ao seu negócio, você estará com uma empresa muito mais estruturada, um verdadeiro negócio.

A melhoria é contínua. Sempre será necessário momentos de reflexão, olhar para sua empresa com uma visão mais crítica e com o pensamento de como você poderia melhorar seu negócio.

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Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado e qualquer dúvida é só entrar em contato com seu Consultor de Sucesso do Cliente ou postar aqui nos comentários.

Abraços e bom treinamento dos funcionários da sua pet shop!

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