Motive Funcionários e Aumente a Produtividade na sua Pet Shop

Vamos conversar sobre como motivar funcionários de pet shop. Ser empreendedor já é difícil. Agora, lidar com pessoas é uma tarefa pior ainda!

No mercado pet é muito mais complicado, existem além dos funcionários fixos, os chamados “freelas”. Isso deixa a vida do gestor um pouco mais transtornada, afinal você precisa ter sempre seu pessoal na palma da mão.

Durante este post, quero abordar algumas formas de minimizar essa dificuldade. Vou mostrar técnicas que eu utilizo para motivar as pessoas que trabalham comigo.

Ganhe a confiança

O relacionamento entre o empreendedor e o funcionário precisa ser próximo, você deve antes de tudo ganhar a confiança dele. Eu sempre digo que é preciso estar ao lado daquele que te ajuda a crescer. Logo, é importante essa proximidade, não precisa ser amigo de convidar para ir na sua casa.
Mas é interessante saber o que acontece na vida pessoal dele também. Afinal, quando se tem problemas extra-profissionais, o resultado normalmente diminui.

Tá Rodrigo, e como eu devo fazer esse acompanhamento para motivar funcionários de pet shop?
Primeiro de tudo, você precisa estar aberto a conhecer melhor essa pessoa. Dar um bom dia quando ela chega, perguntar como estão as coisas.
E o mais importante, se abrir para ela, falar como foi o seu dia com detalhes interessantes. Provavelmente, essa atitude vai gerar uma empatia grande entre vocês. Segundo, é muito importante mostrar a sua preocupação com as emoções dos funcionários. Esse tipo de atitude mostra que você está próximo e isso deixa ele mais confortável para te contar o que está acontecendo. Então, perguntar o que acontece na vida deles, pode motivar funcionários de pet shop.

Construa times

Toda empresa quer ter sucesso e conquistar os objetivos. Para facilitar isso, normalmente, sugiro sempre construir times. Isso significa que é preciso mostrar para quem trabalha com você que o objetivo é o mesmo.

motivar-funcionarios-de-pet-shop-times.jpeg

Preste atenção nas palavras deles com você, isso muda muita coisa. Vocês são uma parceria agora, um time e não uma relação entre patrão e empregado.

Tenho certeza que se ele sentir que está ao seu lado, ele vai trabalhar junto para que resultado seja alcançado. Existe forma melhor de motivar funcionários de pet shop?

Agora vocês são um time e miram o mesmo objetivo! Em empresas maiores, as equipes podem ser maiores, mas todos saberão o real motivo de estarem ali.

Dar voz às pessoas para motivar os funcionários de pet shop

Atualmente não existe mais aquela relação conturbada entre o empreendedor e seus colaboradores. As organizações deram voz para quem está na linha de frente e isso tem tido muito resultado. Vem de encontro com o conceito de times. Eles é que fazem as operações.

Logo os funcionários é que sabem o que pode ser melhorado. Deixe sempre um canal aberto para que eles possam opinar no dia a dia da pet shop.
Quanto mais ele se sentir envolvido no negócio, mais motivado seu funcionário estará. Por isso é importante ouvi-los. O principal mesmo, são as ideias que podem surgir.

Imagine o cenário de seu pet shop. O tosador está ali 8 horas por dia. Ele começa a notar que o rendimento pessoal está caindo. As tosas estão demorando mais do que deveria. Com essa informação, ele irá conversar contigo e vocês farão uma análise dos materiais que utilizam.

Nessa análise, é identificado um problema com a tesoura que ele utiliza, ela não está mais 100%.
Isso afeta diretamente o trabalho dele. Agora imagine que você não tenha a confiança dele, será que ele falaria que tem algum problema?
Quando o colaborador entende a própria importância, ele sabe que sua voz é fundamental.

Então, sempre que houver um problema, ele vai te reportar e juntos vocês vão resolver. Pense em quanto tempo ele perdeu usando uma tesoura sem fio? Quantos agendamentos poderiam ter sido feitos?

Quando passamos a ouvir quem trabalha conosco, economizamos muito. Mas principalmente, conseguimos motivar funcionários de pet shop.

CTA_GUIA_GESTAO_V2.jpeg

Reuniões para motivar funcionários de pet shop

Falamos sobre ganhar confiança, construir times e também dar voz às pessoas. Porém não dei muitas dicas de como fazer isso, e é o que eu vou fazer agora.

Ter uma agenda de reuniões com os colaboradores é a melhor saída para conseguir ter todos na sua mão. Existem 2 tipos de conversa que eu particularmente gosto muito: avaliação 360º e as chamadas one a one. Vou explicar melhor cada uma delas a partir de agora.

Avaliação 360º

Utilizada com equipes, a avaliação 360º também pode ser chamada de feedback 360º. Esse método é uma oportunidade de você medir como está o entrosamento do time. Funciona da seguinte forma:

1º Reúna as perguntas que você acha interessante avaliar com seus funcionários.

Um exemplo é “qual seu nível de satisfação na empresa” ou também “como você avalia a equipe de trabalho”. Essas perguntas tem que possibilitar a avaliação da empresa como um todo. Quem responde se autoavalia, avalia os colegas de equipe e também os superiores. É importante ressaltar que as respostas precisam ser sigilosas.

2º Passe o questionário para seus colaboradores, chame um por vez em uma sala e distribua as perguntas.

Deixe ele na sala sozinho por um tempo. O suficiente para responder às questões.Quando ele finalizar as respostas você recolhe o questionário.

3º Após todos responderem, inclusive você! Você precisa passar essa avaliação para os funcionários.

O ideal é juntar todas as avaliações dele em uma tabela e mostrar isso em uma reunião só entre vocês dois. Assim é possível debater a autoavaliação e também a avaliação dos colegas e gestores. Sempre com sigilo de quem passou o feedback.

Ok Rodrigo, mas que resultado isso pode me gerar? Com uma avaliação 360º é possível ter uma noção de como você enxerga a equipe e de como a equipe te enxerga. Mas também é possível avaliar como eles se auto avaliam. E o que a equipe acha de cada um dos colegas. Podendo assim ter um crescimento profissional bem bacana entre as pessoas do teu time.

One a One

Chegamos a reunião que eu particularmente mais gosto. Eu prefiro essa, pois sinto que isso pode motivar os funcionários de pet shop.
one a one ou 1 para 1, traduzindo para o português. São conversas mais reservadas. O foco é o estreitamento de laço entre o gestor e o colaborador.

Como funciona:

Você agenda sempre uma conversa com seu funcionário, pode ser semanalmente ou até mensalmente. O que importa mesmo é não deixar de realizar!
Na reunião você vai abordar pontos pessoais e profissionais com ele.

motivar-funcionarios-de-pet-shop-one-a-one.png

A ideia é deixar o pessoal a vontade para se abrir com problemas, sonhos e frustrações da vida. Sempre deixe o colaborador falar. Faça perguntas abertas para que ele responda com a maior sinceridade possível. Conforme a conversa for fluindo, você vai fazendo anotações relevantes para traçar metas com ele.

Um exemplo:

Ele está com problemas financeiros, te conta a história dele e você já passou por algo parecido. A primeira coisa é contar a sua história, isso vai fazer com que ele se abra mais. Depois, o foco é colocar uma meta para que ele consiga melhorar o lado financeiro.

Com isso, vocês sabem onde está o problema motivacional dele. Ele confia em você para ajudá-lo a resolver.Tenho certeza que depois que fizer a primeira, as próximas serão muito mais legais, pois existirá confiança entre vocês. Faça esse acompanhamento pelo menos uma vez por mês, isso mostra o seu interesse nos problemas dele.

Resultados

Tenho praticado muito no meu dia a dia esses métodos motivacionais. Acho legal compartilhar com vocês algumas mudanças que aconteceram nos últimos tempos. Gosto de deixar a one a one marcada para toda terça-feira. Meu encontro com os colaboradores é sempre semanal.

No início era um pouco complicado, eles demoravam a confiar em mim e se abrir completamente. Mas o tempo foi passando e eles começaram a entender que esse bate papo ajudava no desempenho deles. Sempre quando vou para uma reunião com um colaborador, eu tenho anotado o que falamos na última. Também anoto todos os objetivos de vida dele, seja pessoal ou profissional. E não esqueço dos problemas que ele enfrenta.
Com isso, eles também já vem preparados para a conversa, sabendo o que vamos falar.

É quase como ser um psicólogo, você não tem o estudo, mas sabe ouvir! Na maioria das vezes, o que pode motivar funcionários de pet shop é somente deixar eles falarem. Com isso, vão sentir mais confiança no trabalho, e saber que pode contar sempre com você.

O mais importante, eles saberão que será ouvido e que o papo é sempre limpo entre vocês. Aqui na empresa isso resultou em um aumento de 45% na produtividade dos colaboradores. Faça o teste aí e depois me diga: qual foi o percentual de aumento na produtividade do seu pet shop?

Muito obrigado pela atenção e espero que você consiga motivar os funcionários da sua pet shop com essas dicas!

html_content (2).jpeg

Gostou? Compartilhe!

Se inscreva em nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do nosso blog!