Marketing veterinário, veja como funciona na prática
Hoje o nosso conteúdo é um pouco diferente, e você já vai entender o porque. Iremos te contar um história de como o marketing veterinário ajudou uma clínica a se reposicionar no mercado.
Conheça a Pegadas Pet Shop e Veterinária
A empresa localizada no Rio de Janeiro foi inaugurada em Fevereiro de 2008 e categorizada como pequena empresa.
Ela oferecia aos consumidores venda de produtos para animais como rações, medicamentos, acessórios para animais de companhia, prestação de serviços, como: veterinários através de consultório como vacinas, curativos, exames laboratoriais; e banho e tosa, ou seja serviços de estética animal.
Em junho de 2017, 9 anos depois, a empresa obteve o pior faturamento bruto mensal de sua história. O fato chamou a atenção dos gestores que confirmaram a hipótese após analise do sistema financeiro do último ano.
E nesse momento o macro ambiente brasileiro demostrava fortes indícios de uma crise econômica grave. Como são variáveis incontroláveis, decidiu-se analisar o mercado de atuação concomitantemente com o micro ambiente empresarial.
Naturalmente, motivados pela franco crescimento do mercado pet, muitos empreendedores desenvolveram negócios no setor, ao redor do Pegadas.
Em um mercado extremamente competitivo, a tendência é a diminuição do lucro das empresa que não possuírem um magnífico diferencial.
Com isso, analisando a empresa, foi constatado um problema gerencial, a falha na comunicação e posicionamento da marca para o seu público-alvo.
Mas, como isso funciona na prática?
A fachada da loja trazia apenas o nome da marca e se Localiza em um espaço de passagem constante de transeuntes.
Entretanto, os possíveis clientes não sabiam que era uma Veterinária e/ou Pet Shop, apenas quando chegavam perto da fachada ou por intermédio de indicações de amigos.
Portanto, realizei uma pesquisa com os seguintes objetivos:
- Definir a Jornada do Cliente
- Como os clientes chegam até a loja?
- Que meios utilizam para conhecer a empresa?
- Quando percebem a necessidade de consumo ?
E um objetivo secundário:
- Desenvolver o Mapa de Empatia – O que o cliente fala, escuta e sugere a empresa.
Para chegar ao resultado utilizei a seguinte metodologia:
Através do sistema percebi que 57% cadastrados tinham entrado na empresa por causa da fachada, 39% por indicação e 4% pela internet.
O próximo passo foi realizar 40 entrevistas pessoalmente com os clientes que entravam na loja.
Para isso, utilizamos o seguinte formulário:
Através deste estudo, se tornou ainda mais claro a importância da comunicação com os consumidores, e se mostrou essencial para os objetivos do modelo de negócio vigente.
Ao colocar o usuário no centro do universo da marca, extraí informações relevantes e escolhi mudar a marca Pegadas.
Pensando em otimizar as estratégicas teóricas do conceito de branding, decidi construir do zero uma nova marca.
Acreditando que a mudança contribui gradativamente em soluções práticas de posicionamento ao publico-alvo da empresa.
Pautado por teorias e dados valiosos, iniciei o projeto da nova marca, nomeada: PETeco Espaço Veterinário.
A composição gráfica da marca, slogan está contido nesse artigo. A primeira etapa do planejamento, com a nova fachada:
O que esperamos agora…
Estima-se gerenciar a nova marca com novas pesquisas mensurando algumas variáveis como: análises financeiras (antes e depois da mudança), percepção dos usuários no decorrer da evolução do plano de marketing.
Estou à disposição para eventuais dúvidas. Muito obrigado e vamos juntos!
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