Brindes e Fidelização: Ideias para Pet Shops e Clínicas Veterinárias

Oferecer brindes aos clientes, além de mostrar que seu pet shop ou clínica veterinária é atenciosa e cuidadosa (qualidades procuradas pelos clientes), são uma ótima forma de destacar a sua empresa da concorrência.

Neste artigo, vamos dar algumas ideias de brindes para você escolher as opções que mais combinam com a realidade do seu Pet Shop / Clínica Veterinária e fidelizar seus clientes!

Por que investir em Fidelização?

É comum gestores e empreendedores pensarem que não vale a pena investir dinheiro em brindes ou em outras ações para fidelizar os clientes, afinal, são clientes que já conhecem e compram produtos / serviços da clínica veterinária ou pet shop. Preferindo destinar esses recursos em anúncios, divulgação e em outras estratégias para atrair novos consumidores.

Sabemos que aumentar a clientela é sempre bom, mas, pesquisas indicam que o investimento necessário para captar um novo cliente é de 10 a 50x mais alto do que para manter um antigo.

Por isso, uma das formas mais baratas e eficientes de aumentar as vendas e garantir a lucratividade do negócio é investindo na fidelização dos clientes que você já tem!

Fortalecer o Relacionamento com Cliente

Veja benefícios de trabalhar a fidelização fortalecendo o relacionamento com o cliente:

Marketing boca a boca

Clientes satisfeitos irão indicar sua empresa, aumentando sua base de clientes sem custo algum.

Ciclo de vida dos clientes

Quanto mais tempo um cliente fica na sua base, mais tempo ele investirá na sua empresa comprando produtos e serviços.

Isso significa um aumento contínuo dos seus lucros, que crescerão à medida que você fidelizar mais pessoas.

Mostrar valor ao cliente

Atenção: As pessoas não compram serviços, elas compram experiências e encantamento. 

A sua clínica veterinária ou pet shop pode proporcionar essa sensação ao cliente através de ações simples, como mostrar que lembrou de um aniversário, que está na hora de renovar a vacina / antipulgas do pet, dar um presente de boas-vindas, etc.

Custo-benefício

Antes de um cliente novo entrar em contato e comprar da sua empresa, ele precisa ouvir falar dela. Essa divulgação pode ser através de campanhas de marketing ou de uma base de clientes fidelizados.

Ao investir no relacionamento, você ganhará essa base de clientes 'marketeiros', que vão ajudar a difundir gratuitamente sua clínica veterinária ou pet shop.

 

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Agora que você já sabe que investir no relacionamento com o cliente é importante, vamos falar sobre brindes e como usar essa estratégia para fidelizar os clientes!

Como escolher brindes?

Se você buscar 'brindes' na internet, vai se deparar com muitas opções, mas, será que todas são interessantes para sua empresa?

Para decidir qual brinde é a melhor opção, é preciso ter em mente o objetivo da ação:

Você quer...

1# Oferecer uma experiência especial ao cliente

2# Fazê-lo se lembrar da empresa

Se você deseja oferecer uma boa experiência, é preciso ser criterioso para não presentear o cliente com algo que ele não irá usar.

Se o brinde ficar parado no armário, ou pior, se for jogado fora, ele não vai gerar o segundo objetivo: Fazer o cliente lembrar da empresa.

Conhecer os hábitos do cliente é importante para entender quais brindes fazem sentido ou não, veja um exemplo:

Se o seu pet shop atende muitos cães para banho e tosa, dar uma pequena amostra do perfume pode ser uma ideia interessante. O tutor provavelmente valoriza que o pet esteja cheiroso, assim, quando o perfume do pet sair, ele poderá reforçar em casa.

É uma atitude carinhosa e um lembrete constante do seu banho e tosa, aumentando a percepção de valor do serviço (pois o cliente sentirá mais tempo o "efeito" que estava buscando).

Além disso, tem baixo custo e é algo que ele não encontrará em outro estabelecimento.

Fórmula de Sucesso do Brinde:

Tenha em mente os 3 itens abaixo para definir seus brindes:

1# Alta Probabilidade de Fidelização

2# Diferencial Competitivo no Mercado Pet (no exemplo do perfume, traz destaque ao Banho e Tosa, serviço altamente concorrido)

3# Baixo Custo para o Negócio

Quando a sua escolha contemplar esses 3 critérios, você tomou a decisão certa!

Brindes para Pet Shop e Clínica Veterinária

Agora que você descobriu como fazer boas escolhas, veja ideias para sua clínica veterinária ou pet shop.

Petiscos

Os petiscos são ótimos brindes e você pode imprimir cartões para entregar junto.

Escolha embalagens práticas e seja estratégico: aproveite para dar saída em itens que você deseja escoar no estoque ou para apresentar produtos que deseja emplacar nas vendas.

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Enfeites para pets

Enfeites para animais de estimação são itens que a maioria dos tutores adora!

Pense em bandanas para o cliente do banho e tosa, já para as clínicas veterinárias, uma ideia é presentear o pet que realizou castração com uma roupinha.

Dica: Personalize os enfeites com a identidade da sua empresa.

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Chaveiro

Apesar de útil, não é nenhuma inovação, mas você pode usar a criatividade para conectar essa ação com os pets.

Dica 1: Escolha datas especiais, como o aniversário do pet, e presenteie os tutores com chaveiros personalizados.

Atenção: Preze por um presente bonito para que seu cliente use de verdade. Como já falamos, seja estratégico!

É preferível não oferecer alguns tipos de brindes para todo e qualquer cliente, do que entregar algo feio e sem qualidade. Afinal, você terá custos para produzir esses brindes e acabará somente desperdiçando recursos sem atingir os objetivos.

Dica 2: Para reduzir custos com a personalização, ofereça esse brinde somente aos clientes assíduos ou para aqueles com ticket mais alto.

Após identificar esses clientes na base, personalize o mimo com o nome do animal, data do aniversário e, claro, a marca da sua empresa.

Cata-caca

Se muitos dos seus clientes forem tutores de cachorros, você pode pensar em brindes como o ‘cata-caca’ (dispenser que funciona como um porta saco plástico para colher as fezes), é um presente super útil que certamente não será jogado fora.

Hoje em dia existem ‘cata-cacas’ de diversos formatos e modelos, alguns vêm com uma espécie de gancho para o tutor colocá-lo em seu chaveiro ou prendê-lo na roupa quando for passear com o pet, fazendo seu brinde ainda mais útil e “usável”.

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Lembrando: Seja estratégico! Ao presentear seu cliente avise que o item funciona como um refil, para que quando o rolo de saquinhos plásticos acabar, ele comprar a reposição no seu pet shop.

Porta documentos

É comum os clientes de clínicas veterinárias saírem das consultas com requisições, cópias de exames, receita de remédios, entre outros papéis, e muitas vezes o tutor não tem onde guardar esses documentos, que podem acabar se perdendo ou amassando dentro da bolsa.

Uma ideia para deixar a vida deles mais prática, é presenteá-los com uma pasta personalizada com a identidade da sua empresa.

Com esse brinde, o cliente poderá guardar todo histórico clínico do pet: as requisições, o cartão de vacinação, exames e quaisquer outros documentos que desejar.

Uma forma simples de conectar a sua marca ao cuidado constante com o pet.

Serviços

Quando falamos em brindes é comum pensarmos em produtos (como os citados acima), mas, que tal oferecer serviços aos clientes?

Dica: No primeiro banho, você pode oferecer uma hidratação gratuita para os pêlos, ou então, na primeira consulta, você pode oferecer um corte de unhas gratuito. Use sua criatividade!

A vantagem de oferecer serviços como brinde é que, além de ser uma atitude gentil, você apresenta ao cliente outros serviços do seu pet shop ou clínica veterinária, aumentando as possibilidades de ele contratar sua empresa mais vezes e para serviços diferentes dos que buscou no princípio. Estratégia dupla de fidelização!

Excesso no Estoque

Como falamos anteriormente, na hora de oferecer brindes, o ideal é oferecer produtos que estejam em excesso no estoque.

Para isso, é fundamental que você faça revisões constantes no estoque, assim, você evita perder produtos por vencimento e se previne das avarias que podem acontecer quando um item fica muito tempo “abandonado” na prateleira.

Transformar esses itens em brindes é uma ótima forma de dar saída aos produtos e, ao mesmo tempo, fidelizar a clientela!

COMO FAZER O CONTROLE DE ESTOQUE

Gostou das ideias?

Não esqueça de ser estratégico nas ações para fidelizar os clientes da sua Clínica Veterinária ou Pet Shop!

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