Uma maneira muito eficiente de aumentar a receita do seu negócio e que está em constante crescimento são as redes sociais.
Através delas você pode impulsionar o seu empreendimento e alcançar objetivos financeiros.
Ter fanpages, por exemplo, é gratuito, ajuda a divulgar seu serviço, encontrar novos clientes e fidelizar os atuais.
Para começar você deve saber o que deseja com uma estratégia desse tipo.
Aumentar o número de pessoas falando sobre meu negócio? Atrair consumidores para o seu site? Ser reconhecido como autoridade no assunto do seu segmento?
Nesse post vamos mostrar algumas práticas em redes sociais que vão ampliar o faturamento da sua Pet Shop e alcançar os objetivos que forem traçados.
Confira!
Como utilizar o Facebook
Um quarto dos brasileiros possui perfil na maior rede social do mundo. Isso se torna um atrativo enorme para todos os empreendimentos do mercado. Conseguir captar parte dessas pessoas para o seu negócio pode refletir num aumento significativo de faturamento.
Mas o que você deve fazer para utilizar da melhor forma possível o Facebook?
Antes de tudo você deve criar sua fanpage, página oficial do seu Pet Shop. Funciona como um perfil social, mas você somente irá utilizá-la para publicações relacionadas ao seu serviço.
Para começar você deve ter uma audiência mínima, então convide todos os seus amigos do perfil particular para curtirem a página da sua Pet Shop. Dessa forma você vai ter um ponto de partida mais satisfatório.
Feito isso você deve estabelecer quem quer atingir.
Qual o perfil do seu público-alvo? O que ele busca?
Crie conteúdos que se encaixem com o que seu consumidor procura. Poste algumas dicas, curiosidades do mundo animal, informações úteis relacionadas ao segmento entre outras coisas que tenham conexão ao tema de Pet Shops.
Um fator a ser considerado na sua forma de utilização do Facebook é a periodicidade com que as publicações são feitas.
Não postar é um problema, pois você cai no esquecimento dos consumidores.
Por outro lado postar demais também pode não ser a melhor forma de utilizar a rede. Não se torne um chato na timeline do seu público. Atue de forma atraente e não de forma demasiada.
Outra boa dica é estar atento a conteúdos gerados que se relacionam com o que sua Pet Shop oferece. Assim você tem uma boa fonte de assuntos que podem ser abordados nas suas publicações e também vai estar por dentro das novidades do segmento.
Siga, por exemplo, páginas de conteúdo pet, novidades do mundo veterinário, curiosidades.
Utilize nas publicações uma foto junto ao texto.
Elas geram maior interesse e ajudam a atrair a atenção das pessoas que visualizam seu post. Cuide para inserir imagens com qualidade, que passem credibilidade do serviço que você oferece.
Crie algumas características pessoais no conteúdo. Isso pode falar mais sobre a identidade do seu empreendimento.
Essas são algumas dicas para extrair o máximo de benefícios que o Facebook pode lhe dar. A utilização correta desta plataforma pode gerar resultados muito positivos sob a ótica financeira.
Como utilizar o Twitter
O twitter é uma plataforma de mensagens curtas onde milhões de usuários podem se tornar referência em alguns assuntos.
Isso é alcançado gerando conteúdos relevantes e objetivos aos seguidores da sua página.
Por exemplo, se seu Pet Shop estiver sempre dando dicas de como alimentar e cuidar da saúde de pets como cachorros e gatos, possivelmente aqueles que o seguem no Twitter irão lhe procurar para contratar serviços relacionados a este tema.
Publique informações úteis.
A conexão entre o conteúdo gerado e a sua Pet Shop irá trazer um aumento de procura pelo seu serviço.
O número de postagens no Twitter pode ser maior que no Facebook, uma vez que as mensagens não são tão longas. Nesta plataforma você não corre o risco de se tornar um chato na timeline do seu público, pois o intuito é justamente trazer informações, diferente do Facebook onde muitas pessoas utilizam de formas variadas como, lazer, humor, entre outros.
Estar atento a outras páginas que criam conteúdos relacionados ao seu é muito importante.
Uma característica muito usada nesta plataforma é o retweet ou RT.
Isso é utilizado quando você deseja repassar a informação que foi dada por outra pessoa, ou página. Se você encontrar navegando pelo Twitter algo que seja relevante ao seu público, vale a pena fazer um Retweet.
Outra característica dessa plataforma é a limitação no número de caracteres que você pode usar na mensagem. Quando a publicação tiver algum link para direcionar a outro conteúdo é bem provável que a url tradicional seja grande e cause problemas pela limitação que existe.
Uma boa maneira de solucionar isso é usar serviços de encurtador de link, como o http://bit.ly/.
Essas são algumas características e benefícios que o Twitter oferece. Utilize essa plataforma de forma correta e agregue valor ao seu Pet Shop.
Mensure o faturamento para comprovar os resultados positivos após a implementação de estratégias com o Twitter.
Como utilizar o Instagram
O Instagram conta hoje com mais de 300 milhões de usuários no mundo. É uma rede social que oferece um apelo visual muito grande. Isso pode ser explorado pelo mercado de Pet Shops, uma vez que fotos e vídeos de animais estão em alta. O nível de engajamento com esse tipo de material é grande e pode trazer resultados positivos.
Utilize câmeras fotográficas ou smartphones com boa resolução para fotos e registre os pets atendidos na sua loja. Peça autorização aos donos e compartilhe no Instagram. Você pode também compartilhar fotos e vídeos de outras pessoas e páginas.
O Instagram conta com uma particularidade, ressaltada por uma pesquisa realizada pelo Scup. O melhor horário para se publicar nesta rede social é entre 17 e 18h em dias de semana e entre 13 e 18h aos finais de semana.
Outro fator relevante é a possibilidade de trabalhar com as #hashtags. Utilize-as após o texto de legenda para caracterizar o seu conteúdo. Elas também formam um banco de imagens, com todas as outras compartilhadas com a mesma hashtag, podendo ser acessadas posteriormente.
Como utilizar o Foursquare
O Foursquare permite que milhões de usuários procurem por estabelecimentos específicos, de algum segmento, ou próximos a ele. Uma boa maneira de ser encontrado pelo seu público é estar presente no Foursquare.
Registre seu estabelecimento na plataforma.
Fale sobre seu serviço e quais os benefícios de ser um consumidor do seu empreendimento.
O Foursquare trabalha com avaliações e status dos negócios cadastrados.
Os clientes podem atribuir notas a sua Pet Shop.
Também podem fazer comentários em relação ao serviço prestado. Isso é um fator determinante para que outros clientes que buscam por serviços de Pet Shops sintam-se confiantes em contratá-lo.
Convide seus clientes a realizar check-ins na sua loja.
Isso aumenta sua avaliação dentro da plataforma.
Como utilizar o Youtube
Apesar de não ser uma rede social, o Youtube oferece boas oportunidades de você mostrar mais o seu Pet Shop e sua identidade.
Você pode fazer um vídeo mostrando o interior da sua loja e como ela é organizada, limpa e pronta para receber os pets dos seus clientes. Pode compartilhar banhos e tosas, mostrando carinho e cuidado na hora de prestar este tipo de serviço.
Esse tipo de material em vídeo é muito legal, pois gera mais conhecimento sobre o seu negócio e dá confiança ao cliente na hora de contratar o seu serviço.
Enfim, executar uma boa estratégia de redes sociais pode ser fundamental para conseguir objetivos financeiros. Com o avanço dessas plataformas é cada vez mais indicado a todo empreendedor participar ativamente deste ambiente.
Ampliar seu faturamento está diretamente ligado a fazer uma boa divulgação do mesmo.
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