Está em busca de novas ideias para atualizar suas estratégias de vendas? Sabemos que muitos distribuidores do mercado pet estão em constante atualização para aumentarem a eficácia das negociações. E se este é o seu caso, nosso conteúdo é para você!
Hoje, o mercado de produtos pet do Brasil já é o segundo maior do mundo, de acordo com levantamento recente do Euromonitor International, o país representa 6,4% do setor global, atrás somente dos Estados Unidos, que detém 50% do segmento.
É importante entender também que o avanço do mercado pet brasileiro não só está relacionado às estratégias de vendas, como também às mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros. Cada vez mais lares têm aberto suas portas para os animais.
Nesse sentido, abordamos sugestões para você que quer aproveitar as oportunidades com estratégias de vendas ainda mais eficazes.
As dicas serão fundamentais para sua distribuição de produtos e ajudarão você a tornar os negócios ainda mais competitivos, enquanto consegue superar todas as metas e ampliar sua atuação no mercado. Continue a leitura e confira!
Vá além com suas estratégias de vendas!
É importante saber quais as melhores estratégias de vendas para trabalhar. Por isso, se você está buscando se atualizar agora, tem mais chances de conseguir aumentar o faturamento, sem precisar aumentar os preços, mantendo assim um bom posicionamento frente aos clientes que também estão encarando dificuldades.
Listamos aqui tudo o que você precisa fazer para ir além com suas estratégias de vendas e alcançar muito sucesso frente às oportunidades do mercado pet.
Para começar: dê valor à confiança dos clientes
Este já é um conselho considerado “batido” quando o assunto é vendas, mas não deve ser ignorado. Seja ao buscar novos clientes, ou ao manter o bom relacionamento com os atuais: dê valor à confiança.
Afinal, uma vez que você fideliza clientes, garante as compras regulares e também terá mais facilidade para apresentá-los a lançamentos e novidades do seu portfólio.
Buscar novos clientes é muito importante neste momento, pois só assim você conseguirá visualizar se as estratégias de vendas que está trabalhando são eficazes ou não, e o que é necessário mudar para que alcance bons resultados.
Logo, não hesite em contatar novas pet shops ou clínicas ao seu redor. Todo estabelecimento é uma oportunidade de portas abertas para você prosperar com suas estratégias de vendas.
Com novas parcerias e ao atendê-las com máxima assertividade, você conquista a confiança e assim fica ainda mais fácil movimentar o faturamento. Agora, vamos às dicas para suas estratégias de vendas!
Conheça estratégias para vendas ainda mais eficazes
Vá além dos pedidos e gerenciamento de estoque! Compartilhamos aqui informações importantes, alinhadas com o mercado, que merecem sua atenção neste momento de atualização das estratégias de vendas.
Treine os lojistas a respeito dos seus produtos
Não adianta levar ao mercado os lançamentos mais inovadores se, ao recebê-los, os lojistas não souberem utilizar todos os argumentos e vantagens nas suas vendas.
Sendo assim, vale a pena instruí-los sobre os principais diferenciais de suas soluções, principalmente das novidades. Além disso, apontar formas de valorizar os produtos no Ponto de Venda irá contribuir diretamente com as vendas.
Veja algumas estratégias compartilhadas pelo Sebrae que fazem a diferença no treinamento dos lojistas e no impacto dos produtos no Ponto de Venda:
- Expor na vitrine o mix de produtos comercializados na loja, disponíveis em estoque;
- E ainda, ao compor a vitrine, escolher somente três ou quatro cores, para evitar que ela fique visualmente poluída;
- Posicioná-los abaixo da linha da visão (1,60m do piso da vitrine), pois é nesta altura que ocorre a maior percepção dos clientes;
- A iluminação branca deixa o ambiente mais claro e, desta forma, aumenta a visibilidade do produto e chances de venda;
- Para que o produto tenha ainda mais destaque, ele deve ser posicionado a cerca de 1,5m da entrada da loja, e, de preferência, do lado direito, pois esta área tem maior atração visual;
- O excesso de informação, imagens e escrita deve ser evitado nas peças de divulgação. Por isso, é mais assertivo instruir os vendedores a transmitirem os diferenciais do produto verbalmente aos clientes que pedirem por mais informações.
Prepare e valorize também a equipe de vendas
Sua equipe precisa estar preparada e motivada para colocar as estratégias de vendas em prática.
Então, reserve um tempo para realizar treinamentos e apresentar seus objetivos e incentivos ao time.
As pessoas do negócio são fundamentais para que os resultados estimados sejam alcançados.
Tenha total controle do estoque
Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com suas estratégias de vendas, mas o controle do estoque é fundamental para não atrasar a entrega de produtos aos clientes e evitar erros.
Para isso, é importante contar com ferramentas tecnológicas, que otimizem sua gestão e pedidos por meio de sistemas eficientes.
Assim, você terá uma melhor visualização da quantidade de mercadorias disponíveis e se antecipa às demandas, garantindo o estoque para atender todas as necessidades dos clientes com agilidade e não perder vendas.
Possibilite diferentes opções para pagamentos
Facilitar é a palavra da vez quando o assunto são estratégias de vendas. Então, que tal contribuir com a tomada de decisão do seu cliente? Ao oferecer diferentes formas de pagamento, evita atrasos no recebimento e até mesmo riscos de inadimplência.
Prazos, parcelamentos, mais canais de compra e venda, tudo isso não só facilitará a rotina dos clientes, como a sua gestão também!
Invista na divulgação
Não deixe de investir no seu marketing, pois só quem é visto, é lembrado. As estratégias de vendas tornam-se mais efetivas quando seus compradores têm maior lembrança da sua empresa.
Para isso, utilize não só a comunicação off-line, como o universo digital também. Leve seu conteúdo e produtos à frente por meio das redes sociais, blogs, campanhas no Google Adwords, entre outras ações.
Aqui podemos também trazer um ponto para reflexão importante: seus clientes e clientes em potencial encontram seus produtos apenas no ambiente off-line? Ou também conseguem verificar a disponibilidade de mercadorias de forma online?
E que tal uma campanha promocional?
Esta estratégia de venda deve ser inserida no seu dia a dia. Afinal, ações promocionais farão com que os consumidores conheçam melhor os produtos, e as chances de adquiri-los aumentam!
Isso porque, esta assertiva divulgação exige muito planejamento e dedicação, mas contribui diretamente com o sucesso das vendas e aumento da visibilidade e preferência dos produtos.
Hoje uma campanha promocional pode ser realizada tanto online, com ainda mais facilidade e alcançando públicos maiores, como também off-line, nos canais tradicionais.
Neste manual de como elaborar campanhas promocionais do Sebrae, estão todas as informações que você precisa para criar a sua de forma muito eficaz.
Hora de colocar as estratégias de vendas em prática!
Para concluir, agora que você já conferiu algumas estratégias de vendas, é hora de colocá-las em prática.
Com as informações compartilhadas aqui, esperamos que você atinja mais clientes, assim como, consiga incentivar sua equipe a expandir as possibilidades de negócios.
Tudo isso refletirá em mais lucratividade para sua empresa, pois uma vez que seu negócio passa a atender pet shops e clínicas com estas estratégias de vendas, o crescimento vem.
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