Dicas para a Gestão de Clínicas Veterinárias

Com o crescimento do mercado pet surge a necessidade de padronizar os processos, não somente para que o empreendedor possa simplificar sua rotina e deixar a gestão mais eficiente, mas para que a experiência do consumidor final seja de excelência.

Planejar, organizar, dirigir e controlar todos os processos, pode ser uma tarefa difícil, mas essa padronização na gestão de clínicas veterinárias tornou-se imprescindível para alcançar os resultados desejados. O mercado está em constante evolução e mutação e as empresas que não aderirem a novas formas de gerir o negócio, terão dificuldades à curto, médio e longo prazo.

Veja dicas para uma gestão eficiente e produtiva em clínicas veterinárias:

Atualização de Mercado

A busca por aprendizado pode trazer resultados imensuráveis ao seu negócio. O segredo é seguir aprendendo, todos os dias, melhores formas de conduzir sua empresa.

  • Conversar com outros empreendedores, clientes e profissionais do ramo pode ajudar na efetividade do seu dia a dia e na interação com o público alvo.

Organização e Controle

Descomplicar a gestão vai muito além de controlar quantas consultas a sua clínica veterinária pode realizar, é um controle geral de todos os pilares do negócio.

  • Gestão Financeira (métricas, controle de faturamento, lucro e rentabilidade);
  • Controle de Estoque (produtos/insumos/medicamentos);
  • Relacionamento com o Cliente (acesso à históricos e particularidades);
  • Controle de Vendas;
  • Gestão Administrativa e de Equipe.

Para alinhar estes processos de forma que eles sejam eficientes e funcionem de forma homogênea, é importante que você escolha uma ferramenta de gestão que vai acompanhar o negócio de ponta a ponta. Esse profissionalismo definirá se você alcançará os resultados desejados.

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Bom Relacionamento

O sucesso de qualquer empresa que trabalha com atendimento ao público, é saber tratar bem o cliente. Alinhar o bom atendimento, com a qualidade do serviço e atender o consumidor em todas as necessidades de seus pets, certamente fidelizará seu cliente.

  • Uma mensagem via whatsapp lembrando de um medicamento periódico ou avisando sobre a vacina que está vencendo, remete à cuidado, causando experiências significativas que fidelizam o cliente.

Empresas que souberem administrar esse contato afetivo, poderão alcançar melhores resultados frente seus concorrentes.

Resultados e Consequências

Suas metas só se tornarão realidade à partir de práticas contínuas bem sucedidas. A felicidade de conquistar os objetivos como empresa e estar no caminho certo, indica que as dificuldades diminuíram e que você está alcançando o sucesso tão esperado.

  • Vale salientar que todo processo de relacionamento com o cliente e a organização de todos os pilares da gestão do negócio, exigem um forte empenho de todos os colaboradores envolvidos.

Satisfação do Cliente

É sempre importante medir a satisfação do cliente da sua clínica veterinária. Promova pesquisas de pós venda para que os clientes externem a satisfação com a empresa de forma rápida e direta. 

  • Práticas como essa ajudam para que qualquer erro e/ou acerto seja identificado, e assim você conseguirá identificar os clientes fiéis e corrigir possíveis falhas nos processos de atendimento e prestação de serviços.   

Aplicando essas dicas você começará a estruturar uma gestão mais eficiente e produtiva.

Leia também: Estratégias de Precificação Inteligente para Serviços e Produtos em Pet Shops

Reforçando que, nos dias atuais, aqueles que não se adequarem a novas formas de gerir suas clínicas veterinárias, sentirão reflexo em seus resultados, sejam eles organizacionais, processuais ou financeiros.

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