No ABC do marketing e vendas, existem muitos termos que você precisa saber para aprimorar seu trabalho. Um deles é o Cross Sell, conhece?
Pois, este termo em inglês diz muito sobre como você atualiza suas estratégias ao oferecer produtos e serviços da pet shop.
Em tradução literal, Cross Sell significa “venda cruzada”. Na prática, define a forma como você vende um produto complementando a compra do cliente.
Por exemplo, se seu consumidor chega ao pet shop buscando uma ração, e você consegue vender junto a isso um comedouro, significa que realizou um Cross Sell!
Quer saber mais sobre esta técnica e como melhorar suas ações para aumentar a lucratividade? Então siga com este cruzamento de informações que temos à compartilhar no conteúdo!
Cross sell, upsell e downsell: entendendo todos os conceitos
Existem três conceitos de vendas que você precisa conhecer para atualizar suas estratégias. Estamos falando do Cross Sell, bem como, do Upsell e Downsell.
Aqui no blog, já falamos sobre o Upsell. Esta técnica para pet shops é relativamente simples, e já é usada durante muitos anos em diversos segmentos de negócios.
Upsell significa oferecer produtos e serviços que atendam às mesmas necessidades, mas que sejam melhores e mais lucrativos para seu negócio. Pense que, assim, terá um “upgrade” na compra.
Agora, o Cross Sell remete a forma como você oferece um produto que complemente a função de outro. Já citamos um exemplo acima, da ração e o comedouro.
Neste sentido, você pode oferecer também, por exemplo, um serviço que complete a necessidade do consumidor. Se ele buscou por um antipulgas, porque não ofertar um banho e tosa?
E o Downsell é o termo que define a estratégia usada para vender um produto mais barato do que o cliente precisa, mas que ainda atenda sua necessidade.
Pense que seu consumidor buscou a solução A, mas está desistindo da compra porque achou caro demais. Então, você oferta a solução B, que é parecida e mais em conta. Assim, ele garante um melhor custo-benefício, enquanto sua pet shop garante a venda!
3 dicas para usar o Cross Sell na pet shop!
Agora que você já entendeu o que significa o Cross Sell, vamos aplicá-lo ao dia a dia da pet shop? Ao usar esta estratégia nas suas vendas, você só tem a ganhar!
Isso porque, o Cross Sell permite que você gere novos negócios com atuais clientes. E, assim, fica mais fácil melhorar os resultados comerciais, além de aumentar a lucratividade.
Então, aqui vão algumas dicas para você usar esta técnica a favor da sua empresa.
1. Ofereça somente o que faz sentido para o cliente
Em primeiro lugar, avalie o que seu consumidor está buscando na sua pet shop. Em seguida, pense em produtos e serviços que complementem a forma como ele atende esta necessidade.
Não adianta você oferecer produtos muito distantes do que o consumidor está querendo naquele momento. Afinal, se ele está à procura de um produto ou serviço específico, sua decisão de compra já está praticamente tomada.
Neste sentido, sua oferta precisa fazer parte desta jornada do cliente, e não ter um caminho totalmente novo. Falando nisso, você sabia que 25% das vendas são perdidas por práticas inadequadas nas experiências do cliente no Ponto de Venda?
2. Saia na frente: mostre sua proatividade
Antecipar-se à necessidade do cliente é fundamental para fidelizar, e também muito importante ao aplicar o Cross Sell no seu dia a dia.
Por isso, quanto mais você conhecer seus clientes e pets, mais fácil fica saber o que eles precisam – antes deles mesmos pararem para pensar nisso!
Complementando, saber o que seu cliente pensa é bastante eficaz no Cross Sell. Então, mantenha um canal de diálogo aberto, usando ferramentas como redes sociais, e-mails, formulários de perguntas do Google, ou até mesmo fichas impressas, para serem preenchidas no caixa.
Lembrando que estas são informações que também contribuem com a forma como você fideliza os clientes da pet shop.
3. Avalie o que você tem a oferecer
Como você administra o mix de produtos e serviços da sua pet shop? O que você oferece está dentro das expectativas dos clientes? E estas soluções estão acompanhando as tendências do mercado?
Não adianta você tentar aplicar o Cross Sell, se não tem produtos ou serviços que se diferenciam e despertam a atenção do consumidor ao complementar a venda.
Mas, atenção! Não caia em ciladas de fornecedores que “empurram” produtos com descontos e te fazem comprar um estoque exorbitante, muito além do que você irá precisar para alguns meses.
Neste sentido, você precisa entender seu público, o que ele precisa e manter um estoque assertivo de produtos que possam atendê-lo também.
Recentemente, pontuamos 7 dicas para você realizar a reposição de estoque da sua pet shop corretamente. E, neste conteúdo, falamos sobre isso! Com estas práticas, é possível melhorar o gerenciamento do estoque.
E assim, você ainda evitará problemas relacionados às escolhas ruins do mix de produtos e serviços, como quedas no faturamento, prejuízos com vencimentos ou itens “encalhados”, e também com desperdício de horas de trabalho da equipe.
Leia também: Vendas no inverno - Como melhorá-las no pet shop?
Precisa de ajuda nesta etapa da gestão?
A compra assertiva de produtos que contribuam com a prática do Cross Sell é um desafio de muitos pet shops. Mas, nós podemos ajudar você nisso!
Temos um módulo gratuito para controle de estoque, um sistema que você pode começar a acessar agora!
Com ele, fica mais fácil manter o estoque sempre atualizado, evitando ruptura em suas vendas e garantindo a satisfação dos seus clientes.
Uma das funcionalidades do Pet Shop Control é o recurso que permite o cadastro das compras por meio do XML. Nele você inclui informações como preço e vencimento de cada produto, além do controle por lotes.
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