Controle de insumos: aprenda a gerenciar melhor o pet shop com essa funcionalidade

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O controle de insumos evita gastos desnecessários e ajuda o balanço de caixa do seu negócio. Veja como um software de gestão com essa funcionalidade pode beneficiar o seu pet shop. Confira!

Controle de insumos para atendimentos

Você saberia dizer, por exemplo, quantos vidros de shampoos são utilizados por mês para dar banho nos pets? Um software de gestão consegue controlar os insumos utilizados para atendimentos do seu pet shop e garantir que você saiba exatamente qual o volume necessário de produtos para realizar seu serviço.

Dessa forma aqueles custos que costumam variar um pouco se tornam mais tangíveis e fáceis de serem controlados. Muito dinheiro pode ser desperdiçado com a compra desnecessária, uma vez que estes itens irão permanecer sem uso por muito tempo.

Caso sejam comprados em quantidades inferiores a sua necessidade, isso também pode ser um problema. Pois se você não tiver matéria prima para realizar os atendimentos, isso irá comprometer a qualidade do seu serviço e fluxo de caixa por consequência.

Controle de estoque

Da mesma maneira que é importante controlar os elementos de produção, os itens de estoque para vendas também devem ser mensurados de perto. O software de gestão proporciona um olhar clínico para esta questão e resolve de forma pontual o acompanhamento e variação do estoque.

Sempre que algum produto é vendido, é dada a baixa no sistema, retirando-o do número total. Da mesma forma que acontece quando os produtos chegam de fornecedores. O sistema é atualizado inserindo a nova gama então disponibilizada.

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Código de barras e informatização

O controle de insumos e toda a parte de benefícios que o software de gestão traz nesse sentido é possível em decorrência da informatização de dados. O programa consegue adicionar ou subtrair elementos e dar aos usuários um panorama da situação que se encontra seu caixa, estoque, insumos e atendimentos.

Para facilitar e automatizar isso tudo sem que você tenha de preencher e inserir os dados nas planilhas do software, o código de barras é essencial. Sempre que os produtos forem vendidos ou comprados de fornecedores, automaticamente serão incluídos ou excluídos do sistema.

Caso você não utilize o código de barras o software continua sendo muito interessante, entretanto você terá de “alimentá-lo” com as informações de saída ou entrada de produtos, serviços, etc.

Histórico de compra e atendimento dos clientes

A partir do momento que você controla os produtos vendidos e atendimentos realizados, você possui informações muito valiosas, que podem gerar insights brilhantes para otimizar o seu pet shop. No caso de, por exemplo, você ter um cliente que realizou a compra de ração, areia e um banho e tosa por dois meses seguidos.

Ao analisar esse cliente no histórico dentro do software de gestão, você pode criar propostas para os meses seguintes. A fidelização do seu público é muito importante para garantir a segurança financeira do empreendimento.

Por isso, se você tiver alguns casos assim no seu pet shop, não deixe de aproveitar. Envie ofertas de produtos, monte um pacote e ofereça com algum desconto. Enfim, dê asas a sua imaginação – sempre dentro do orçamento possível – e entregue facilidades aos clientes.

Ganho de tempo e otimizações paralelas

Ficar por dentro dos números que envolvem o seu pet shop é fundamental e como você percebeu podem representar lucros ou prejuízos. A automatização e controle informatizado de dados importantes, como ordens de serviços e valores, dão mais tranquilidade aos empreendedores do segmento pet.

Assim, abrem-se brechas e lacunas de tempo para que outras otimizações sejam feitas no pet shop. Cuidar ainda melhor do atendimento, por exemplo, pode ser uma iniciativa ótima e que com a ajuda que o software oferece em outras áreas, com certeza trará melhores resultados.

Fique atento para manter o seu negócio sempre com balanço de caixa positivo. Isso implica uma ótima gestão em termos técnicos e práticos do seu pet shop. Inserir tecnologia e capacitar sua equipe podem ser dois pilares de sucesso a longo prazo e você pode considerar os valores de investimento para traçar objetivos de retorno.

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