Controle de estoque para pet shop: como acertar nas compras

Uma das dores de cabeça dos gestores é o controle de estoque para pet shop. Isso porque desde a primeira compra surge a incerteza de o que estamos adquirindo os produtos certos e se nosso cliente vai realmente consumir todos aqueles itens.

A partir disso começam a surgir outros problemas relacionados ao controle de estoque para pet shop. Vou listar alguns problemas que costumo ouvir com frequência:

Problemas de controle de estoque para pet shop

# Estoque parado com produtos que não saem. Ao mesmo tempo que tem clientes procurando itens que estão faltando no estoque.

#Iniciar um inventário e ficar preso nessa tarefa “para sempre”.

#Perder lotes de produtos por vencimento ou má conservação.

#Acreditar que tem o produto no estoque porque aparece no sistema, e depois descobrir que está em uso pelo setor de clínica ou banho e tosa.

#Apostar no “olhômetro” e fazer compras de produtos que não dão retorno financeiro.

# Não entender como um produto pode vender muito em um mês e depois ter uma queda brusca de vendas.

Para responder essas perguntas, fizemos uma aula ao vivo sobre O impacto que um controle de estoque correto pode causar na gestão do seu pet shop.

 

Informatização pode salvar o seu negócio

O controle de estoque para pet shop pode ser bem complicado se você tiver que fazer inventário do zero todas as vezes que for fazer uma nova compra.

Você pode ter um estoque enxuto, sob demanda, ou ainda um grande estoque separado por categorias.

Mas sem um controle de compras e vendas feitas anteriormente, você vai ficar a mercê da sua própria memória, o que pode dar muito errado.

Imagina que você começou a comprar os antiparasitários (antipulgas, vermifugos, entre outros) para o início do verão.

Sua região teve pouco movimento no ano anterior, mas você viu 4 consumidores comprando este produto na mesma semana.

Com um controle de compras e vendas, você pode rever suas ações no ano anterior. Uma compra com 10 lotes, e apenas a venda de 5.

Sem esse controle e, um pouco de conversa do fornecedor, você vai acabar comprando novamente 10 lotes, com desconto é claro. Mas que no final das contas, tem um descarte de metade da compra.

Além disso tudo, seu fluxo de caixa se comprometeu, pois esse dinheiro de mercadoria parada, poderia estar sendo investido em outros produtos e consequentemente aumentar suas vendas.

Por isso, recomendamos informatizar. Quanto mais dados você tiver, mais organizado e bem estruturado estará seu estoque. Coloque todas as informações em categorias pra te ajudar.

Deixe todas as notas de compras juntas e os dados delas organizados por data. Reúna as informações de vendas e clientes que compraram, junto com nome e preços dos produtos.

Isso deve estar acessível para que você consiga rever de maneira simples antes de uma nova compra.

Como preparar sua loja para compras e vendas

Ter um controle de estoque para pet shop depende da sua organização. Anote um passo a passo de compras e vendas para facilitar sua vida:

#Reserve as notas, fazer conferência quando recebe a mercadoria.

Assim que receber a nota, faça um arquivo com a versão eletrônica, para caso precise revisar.

# Prepare seu estoque para receber as novas compras.

Limpe a área em que os produtos vão ficar. Se está comprando lotes que precisam de mais atenção com rasuras, como medicamentos ou alimentos, deixe um espaço preparado para isso.

#Quando receber a mercadoria, deixe os produtos dispostos de acordo com seu vencimento. Coloque produtos com vencimento mais próximo sempre na frente. Assim não haverá confusão na hora de colocá-los nas prateleiras da loja.

#Faça a conferência de estoque por setor.

Isso vai facilitar sua administração dos itens e de quem está organizando o estoque.

#Priorize os tipos de produtos que podem ter vencimento mais recorrente.

Assim vai poder sempre revisar os itens que precisam sair. Não esqueça de incluir os produtos A da curva ABC nessa lista.

# Tenha um controle de vendas.

Com isso você pode saber o que seu cliente está comprando. E assim programar melhor seus investimentos em mercadorias.

# Ofereça produtos que o cliente já comprou anteriormente.

Tendo histórico do cliente é muito mais fácil de aumentar as vendas. Basta oferecer os produtos que ele comprou anteriormente sabendo a data da venda e o período de duração deste produto.

Retorno financeiro com controle de estoque para pet shop

Fazendo as compras e vendas corretas você vai deixar de gastar com itens que não tem giro, ou o lucro o suficiente para justificar a sua compra. Ou seja, você vai deixar de pagar para o cliente entrar na sua loja.

Isso porque, hoje é possível que você esteja fazendo aquisição do mesmo item, com mais de uma marca para clientes que quase nunca aparecem. Além de prejudicar o espaço do seu estoque, ainda não vai ter o retorno que precisa.

Esse custo se torna mais dispendioso do que uma simples compra e venda. Porque enquanto isso, outro produto poderia estar girando mais vezes e gerando mais lucro.

Você pode ter uma previsão de faturamento e de lucro antes mesmo de o mês começar. E assim projetar os próximos passos.

Já imaginou saber qual será seu rendimento do próximo mês? Deve ser ótimo para planejar metas e motivar o seu time.

Mas isso só é possível se tiver um controle de todos os produtos que estão no estoque, quanto tempo demora para ele girar, quanto ele vai te gerar de faturamento e qual o lucro sobre cada um.

Parece um cálculo enorme, não é mesmo?!

Minha última dica é que você não use papel e caneta pra fazer isso. Facilite a sua vida, use um sistema para te dar esse controle.

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *