Como vender grandes volumes para clientes menores?

O que você define como grandes clientes? Para nós, são os que permitem você realizar vendas grandiosas.

Aqui, não estamos falando do tamanho do negócio que você está atendendo. Mas no sentido do volume de produtos vendidos para pet shops e clínicas.

Pensando assim, clientes menores podem se tornar seus grandes clientes. Isso porque, também podem requisitar bons volumes de seus produtos.

Uma das possibilidades deste resultado é por meio das compras em conjunto. Você está acompanhando esta tendência do mercado?

Então, se quer saber como aproveitar as oportunidades de todos os tamanhos no mercado pet, continue a leitura e veja como atender às demandas dos pequenos negócios e, ao mesmo tempo, expandir resultados.

Como clientes menores podem ser grandes clientes?

Para começar, é importante entender melhor a realidade dos pequenos negócios do Brasil. De acordo com informações do Sebrae, 98,5% das empresas brasileiras são classificadas como micro ou pequenas.

Ou seja, quem faz a economia rodar, em sua maioria, são os pequenos negócios. Estes apresentam média de renda bruta anual entre R$ 60 mil a R$ 3,6 milhões. E 40% destas empresas estão concentradas no comércio.

Então, as pequenas clínicas e pet shops não podem ficar de fora da prospecção. Uma vez que, além de representarem maior parte do mercado, também possuem capital para adquirir um volume interessante dos seus produtos.

Vale lembrar que, conforme publicamos aqui no blog ao falar sobre estratégias de vendas, que o mercado de produtos pet do Brasil já é o segundo maior do mundo. O país representa 6,4% do setor global, atrás somente dos Estados Unidos, que detém 50% do segmento.

Por isso, criar parcerias e agregar novos clientes ao seu trabalho como distribuidor é muito importante neste momento.

E conforme já falamos, grandes clientes nem sempre são as maiores empresas. Sendo assim, é fundamental que você acompanhe as tendências do mercado, para saber onde estão as maiores oportunidades.

Neste artigo compartilhado pelo ES Brasil, o professor de Marketing Marcelo Peruzzo observa que, para classificar se o negócio atendido é ou não um grande cliente, é necessário considerar não só o volume de compras que ele realiza, mas também a frequência. Isso porque, estes fatores refletem nos seus custos com distribuição e divulgação.

Além disso, é importante observar os riscos envolvidos nestas negociações. Uma vez que os clientes podem ser menos fiéis, ou ainda atrasarem pagamentos, gerando problemas maiores.

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Muitas vezes a classificação de grandes clientes pode ser aplicada aos pequenos negócios que cumprem com as negociações.

Compras em conjunto: vantagens para vender mais aos clientes menores

Você está acompanhando a tendência das compras em conjunto? Saiba que muitos fornecedores estão atendendo aos negócios menores do mercado pet por meio desta modalidade e, assim, vendendo grandes volumes de seus produtos.

Isso porque, cada vez mais pet shops e clínicas estão se unindo para realizarem suas aquisições com mais segurança, agilidade e com melhor custo-benefício. Esta é uma nova modalidade de compras no setor B2B, mas já está fortalecida em setores como hospitalar, energia e materiais de escritório, por exemplo.

Desta forma, a negociação das compras em conjunto ocorre por meio de plataformas digitais. Nelas, os clientes cadastram suas demandas, e os fornecedores acessam para atendê-las com suas ofertas, garantindo agilidade e vendas, sem necessidade de investimentos.

É por isso que a modalidade de compras em conjunto permite você atender bons clientes, mesmo que estes sejam pequenos negócios. Pois quando eles se conectam por meio desta nova forma de negociação, têm um elevado poder de compra, o que reflete em excelentes vendas.

Vale observar que hoje as plataformas de compras em conjunto têm gerado maior volume de vendas para os fornecedores. Além disso, as negociações acontecem conforme os requisitos preestabelecidos de valores, prazos e outras condições.

E, ainda, esta conexão leva produtos para mais negócios, sem custos. Ou seja, é um canal de vendas online que possibilita a negociação com zero investimento.

Agora, é hora de ampliar seus resultados!

Ao saber em quais clientes você quer focar e entender que clientes menores podem fechar compras recorrentes, gerando mais lucro, você saberá como melhor atendê-los e assim conseguirá aproveitar as oportunidades de realizar mais vendas.

Para completar as dicas, listamos aqui algumas orientações que vão fazer a diferença ao atender compras de pequenos negócios. Elas são baseadas em informações compartilhadas pelo portal BH1 e em nossa experiência no mercado pet.

Simplifique

Primeiramente, é importante manter a simplicidade. E esta palavra se refere a forma como o seu pequeno grande cliente poderá ter acesso ao produto em etapas simplificadas.

Logo, evite processos burocráticos para realizar mais vendas. Afinal, praticidade importa, ainda mais em negócios com equipes menores e menos recursos.

Ofereça múltiplos canais de contato

Seja pela internet, telefone ou pessoalmente: proporcione múltiplas formas de contato e esteja presente no dia a dia do seu cliente. Porque cada um deles possui uma realidade.

Enquanto alguns preferem que você esteja presente fisicamente para realizar a negociação, outros podem estar mais presentes no mundo on-line, e terem preferência pelo uso de tecnologias ao realizar compras.

Inclusive, recentemente trouxemos aqui no blog Pet Shop Control uma valiosa reflexão sobre venda porta a porta ou marketplace, apresentando as vantagens destes meios on e off-line de vendas.

Vale a pena conferir para aprender ainda mais sobre as novas realidades que envolvem os grandes clientes e muitas vendas.

Pós-venda

Conseguiu realizar uma venda de grande volume junto ao seu grande cliente? Agora, não se esqueça do pós-venda. Isso demonstra parceria e contribui com a fidelização, para que, desta forma, os bons negócios se repitam. Além disso, abre portas para você apresentar novos produtos do portfólio.

Você está pronto para atender pequenos clientes!

Prepare-se para fechar boas vendas junto aos seus clientes ao seguir todas as orientações deste conteúdo. Esperamos que as informações apresentadas aqui contribuam com negociações junto a clínicas e pet shops de todos os tamanhos.

Falando em compartilhar conhecimento, nós temos várias estratégias para quem está acompanhando as tendências de marketing B2B. Desta forma, queremos levar à frente nossa experiência no mercado, para ajudar você a criar estratégias que se destacam e atendem às tendências.

Por isso, siga realizando a leitura dos nossos conteúdos para não perder nenhuma oportunidade junto a evolução do segmento pet!

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