Como Fazer Marketing para Pet Shop

Entender sobre marketing para pet shop pode fazer a diferença que está faltando para aproximar mais você do seu cliente e também conseguir novos.

Promover o pet shop é uma tarefa que pode ser complicada caso você não conheça muito bem as ferramentas de marketing digital e o ambiente em que seu cliente está.

Hoje em dia, existem muitas formas de divulgar a sua loja permitindo que o cliente tenha informações com certa comodidade. O meio digital tem ajudado a conhecer melhor os ambientes e costumam salvar de apuros pessoas conectadas.

Os smartphones já fazem parte da rotina de todos os tipos de clientes. Basta você conhecer um pouco sobre o público que gostaria de atingir, para programar suas ações online.

Neste post vamos explicar como incluir sua loja no ambiente web para aumentar a sua visibilidade. Isso vai te ajudar a fazer o marketing para pet shop e também fidelizar e atrair novos clientes.

Já falamos neste post sobre ferramentas que podem te auxiliar, como as redes sociais, por exemplo. Agora, você vai ver algumas plataformas de marketing para pet shop, principalmente para seu cliente conectado por mobile.

1.  Google – Meu negócio

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Uma das formas mais fáceis de fazer marketing para pet shop com resultados, é iniciar pelo navegador mais acessado pelo público. Você pode inserir as informações da sua loja no Google, sem precisar criar um site muito elaborado.

O próprio Google te ajuda a colocar os dados de forma simples e demonstrativa. Se você tem uma página de e-commerce, ela pode ser vinculada ao Google Negócios.

Você só precisa ter um cadastro de e-mail, dê preferência do Gmail para facilitar sua vida. Depois, acesse o site do Google Business e cadastre-se.

Coloque o máximo de informações na sua página de negócios. Você pode inserir horários de funcionamento, telefone, e-mail, endereço, fotos da fachada, promoções, notícias sobre praticidades para os clientes, entre outras informações que podem ajudar seu cliente. 

Essa ferramenta permite que você tenha canais de comunicação com seus clientes, ao utilizar espaços públicos online como e-mail, nuvem e geolocalização da empresa.

Dá ainda a possibilidade de você ter uma rede de gerenciamento da sua imagem na plataforma. Isso porque você pode vincular e-mails de colaboradores confiáveis para incluir configurações e dados sobre a loja no ambiente do Google Negócios.

Essas informações ficam visíveis para toda e qualquer pessoa que pesquisar o nome da sua marca. Ou ao pesquisar palavras relacionadas com seu tipo de empreendimento, aparecer nas pesquisas relacionadas do Google.

O Google Negócios tem todas as ferramentas para você compartilhar informações como uma rede social e ainda ajuda a construir uma cadeia colaborativa de dados.

Assim, empresas e consumidores se conectam, ao mesmo tempo que abastecem a base de dados, mapeando locais, informações relevantes e opiniões.

Essa base de dados é alimentada por usuários do Google e para usuários. Já que você também pode ser beneficiado com essas informações que são postadas publicamente.

O mais importante é, quanto mais informações relevantes você colocar sobre seus produtos e serviços, mais atraente vai ficar para o seu público alvo no marketing para pet shop.

1.1 Maps

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A parte mais forte dessa ferramenta é possibilitar a visibilidade no Google Maps. De um site de busca de ruas para um localizador de lugares colaborativo, o Maps permite que você se conecte ao seu cliente em qualquer lugar.

Isso porque o Maps pode ser acessado por qualquer navegador, ou pelo aplicativo. Lembrando que ele já vem previamente instalado em smartphones Android e, está disponível para iPhone na AppStore e Windows Phone na Microsoft Store.

Desse modo, as pessoas conectadas ao Google Maps podem acessar essas informações em todo lugar e a qualquer momento.

Todas as informações do Google Negócios podem ser acessadas pelo Maps por qualquer pessoa, esteja ela conectada com e-mail ou não.

Então, se uma pessoa pesquisou uma palavra-chave referente a Pet Shop no buscador do Google ou Google Maps, lá estarão as informações da sua loja.

Os critérios que podem influenciar se sua loja vai aparecer para esse cliente são: a relevância da sua marca para ele, a proximidade com o local de busca em que a pessoa está, e se existe link com históricos anteriores de busca que levem ao seu Pet Shop (se você investiu em marketing para pet shop no online, e ele já clicou em alguma dessas divulgações, isso pode fazer com que ele reveja sua marca sempre que pesquisar sobre o assunto pet).

Se esse usuário estiver utilizando o Google Maps do smartphone, sempre que passar pela sua loja, o Google vai incentivá-la a avaliar e responder perguntas sobre seu negócio. Então, sua marca não passará despercebida.

A ferramenta já tem perguntas prontas que auxiliam exploradores. Por exemplo, caso sua loja tenha estacionamento, os usuários do Maps serão incentivados a sinalizar isso quando passar pela sua pet shop.

O Google Maps tem um formulário de perguntas pré estabelecidas, que são dúvidas frequentes, ou utilizadas para facilitar a busca de estabelecimentos para comodidade do usuário.

Outra facilidade que o Google permite ao usuário é a opção de inserir perguntas abertas. Quem já esteve na sua loja será notificado para responder essas dúvidas.

Essas interações ajudam sua marca a ficar mais visível, e com maiores possibilidade de receber avaliações.

Além disso, você pode gerenciar as interações feitas sobre seu pet shop, e ajudar seu cliente a ter sempre a melhor informação.

2. Instagram

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Uma rede social em alta, principalmente para quem curte aquelas imagens mais elaboradas esteticamente, o Instagram é ótimo para divulgar marcas e trazer visibilidade para sua pet shop.

Para se cadastrar, basta ter um e-mail e criar uma senha. O ideal é não usar apenas o Instagram pessoal para divulgar seu trabalho. E sim, fazer uma conta para o pet shop.

A rede social ainda permite gerenciar mais de uma conta simultaneamente, facilitando esse processo.

Você também pode vincular seu Instagram ao Facebook, assim você pode fazer uma publicação nas duas redes ao mesmo tempo. Basta ir em configurações e vincular as contas. Isso vai facilitar o gerenciamento das peças de marketing para pet shop.

Lembrando que ambas redes possuem métricas para serem avaliadas sobre engajamento.

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Não sabe o que postar? Aqui vão algumas dicas:

Foque na qualidade e harmonia da imagem. Se puder trabalhar com imagens feitas por profissionais da área, melhor! Pois, a qualidade pode gerar muito engajamento nessa mídia.

# Use as publicações para mostrar o que de mais atraente você tem feito na loja e para o atendimento do público.

#Faça fotos de seus melhores trabalhos e marque o dono do pet na publicação. Isso pode gerar marketing espontâneo – que é quando o cliente faz o serviço de divulgação falando bem do seu negócio.

# Use os recursos que o Instagram disponibiliza para ampliar o alcance das publicações. Não economize hashtags. Claro, usando as tags que tenham conexão com a sua publicação.

# Insira localização, nem que seja apenas a marcação da cidade em que você está. Isso pode facilitar para o usuário que se interessou pelo seu negócio ir até você.

# Use tags mais utilizadas na rede. O aplicativo sugere enquanto você está digitando. Aproveite para estar entre as mais procuradas e aparecer na busca genérica de amantes de pets.

# Faça pelo menos um stories sobre a loja durante o dia. Se tiver muitos momentos bons pra postar, não economize. A visualização pelo stories é fácil e rápida, então pode compartilhar diversos conteúdos por ele. Com isso, sua marca vai estar sempre sendo vista pelo público que está navegando.

Insira conteúdo na legenda das imagens. O cliente identifica pet shops que se preocupam em criar um relacionamento muito além da compra e venda de produtos. Informar sobre saúde, qualidade de vida, curiosidades sobre os bichinhos, podem ajudar você a aproximar esta relação.

Use os links no Stories. Pode ser um para a localização da loja no Google Maps, ou até mesmo seu site. O importante é dar opções bacanas e criativas para que seu cliente veja o seu trabalho.

2.1 [Repost] – Aplicativo para Android e IOS

Fazer repostagem em redes sociais pode ser uma boa forma de agilizar o seu tempo. Nós sabemos que nem sempre temos disponibilidade de ficar fazendo fotos e vídeos a cada momento. Ou inventando novas publicações bem elaboradas. Afinal, o cliente também precisa de atendimento.

Além de facilitar o seu dia, o repost pode relembrar algum momento importante, uma publicação impactante, ou hit.

Aproveite aquela foto do seu cliente feliz por ter realizado um serviço na sua loja. Ou mesmo a publicação de um funcionário da loja, replicando no perfil da loja.

Também pode ser uma boa opção pegar uma foto do seu próprio perfil de algum momento memorável – de preferência que tenha tido bastante interações.

Para compartilhar de fotos já postadas no Instagram existe um aplicativo específico.

Você só precisa logar com o Instagram, autorizar a integração do aplicativo à rede. Assim você irá acessar sua conta.

Então, selecione a foto que gostaria de publicar, ou utilize o menu inferior para ver fotos populares ou procurar uma imagem que não seja de um dos perfis que você segue.  

MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO PET Vol. 1

3. Facebook – Virais

A política de visualizações orgânicas do Facebook tem mudado. Mas, manteve a lógica de interações espontâneas terem maior abrangência.

Ou seja, a cada publicação, quanto mais likes/comentários/compartilhamentos você tiver, maior alcance você terá. Claro, que o Facebook sempre vai priorizar o patrocínio de mídia, mas é possível ter um bom alcance, se sua página tiver conteúdo relevante.

Então, divulgue seus produtos, seu trabalho, suas promoções. Mas, não esqueça dos virais como gifs, vídeos e fotos que geram bastante engajamento.

Você pode fazer vídeos/fotos durante seu atendimento e isso se tornar um viral caso o pet faça algo especial, bonito ou engraçado. Ainda, pode utilizar os conteúdos publicados por outras páginas e grupos do face para alcançar mais visualizações e interações.

Pegamos também algumas dicas de quem atua no Facebook:

Segundo Márcio Abelha, gerente de programação da rede, o foco está em conexão entre pessoas. E a maneira mais fácil de criar esse vínculo, é através da emoção.

Por isso, campanhas que utilizam empatia, graça, paixão, são as que mais resultam em interações na rede, pois essas emoções geram engajamento.

E como saber usar esses sentimentos? Lembra aquela campanha que emocionou você sobre o um reencontro em família, ou sobre a sobrevivência de algum indefeso. É sobre esse tipo de postagem que estamos falando.

Mas, é importante ressaltar que curtidas não geram lucro. É importante vender e fidelizar. E do like, gerar o engajamento necessário para o cliente ir até você.

Use o Facebook para mostrar sua marca, diferenciais, forma de trabalho, a visão da empresa, e qual o impacto que ela pode causar na vida do cliente.

Use histórias para marcar o cliente ao conhecer a sua página do Facebook. Pense em publicações que tenham a cara da sua loja e transmitam o que você deseja para sua comunidade e relações.

As pessoas se identificam com marcas sensíveis, humanas e que tem conteúdo além de produtos para vender.

Assim além de fazer marketing para pet shop, você vai estar sendo relevante, e melhorando o dia a dia do seu cliente.

Se você preza por uma relação de fidelidade com seu cliente, ou familiar, então priorize publicações que exaltam isso.

O Facebook pode ser sua primeira vitrine. Para saber mostrar o melhor do seu negócio, é preciso utilizar o ambiente de configurações e avaliar os dados que a ferramenta te dá.

É possível saber quem vê sua página, e quando. Quem curte e o que gosta. E a partir disso, usar esses dados para se aproximar do cliente.

Se você vai abrir um pet shop, crie sua página com antecedência e comece a utilizar as ferramentas para interagir com seu público. Assim, vai ser mais tranquilo para lidar com dados e avaliá-los mais tarde.

Cuide da imagem que seus clientes fazem sobre sua loja, a partir das avaliações.

3.2 Usando o Messenger (do Facebook) no marketing para pet shop

Conhecer o seu cliente e fazer parte da vida dele, é estar sempre em contato. Isso não é diferente  nas redes.

Estar disponível para comunicação com novos clientes pode fazer o diferencial no final do mês.

Por isso, apps de mensagens instantâneas estão sendo apostas em qualquer mercado, inclusive para pet shops.

O messenger deixou de ser apenas um canal de comunicação com seus amigos no Facebook.

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion box, o messenger é o segundo canal de comunicação instantânea utilizada pelos clientes.

Para uma interação de primeira viagem, saiba que a vitrine do Facebook é o primeiro contato. Depois, a conversa no chat pode te ajudar com as primeiras dúvidas do cliente e isso gerar uma conexão.

Quando a marca te dá um retorno rápido e satisfatório nos primeiros contatos, aumentam as chances de fidelizar esse cliente.

Sabemos que a rotina de um pet shop pode complicar para ter essa comunicação tão ágil. Por isso, não evite em facilitar sua vida.

Use automatizadores de comunicação se tiver valor para investir. Chat boot, é uma opção de não deixar seu cliente sem retorno.

Nesse tipo de comunicação, pode incluir dados da loja para que o cliente visite, ou ligue para conhecer mais o seu negócio.

Ou mantenha uma forma de automatizar esse retorno em horários de atendimento na loja. Deixando um recado pronto para ser utilizado em perguntas frequentes.

4. Whatsapp Business – Contato profissional

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Uma das ferramentas de mensagens instantâneas mais utilizadas em smartphones está com uma versão para empresas. O Whatsapp tem 1,5 bilhão de usuários ativos por mês.

Nós somos o segundo país que mais utiliza essa ferramenta para se comunicar. No Brasil, 93% dos usuários usa o Whats app todos os dias. E 80% dos pequenos empresários conversa com clientes e fecha negócios através dessa rede. Como mostra a pesquisa já citada.

Com esses dados podemos ver que um dos meios mais ágeis para fazer marketing para pet shop, é aquela comunicação que você e seu consumidor já conhecem.

Você deve estar se perguntando, qual a diferença entre o Whatsapp normal para a versão Business?

# Você pode ter mais de um whatsapp no seu celular, separando contatos de trabalho com contatos pessoais.

# Ter horários específicos para atendimento, deixar visível essa informação. Complemente com e-mail e website.

# É possível inserir um número de celular ou fixo para se comunicar.

# Você pode inserir mensagens automáticas para atendimentos fora de horário, respostas para perguntas frequentes, saudações, e informar promoções.

# A plataforma ainda tem métricas de abertura e leitura de mensagens. Já imaginou ter o controle daquela sua lista de transmissão nas ações para aumentar vendas?

O Whatsapp Business pode ser baixado na play store para android (ainda não existe versão para iPhone).

5. Mala-Direta

Não são apenas as redes sociais que dominam o marketing para pet shop. O e-mail ainda é uma das ferramentas mais utilizadas por quem está sempre conectado em smartphone.

Por estar vinculado a maioria dos serviços online (inclusive das redes sociais), é muito comum que o usuário tenha acesso ao e-mail no seu celular.

Além de usar serviços vinculados ao correio eletrônico, o relatório de estatísticas do uso do e-mail elaborado pelo Radicati Group, apontou que essa ainda é uma das principais formas de comunicação online.

Aproximadamente 2,6 bilhões de pessoas no mundo tem conta de e-mail. Destas, 65% utiliza na versão mobile.

Por isso, não deixe de utilizar também este meio de comunicação com o consumidor.

Tenha um cadastro de cliente mais completo possível. A fidelização já é comum em qualquer tipo de negócios, mostre para ele que no mundo pet, isso quer dizer benefícios e informação para o bichinho e seus donos.

Isso porque você pode avisar sobre promoções, avisos de feriados, benefícios e atualizações da sua agenda.

Crie listas de clientes que fazem pacotes de serviços e faça uma mensagem sobre planos especiais para eles.

Lembre seu consumidor de consultas, vacinas e outros serviços, ou até mesmo de comprar a ração do pet antes dela terminar. Para um pet lover, essa comunicação também é uma demonstração de carinho.

Automatize esse processo criando a mala direta. Assim você consegue investir pouco esforço e ter retorno financeiro, além do carinho e gratidão do cliente.

Com um sistema que reúna essas informações de dados de fidelização dos clientes, mais o históricos de compras, a tarefa pode ser feita em poucos minutos.

Sem dor de cabeça, sem precisar fazer planilhas de informações, ou precisar rever todas suas vendas.

Que tal um sistema de gestão completo que te dê as ferramentas necessárias para enviar sua mala direta e ter esse controle?

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Se precisar de ajuda para elaborar esses e-mails, confere esse post sobre algumas situações que pode utilizar a mala direta.

Não esqueça de reforçar sua marca na mensagem, com gentileza, carinho e atenção. Isso pode impulsionar seu resultado de marketing para pet shop e manter seus rendimentos em alta.

Concluindo o marketing para pet shop

O que não falta é opção para facilitar sua comunicação com o cliente. Apesar da rotina atribulada é importante ter um marketing para pet shop focado no seu cliente.

Hoje, tudo que vemos e fazemos é postado em rede sociais. Então, é importante estar nesse ambiente junto ao seu consumidor, ressaltando o que de mais importante você tem a oferecer.

Com um pouco de planejamento, você pode estar em todos os ambientes acessíveis através de um smartphone, sempre acessível para os clientes novos e antigos.

Reservar um tempinho para acessar suas redes todos os dias pode fazer um grande diferencial no faturamento, quando você consegue criar uma relação de carinho e atenção com o cliente.

Use essa relação para trazer novos clientes. E suas melhores habilidades para ser diferente e não deixe de gravar vídeos, tirar fotos e mostrar nas redes.

Você já conseguiu fazer algum viral nas redes? Tem alguma ferramenta que você gostaria de usar e não sabe como? Comente e vamos conversar mais sobre marketing para pet shop!

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