Como alavancar as vendas em seu pet shop
Com a chegada do Coronavírus, diversos setores do mercado pet tem enfrentado problemas de vendas por não serem caracterizados como essenciais.
Porém, notamos que a situação de distanciamento social e permanência em casa tem afetado a rotina e qualidade de vida dos nossos amigos de estimação.
Por isso, reunimos algumas ideias que podem alavancar as vendas em seu pet shop ou boutique pet, e ainda auxiliar neste momento de maior convívio entre tutores e pets.
Vamos rever alguns pontos importantes de redução de impacto do Covid-19 em pet shop.
Cadastro de clientes e histórico
Como você já sabe, falamos frequentemente sobre a importância do cadastro do cliente com compras associadas para aumentar as vendas na pet shop.
Agora, esta informação será essencial para ver os perfis de compras dos clientes e também planejar as próximas compras de fornecedores.
Ter um local para registrar as vendas em momentos que há uma retração de mercado, permitirá que você entenda o que o seu consumidor acha essencial.
Além disso, o perfil de clientes mais exigentes costuma ser a melhor fonte de feedback da qualidade de produtos e de atendimento.
Caso você tenha um bom relacionamento com estes clientes, convide-os para ter um convívio mais próximo nesse momento.
Algumas ações práticas que você pode fazer:
- Você pode formar lista de transmissão. Usando essa lista você poderá enviar mensagens automáticas para diversos clientes de forma individual. Deixamos aqui um link do próprio suporte do WhatsApp ensinando a usar corretamente.
- Grupo no WhatsApp, ou algum canal de consultoria, para entender como os tutores estão lidando com a situação de isolamento. Como criar o seu.
Este tipo de atitude fortalece o reconhecimento da sua marca, dá segurança ao cliente e gera informação para seu pet shop gerenciar corretamente as compras e investimentos.
Falamos mais sobre os benefícios do cadastro de cliente em meio ao Covid-19 neste vídeo:
Grandes Redes de Pet Shop X Pet Shops de Bairro: Impactos e oportunidades
Agenda de serviços com venda de produtos
Para o banho e tosa reduzir problemas em meio ao Coronavírus, primeiramente, informe-se da possibilidade da sua empresa fazer revenda de itens essenciais.
Com a possibilidade de venda de produtos como ração, shampoo e medicamentos recorrentes, você pode manter as atividades.
Claro, recomendamos a redução de clientes atendidos em banho e tosa, seguindo todos os procedimentos de segurança recomendados pelo Conselho Federal de Medicina veterinária.
Atue com agenda de serviços, com horários espaçados entre a chegada e saída dos clientes, reduzindo assim a possibilidade de contágio pelo vírus.
E para deixar seus clientes mais tranquilos, divulgue seus procedimentos de segurança e prevenção.
Adiante a venda dos serviços e produtos, conversando com o cliente antes mesmo da chegada dele ao pet shop.
Com isso, você pode fazer uma venda consultiva e aumentar o ticket médio do pet shop.
Elabore kits para isolamento de pet
Para girar estoques de acessórios, higiene e medicamentos para pet, recomendamos que use as técnicas anteriores para formular kits.
Você precisa saber o que já teve saída para o perfil de cliente que fica mais tempo sem ir na loja.
Reúna os itens com instruções de como e quando usar com o pet. Caso tenha o período de duração destes produtos pet, inclua nas divulgações e nas instruções para o cliente.
A qualidade de vida dos pets foi afetada com a permanência dos tutores, podendo gerar estresse, perda pêlos, diminuição da absorção de vitaminas, entre outros.
Conscientize os clientes da importância de manter a qualidade de vida dos pets, para evitar problemas mais graves.
Formule materiais para redes sociais, podem ser posts com pequenas dicas com o intuito de:
- Reduzir o trânsito e exposição dos pets e tutores nas ruas;
- Manter o pet menos estressado;
- Nutrir os pets corretamente;
- Manter a higiene constante dos pets;
- Reduzir a mudança de rotina dos pets;
- Manter as vacinas e medicações do pet em dia;
- Estimular atividades em ambientes internos para pets.;
Alguns itens que podem ser incluídos nos kits:
- Tapetes higiênicos, caixas de areia, absorventes higiênicos, areias e aromatizadores;
- Banheiras portáteis, shampoos, hidratantes, escovas, perfumes, desembaçadores de pêlos;
- Brinquedos diversificados com funções e texturas para diferentes estímulos, itens para o pet brincar sozinho e também para brincar com o tutores;
- Rações, petiscos com variedades, ossos e mordedores que proporcionam a limpeza dos dentes;
- Arranhadores, caixas, camas, gaiolas para roedores e pássaros;
- Ambientalizadores anti-stress, florais, ervas tranquilizadoras e/ou estimulantes;
- Anti pulgas, vermífugos, anti parasitários variados e anti enjoo (estes itens precisam de recomendação do veterinário)*;
Utilize as recomendações veterinárias
Para que estas ações deem certo, o ideal é consultar o responsável técnico da sua pet shop, ou solicitar as recomendações a um responsável pela saúde animal.
Aumentar as vendas de pet shop e boutique animal em meio a crise do Coronavírus deve ser feita com responsabilidade.
Assim podemos realmente auxiliar os animais a sofrer menos com os impactos do distanciamento social e do isolamento.
Então tenha atitude correta de elaborar kits com variedades que ajudem o pet a ter uma rotina mais próxima da normalidade.
Demonstre respeito e segurança das suas atividades em todas as suas ações.
Se você tem a oportunidade de proporcionar a tele entrega com as recomendações de segurança, faça a divulgação e tome as medidas.
Permitindo às compras à distância, oferecendo tele entrega dos itens, exigindo da sua equipe o uso de luvas, máscaras artesanais ou clínicas e mantendo distanciamento do cliente.
Conclusão
Sabemos que momentos de crise, surge apreensão e dúvidas. Então não deixe de entrar em contato conosco para conversar sobre suas ideias.
Agir com firmeza neste momento pode fazer sua marca não só suportar a crise, mas desenvolver um maior engajamento de clientes.
Para aumentar as vendas em pet shop e boutique animal, tenha um relacionamento próximo com o cliente.
Se antes você não costumava manter o pós venda e conversar com o cliente, este é o momento de fazer isso.
Fique atento ao nosso canal do YouTube para acompanhar mais materiais sobre o mercado pet.