Como Administrar um Pet Shop: 4 Dicas essenciais

A gestão do Pet Shop pode ser decisiva ao seu negócio. Se você pretende crescer e atingir um patamar de boa rentabilidade, esteja atento para gerir de forma eficaz o seu Pet Shop.

Cuidar das finanças, produtos, clientes e outras tantas tarefas que surgem no decorrer da jornada de trabalho não é fácil.

Mas não se preocupe. Separamos quatro dicas para otimizar a gestão do Pet Shop que vão te ajudar a faturar muito mais.

Confira!

Planejamento Financeiro

Ter um bom planejamento financeiro é essencial a todo empreendimento. Estar atento aos números da empresa evita surpresas e ajuda a planejar o futuro do seu negócio. Para melhorar a sua gestão financeira, faça um fluxo de caixa diário.

Registre absolutamente todas as entradas e saídas do seu caixa. Insira nesses registros a data para controle correto das notas.

Nunca conte com valores que ainda não foram pagos.

Casos de inadimplência ou de atraso no pagamento podem comprometer a saúde financeira do seu negócio.

Algumas situações inesperadas também acontecem vez ou outra e você deve estar preparado para não ter muitas dificuldades com isso.

Reserve uma parte do capital do seu caixa para essas emergências.

Para otimizar ainda mais a parte de planejamento financeiro do seu Pet Shop, você deve informatizar sua gestão. Perder tempo procurando algum pedaço de papel com dados de alguma venda, não é mais necessário.

Além de lhe tomar muito tempo, abre espaço para equívocos.

É muito fácil perder algum dado importante que comprometa o seu balanço financeiro.

Para isso você pode utilizar planilhas e ter esses dados no seu computador. Com o fluxo de caixa informatizado, o acesso às informações desejadas pode ser feito em minutos e evita a perda de dados valiosos.

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Cuidado com Estoque

Ter uma boa gestão do seu estoque ajuda a evitar desperdícios e aumentar o seu faturamento.

Por isso, atenção redobrada nessa hora.

Cuide dos prazos de validade de cada produto e registre todas entradas e saídas por compra e venda.

Para realizar esse registro de estoque, utilize uma planilha e anote as seguintes especificações:

  • Marca;
  • Tipo;
  • Categoria;
  • Lote;
  • Fornecedor;
  • Validade;
  • Data de entrada;
  • Data de exposição na prateleira;
  • Data de saída.

Esses dados vão oportunizar insights de planejamento e ações futuras. Saber, por exemplo, de quanto em quanto tempo um produto é vendido, permite que você planeje melhor as compras de fornecedores.

Manter um estoque mínimo, também é importante para não perder vendas.

Por exemplo, se você sabe que vende todos os dias 5 pacotes de ração, planeje seu estoque para suprir essa demanda. Caso seu Pet Shop esteja aberto de segunda a sábado são 120 pacotes por mês. Não decepcionar seu cliente faz parte de uma boa gestão do seu empreendimento.

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Relacionamento com Cliente

Um bom relacionamento com o cliente começa pelo bom atendimento. Contar com uma equipe educada e solícita causa melhor impressão aos clientes. Mas, o principal, claro, é resolver seus problemas de forma eficiente.

Para aumentar o seu faturamento, uma boa alternativa é fidelizar os clientes atuais.

Estar atento a eles permite que você preste um serviço cada vez melhor. Ter um histórico dos clientes ajuda nesse momento. A partir da hora que você sabe quais são os produtos que seu cliente costuma comprar, quais serviços ele costuma contratar, você pode sugerir e oferecer a ele opções antes mesmo de serem requisitadas.

Ser proativo e mostrar que o conhece gera a ideia de que você se preocupa e está afim de ajudá-lo a cuidar de seus pets.

Para se comunicar com seus clientes é importante contar com canais eficientes. Você pode utilizar redes sociaisnewslettersmensagens por celular para entregar conteúdos, informações e ofertas.

O histórico de clientes vai te ajudar a apontar diversas pautas a serem abordadas nessas mensagens.

Software de Gestão

Informatizar seus dados com planilhas pode ser uma boa alternativa para gestão financeira.

Mas caso os resultados comecem a desenvolver melhor seu negócio, talvez uma outra medida seja mais eficaz.

A implementação de um software de gestão pode ser uma alternativa que lhe traga mais benefícios e aumente, inclusive, seu tempo livre.

Já pensou ter um programa que dê baixa no estoque de forma automática? Assim que um produto é vendido o estoque já é atualizado.

Ou, ao contrário, quando os produtos chegam do fornecedor serão automaticamente inseridos no sistema.

Muito mais fácil, não?

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Os softwares otimizam diversos pontos da gestão do seu Pet Shop. As tarefas financeiras, de relacionamento com clientes e gerenciamento de equipe ficam mais atenuadas após a implementação.

É difícil ter êxito em todas as funções que você tem que executar no Pet Shop.

Por isso, utilizar ferramentas que auxiliem o seu trabalho pode otimizar os resultados de gestão e faturamento.

 

Para faturar mais é necessário esforço e dedicação. Sem ter um planejamento e ações concretas, os resultados tendem a se manterem iguais.

Como a vontade de todo empreendedor é crescer e ampliar os lucros, implemente essas dicas e aumente as chances de sucesso do seu Pet Shop!

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