Aumentar as vendas é a palavra da ordem para qualquer negócio. O fluxo constante de caixa é um termômetro perfeito para a análise correta de vendas assertivas para o público-alvo.
Mas será que existe uma maneira de mensurar a receptividade dos clientes através de técnicas simples? Felizmente sim! Através do que chamamos de Teste A/B.
O que é o teste A/B e como essa técnica pode ajudar em seu empreendimento?
O teste A/B é muito utilizado, principalmente em lojas virtuais. Porém o segredo por trás da técnica pode ser benéfico para qualquer tipo de investimento.
O teste A/B consiste em estratégias visuais simples, mas de grande efeito em relação ao impacto final. Para o empreendedor, isso significa aumento de lucratividade, utilizando carros-chefes específicos como chamariz para possíveis clientes.
No caso de prateleiras de Pet Shop, por exemplo, imagine a seguinte situação: o empreendedor X decide alterar a ordem dos produtos da sua loja e renovar as prateleiras e vitrines. Qual é o resultado? As vendas caem mais de 30%.
O que isso significa?
O empreendedor pode considerar N fatores, mas um dos que mais chamam atenção é que justamente naquela semana ele alterou o efeito visual em sua loja. Então ele resolve mudar novamente, realizando testes para que as vendas subam e sua loja aumente a lucratividade.
Sem perceber, ele aplicou o teste A/B em seu empreendimento. Como ele pode melhorar essa estratégia? Com macetes descomplicados, mas visualmente poderosos.
Como utilizar o teste A/B:
- Colocar uma determinada marca de ração bem no meio da loja
- Alterar a marca e o produto central toda semana
- Mudar a ordem dos produtos na prateleira
- Alterar a disposição da loja
- Processar resultados
- Alterar a vitrine da loja
Processar resultados é a parte mais importante do teste. Só existe teste A/B se os resultados forem analisados.
Nesse caso, é de suma importância que o empreendedor registre as vendas durante os testes. Desta forma, conseguirá visualizar amplamente a repercussão da mudança.
Durante o processo, o empresário vai analisar quais foram os produtos que resultaram em rentabilidade maior. Com essa análise em mãos, fica claro quais itens devem ficar em evidência e quais produtos não geram impacto visual.
Qual é a relevância do teste A/B?
O objetivo principal de qualquer empreendedor é gerar lucro para o seu negócio e a melhor experiência possível para o cliente.
Entender quais são as maiores necessidades do público-alvo auxilia no processo de conversão em vendas.
A técnica A/B é uma excelente ferramenta para proprietários de Pet Shop, clínicas veterinárias e qualquer empreendimento de tipo varejo que necessite de um feedback do cliente final.
E o melhor retorno que um empreendedor pode receber, é o resultado convertido em lucratividade.
Isso é sinônimo de cliente satisfeito e empreendedor no rumo certo. Esta é a maior relevância do teste A/B para seu empreendimento.
Garantir impacto visual que retorna em lucro maior para seu negócio e mensurar qual a disposição melhor dos produtos com um design agradável para os clientes.
Abraços e boa gestão ao aumentar as vendas em sua pet shop.