Organizando a Agenda de Serviços do Pet Shop

Agenda pet shop

A agenda em um pet shop tem um significado importantíssimo. Toda pet shop que oferece serviços para seus clientes precisa se preocupar com a organização da agenda para que todos as tarefas sejam perfeitamente executadas e os cliente saiam satisfeitos.

Provavelmente, o item mais comum em uma pet shop é a agenda de serviços. Conforme a empresa cresce este é um item que acompanha o crescimento Primeiramente um caderninho, alguns meses depois uma planilha no excel, e quando a pet shop fica maior, um programa específico para pet shop no computador.

A agenda é o coração da empresa, experimente ficar um dia (ou algumas horas) sem poder utilizar e você verá o caos que sua empresa irá se encontrar.

O cliente liga, a pessoa responsável pega a agenda e escreve o serviço a ser realizado. É lá que todos os serviços são registrados, os horários, se tem tele-entrega ou busca ou até se o animal tem alguma especificidade.

A agenda também é um ponto de encontro entre toda equipe da pet shop.

O caixa atende o telefone e registra as informações. Veterinários e a equipe do banho e tosa acessam o que foi escrito para realizar o serviço e por trás de tudo isso a(o) dona(o) confere todos os serviços realizados e cuida da parte financeira.

O que significa ter uma agenda organizada?

Uma agenda organizada é sinônimo de uma empresa bem constituída.

A agenda é o faz a conexão entre a empresa e o cliente, empresas que buscam ter um bom atendimento deveriam se preocupar muito com a saúde de suas agendas. Ela registra todas as informações dos serviços dos clientes e também tem grande participação na satisfação dos clientes em relação ao serviço realizado.

Um exemplo simples é quando um cliente realiza o agendamento de um banho e solicita para que a tele-busca seja em um horário específico. A pet shop sem uma agenda organizada faz com que essa informação se perca e o cliente perca seu compromisso, por que ficou esperando o rapaz da tele vir pegar seu animal.

A grande maioria das vezes, são falhas pequenas que não parecem ter grande impacto, mas conforme a recorrência dessas falhas, os clientes vão perdendo confiança até o dia que decidem testar esse serviço em uma outra pet shop.

Nós fizemos uma lista de itens que podem guiar você a ter uma agenda organizada.

Controle de agendamentos

Saiba quais e quantos são os seus agendamentos do dia.

Ter esse controle dos seus serviços para o dia pode guiá-lo a fazer um melhor gerenciamento da sua empresa. Com essa informação é possível checar a disponibilidade dos funcionários, organizar suas grades de horário e também a quantidade de insumos que você possui em loja.

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Otimização do tempo

Tenha um bom aproveitamento do tempo.

Fazer a alocação dos serviços dentro da agenda de uma maneira funcional é fundamental. Além de não deixar clientes esperando, você melhora a qualidade do trabalho dos seus funcionários, evitando conflitos e correrias entre os atendimentos.

Melhoria nos atendimentos

Controle a duração dos seus serviços e não deixa os clientes esperando.

Uma péssima mania que muitas pet shops tem é combinar horários de retirada e não cumprir. Muitas vezes fazendo o cliente esperar na loja até o término da execução.

É muito importante ser honesto com seu cliente, se você sabe que vai ter um dia cheio (em especial aquelas quintas, sextas e sábados) não tente superestimar o horário de entrega. Fale para seu cliente que o dia está cheio e peça para ele vir mais tarde. Se ele insistir, informe que talvez terá que esperar um pouco em loja.

Já comentamos sobre isso em artigos anteriores, mas também é muito importante dispor para seu cliente um ambiente agradável e confortável. É muito importante para a fidelização que o cliente se sinta bem dentro da sua loja.

Ainda sobre a agenda mas com a visão do(a) empresário(a)

Os gestores nunca podem descuidar dos pontos de contato com o cliente, por isso é importante que o(a) empresário(a) saiba o que está acontecendo com os serviços que estão sendo realizados.

Quais atendimentos foram executados e quais não foram.

Ao final de um expediente de trabalho, é importante que o gestor consiga de forma simples analisar todos os atendimentos que foram realizado e os que não foram. Mais do que isso é analisar todas as particularidades que aconteceram.

Durante o dia a dia em uma pet shop, principalmente na realização de serviços, acontecem muitos detalhes que os gestores devem estar por dentro. É papel do gestor minimizar as ocorrências ou melhorar seus processos para que nas próximas vezes todos estejam preparados.

Quais funcionários fazem mais serviços que os outros.

Para empresas maiores, onde existem muitos funcionários, ter esse controle de produtividade por funcionários é mais do que necessário. Infelizmente, sempre terão funcionários que vestem mais a camisa da empresa do que outros. Esse controle ajuda a ter uma equipe sólida e unida.

Quais os serviços mais executados.

Ter controle dos serviços mais executados é fundamental para a organização da empresa.

Vamos supor que você faça muitos banhos e poucas consultas, é importante ter essa informação para ajustar o ambiente físico. Na hora de pensar em alguma reforma ou contratação de novos funcionários, você tem as informações certas.

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Hábitos saudáveis

Confirme os serviços um dia antes

Esse é um hábito muito bom para quando você possui novos clientes que você ainda não tem certeza que irão aparecer.

Mesmo assim para clientes antigos, sempre é bom mandar aquela mensagem tipo:

“Olá Fulano, gostaria de lembrar que amanhã às 14h vamos aí pegar o Bobby para seu banho, abraços, Pet Shop Auau”

Todos temos rotinas corridas e é muito comum esquecermos desses pequenos compromissos, se a pet shop conseguir assumir esse lado, é ótimo.

Cuidado com o caderninho

Nossa equipe nos relata que é muito comum ver pet shops totalmente informatizadas com bons sistemas de controle, mas que ainda usam o caderninho para fazer o agendamento “de forma mais rápida”.

Nesse passo não existe problema, o problema é quando ao passar as informações para o computador muita coisa pode se perder. E quem vai pagar a conta no final é o cliente.

Agenda da pet shop, cuide bem dela

No artigo de hoje falamos de diversas estratégias que você pode se guiar para ter uma agenda saudável. Procure analisar de forma geral quais são os itens que mais se aplicam para o seu negócio. Tenha reuniões com sua equipe para achar formas de melhorar os processos da agenda.

Caso você queira estudar mais sobre a agenda de sua pet shop, leia esse artigo.

Lembrando que a agenda é o ponto de encontro entre sua empresa e o cliente. O cadastro dos serviços a serem realizados devem acontecer de maneira simples e rápida.

Abraços e boa gestão na agenda da sua pet shop.

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