Ofereça uma Melhor Experiência aos Clientes!
Hoje os pets são considerados membros da família e cada vez mais as pessoas buscam um tratamento diferenciado, priorizando a saúde e o bem-estar do animal, e tudo começa no atendimento!
O atendimento é o primeiro contato do cliente com a empresa, a porta de entrada das suas vendas e um dos maiores responsáveis pelo retorno e fidelização do cliente. Por isso, ter um atendimento eficiente e com processos organizados é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Veja alguns passos simples para organizar sua pet shop e melhorar a experiência do cliente.
Atenção ao Estoque
Imagina perceber no meio do serviço que algum dos insumos está em falta? Ou perder a venda de um produto por não atualizar o estoque? É por isso que para manter a organização, você precisa estar atento e controlar o estoque. Registre:
- Todas as entradas e saídas de produtos
- Tempo médio de uso
- Estoque mínimo
E qualquer outra informação essencial para evitar a falta e o desperdício de recursos.
Faça o Fluxo de Caixa
O gerenciamento financeiro é essencial para a organização do seu pet shop. Por isso, verifique o fluxo de caixa diariamente. Assim você terá controle da saúde financeira do seu negócio e das vendas de produtos e serviços, evitando surpresas indesejadas e identificando gargalos nos processos administrativos.
Defina o Tempo Médio dos Serviços
Se você vende serviços, como banho e tosa, você precisa ter predefinido o tempo médio para a realização de cada atendimento. Nada é mais desagradável do que marcar um horário e precisar ficar esperando, além de atrasar toda sua agenda, esse fator contribui para a insatisfação do cliente, consequentemente, a chance de perder o cliente é grande!
- Faça testes e cronometre o tempo dos serviços
- Considere possíveis imprevistos e pausas necessárias
- Leve em conta o porte do animal e a complexidade do serviço
- Esteja preparado para atrasos de clientes (que são comuns)
Dessa forma você conseguirá estabelecer quantos atendimentos podem ser feitos diariamente.
Limpeza Periódica
Pode não parecer, mas a limpeza e organização do PDV é essencial para facilitar a rotina de trabalho e passar credibilidade ao cliente.
- Evite bagunça nas prateleiras e organize os produtos de forma lógica
- Mantenha tudo sempre limpo, tanto em questão de higiene, quanto em organização dos itens utilizados durante os serviços
Dica: Quando você contar o tempo médio dos serviços, reserve alguns minutos para limpar o ambiente entre os atendimentos. É comum que os donos queiram acompanhar o banho dos seus pets, por isso, cuidar da limpeza e organização do ambiente é essencial.
Fique Atento aos Agendamentos
A organização da agenda de serviços é fundamental (e a parte mais importante) para um atendimento organizado. Por isso, cumpra rigorosamente sua agenda e evite fazer atendimentos sem agendamento prévio. Em alguns casos é melhor dizer “não” e tentar agendar para outro dia, do que atrasar o restante dos serviços e deixar todos os outros clientes insatisfeitos.
Dica: Crie uma tolerância de espera e uma política de cancelamentos.
Fidelização e Organização
Uma forma de fidelizar seus clientes, aumentar a venda de serviços e otimizar o atendimento, é criar programas de fidelidade e pacotes de serviços que promovam descontos e deem vantagens aos donos de pet. Em caso de serviços regulares, você pode marcar as próximas datas ao final do atendimento atual, garantindo que o cliente volte e facilitando a rotina do atendimento.
E aí? Quer descobrir uma gestão muito mais fácil e eficiente? Conheça o Pet Shop Control!
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Até mais, bons negócios e mão na massa!