Hoje vamos contar como adquirir produtos de pet shop da melhor forma possível!
Segundo a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para animais de estimação), o país está na 6º posição do ranking mundial, com o maior faturamento desse mercado. E além disso, estamos em 2º como maior população de pets.
O mercado pet responde por 0,48% do PIB brasileiro, mas para aproveitar as oportunidades que a área oferece é preciso ficar atento a algumas dicas para não cair em verdadeiras armadilhas.
Uma delas é saber controlar o quanto se gasta para adquirir produtos de pet shop.
Acredite, um bom controle é capaz de fazer uma diferença enorme na hora de fechar as suas contas no final do mês.
Confira!
Escolhas certas significam redução de custo
Como em qualquer comércio, o fluxo de caixa precisa ser extremamente organizado.
Um dos principais pontos de atenção deve ser a compra para adquirir produtos de pet shop para o seu estoque.
Você não pode esquecer que o estoque, na verdade, é um dinheiro parado que não rende juros, mas pode significar prejuízo se não forem feitas as escolhas certas.
Elas devem ser baseadas em uma série de informações constantemente atualizadas sobre tudo o que pode significar lucro ou prejuízo.
Complicado?
Só se você quiser guardar tudo de cabeça, o que é praticamente impossível.
A quantidade de fornecedores de um mesmo produto é imensa, o que é ótimo para você, já que pode escolher entre aqueles que oferecem as melhores vantagens.
Entre elas estão o preço, descontos, prazos de pagamento, prazos de entrega, regularidade na reposição, brindes para os clientes e promoções.
Registre todas essas informações sobre cada fornecedor.
Elas vão te ajudar a fazer uma escolha segura e vantajosa para a sua loja.
Tome decisões estratégicas
O fluxo de caixa precisa estar impecável, mas você também pode usar o armazenamento de notas e de dados para tomar decisões estratégicas em relação aos fornecedores e abrir negociações com mais facilidade com quem bater à sua porta oferecendo novos produtos, por exemplo.
Neste caso a dica é ter todas essas informações à mão, organizadas de forma que possam ser acessadas rapidamente favorecendo a transação, mesmo que ela seja inesperada.
O importante é você não perder boas oportunidades e ter toda a segurança para tomar decisões.
São muitos os dados, é verdade, e muita gente deixa para depois porque não tem tempo de organizar isso tudo e acaba perdendo chances realmente boas de reduzir os custos – automaticamente aumentando o lucro.
Um bom sistema de gestão informatizado, que agiliza consultas e a tomada de decisões estratégicas, economizando tempo, trabalho e dinheiro, pode ser a melhor solução para a sua loja pet shop.
Tecnologia a seu favor
Mesmo com a crise econômica, a expectativa da Abinpet é que o mercado tenha um crescimento de 8%.
De acordo com a associação, o Brasil tinha cerca de 106,2 milhões de animais de estimação, a maioria cães (37,1 milhões), peixes (26,5 milhões) e gatos (21,3 milhões), sendo as pet foods os produtos mais vendidos (66,9% das vendas), seguidas pelos serviços de veterinária, creche, dog walker, banho e tosa, etc.
Os números mostram que há mercado para todos, mas só consegue destaque realmente quem usa a tecnologia e a modernidade a favor da redução de custos e da qualidade dos serviços.
E você, como faz para escolher os fornecedores? Conte nos comentários!