O relatório desenvolvido pela DataHub, plataforma de análise de dados que conta com o cadastro de aproximadamente 50 milhões de empresas, mostra que o setor de higiene e embelezamento de animais domésticos cresceu 316% nos últimos anos.
Mesmo durante a pandemia, os serviços em pet shops registraram crescimento, tendência oposta ao que aconteceu com o setor de serviços como um todo no Brasil.
As plataformas digitais voltadas para o segmento, como agendamento de banho para pets, foram as que mais aumentaram nos últimos anos.
Leia também: Mercado de assinaturas movimenta mais de R$1bi por ano no Brasil
Pet shops ampliam oferta de serviços
Atentos à saúde e ao bem-estar dos seus animais, muitos tutores investem em cuidados especiais. Segundo a pesquisa, para fidelizar esse público, 54,5% dos empresários afirmaram oferecer algum diferencial em relação à concorrência.
"Entre os atrativos estão programas de fidelidade e assinatura, variedade de serviços e promoções.
Segundo a pesquisa, os serviços mais buscados são banho e tosa (56,4%), transporte (52,5%) e hospedagem (26,0%). Os canais de vendas online mais utilizados são as redes sociais (79,7%), seguidas pelo WhatsApp (57,1%). Já os principais meios de divulgação são redes sociais (82,2%) e indicação de clientes (21,7%).
Leia também: Porque Focar na Venda de Pacotes de Serviços
Em relação aos serviços veterinários, a pesquisa captou uma oferta de 10,7% de planos de saúde para pets. Embora ainda pequeno, esse mercado segue em expansão e vem ganhando muita popularidade nos últimos anos.
Existe a possibilidade de oferecer serviços de outras áreas no plano, como banho e tosa, vacinas, entre outras vantagens. Com isso, muitos pet shops estão passando a aceitar planos de saúde animal, dando aos consumidores a praticidade e a economia que eles precisam, e, em troca, ganhando a fidelidade desses clientes.
Pós pandemia
Entre as empresas beneficiadas pela pandemia, 76,1% notaram aumento na procura por serviços e 15,3% ampliaram seus canais de venda.
Para 10,2%, os impactos positivos estão relacionados à aquisição de mais pets.
Leia também: Pequenos negócios dominam mercado pet, que fatura bilhões