Mercado Pet continua em crescimento durante a pandemia

segmento pet tem superado a crise econômica mundial, apresentando crescimento que surpreende a todos.

Você sabe porque os negócios deste setor têm conquistado tantos resultados no mercado? Esta é uma discussão bastante frequente entre os especialistas. Afinal, todos querem entender como esta evolução é possível em um cenário tão desafiador.

Para esclarecer alguns pontos, apresentamos neste conteúdo dados do segmento pet que comprovam este crescimento. E, com estas informações em mãos, fica mais fácil entender quais as oportunidades é possível aproveitar agora.

E vamos além! Mais do que te manter atualizado sobre o mercado, temos ainda dicas sobre como fazer a sua empresa também crescer no segmento pet com uma gestão eficiente. Acompanhe!

O Brasil está no pódio do segmento pet mundial!

E se este crescimento continuar, é bem capaz que o país conquiste o ouro logo! Este mercado tem sido um verdadeiro campeão em meio à crise econômica mundial gerada pela pandemia.

Em 2020, o Brasil tornou-se o segundo maior país no segmento pet, com 6,4% de participação global no mercado. Os dados foram levantados pela Euromonitor International e compartilhados pela Revista Forbes.

Vale reforçar que esta foi a primeira vez que o país superou a participação global do Reino Unido, que ficou em terceira posição no ranking, com 6,1%. O grande líder do segmento pet é o Estados Unidos, dominando o mercado com 50% de participação.

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E o Brasil deve manter-se no pódio, afinal, os últimos resultados apurados no segmento pet indicam que o crescimento continua.

Exame compartilhou dados do Instituto Pet Brasil que projetam um crescimento de 13,5% do mercado, o equivalente a faturamento acima dos R$ 40 bilhões. Além disso, segundo a publicação, a expectativa do setor é que esta expansão seja de 42,7% até 2025.

E, entre 2020 e 2021, conforme noticiado pelo site Universo de Negócios, o setor também registrou um grande crescimento no mercado online. O relatório “E-Commerce no Brasil” afirma que o mercado de produtos e serviços para pets registrou o segundo maior aumento no comércio eletrônico nacional neste período.

Entretanto, aqui vai um dado curioso: a presença do segmento pet no mundo das compras digitais concentra-se nas mãos de três grandes players nacionais. Estamos falando da Petz, Cobasi e Petlove. Juntas as empresas detêm quase 95% deste mercado no e-commerce brasileiro.

Sabe por que o segmento pet tem crescido tanto?

Hoje, segundo o Sebrae, o segmento pet fatura quase R$ 35 bilhões ao ano. Desta forma, o setor é um dos mais atrativos para quem abrir novos negócios e aproveitar as oportunidades.

Este número comprova que, mesmo com as dificuldades do momento, os tutores seguem investindo na qualidade de vida e bem-estar dos seus animais.

E o segmento pet tem muitos clientes para atender. Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), são domesticados hoje no Brasil:

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Porém, nem tudo são flores. Ainda que o mercado esteja em constante evolução, existem sim dificuldades ocorrendo neste momento em muitos negócios. Prova disso que, ainda segundo o Sebrae, 72% das pet shops reduziram seu faturamento em 37% no ano passado.

Então, atenção: se o mercado vai MUITO bem, mas os negócios vão mal, significa que algo pode estar errado entre os seus processos, não é mesmo?

Aqui estão dicas para seu pet shop ou clínica crescer também!

Lá atrás, no começo da pandemia, nós compartilhamos aqui algumas orientações para reduzir o impacto do coronavírus na pet shop.

Decidimos retomar este assunto de forma atualizada, para que você aproveite as oportunidades que estão presentes neste cenário promissor. Confira!

Fidelize clientes e aumente as vendas

Primeiramente, invista em estratégias para manter os consumidores do segmento pet sempre por perto. A alimentação e produtos de higiene são os que mais movimentam o fluxo financeiro dos negócios. Então, que tal criar ações relacionadas a isso?

Portanto, com o controle de históricos de compras dos tutores, junto a um assertivo acompanhamento do estoque, é possível transformar dados em estratégias de fidelização.

Fique atento também aos pontos que refletem na melhor Experiência do Cliente no seu PDV. Não só por uma questão de competitividade, como também como forma de melhorar a lucratividade.

Você sabia que 25% das vendas são perdidas por práticas inadequadas no Ponto de Venda? Então, pense na quantidade de clientes perdidos por isso…

Mantenha a equipe alinhada

Seus funcionários estão comprometidos com os resultados da empresa? Alinhar as expectativas e prepará-los é fundamental para a evolução do negócio.

Hoje, existem muitos treinamentos e cursos disponíveis com acesso online e gratuito, assim como vários conteúdos para download.

Como por exemplo, esse checklist gratuito que elaboramos, com pontos para você analisar e identificar se o seu controle de estoque é eficaz.

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Para completar, reserve alguns momentos da sua atarefada rotina na gestão do negócio para realizar reuniões de equipe, sejam presenciais – cumprindo com todos os protocolos de segurança, até online.

As reuniões de equipe são fundamentais para manter o bom relacionamento entre colaboradores e gestores. Toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho, só tem a ganhar quando abre canais para esta troca de experiências entre os envolvidos.

Atualize seus processos

Atualmente vivemos uma transformação digital, que vem sendo acelerada devido às necessidades de isolamento social impostas pela pandemia.

Portanto, este é o momento de atualizar processos com tecnologias. Pois elas agilizam as tarefas e ainda conectam seu público ao seu pet shop ou clínica veterinária. Afinal, a inovação foi um dos fatores que impulsionaram o crescimento do mercado.

Logo, a otimização de processos de atendimento, com canais online de diálogo entre clientes e estabelecimentos, além de softwares para melhor registro de dados, estão transformando o setor.

Um recurso que pode contribuir muito com seu negócio neste sentido é o módulo de gestão de estoque do Pet Shop Control. Esta é uma plataforma intuitiva, criada para ajudar os empreendedores brasileiros que precisam se dedicar a muitas responsabilidades no dia a dia dos pet shops.

Desta forma, o Pet Shop Control entrega tecnologia de qualidade, e assim fomenta o empreendedorismo nacional.

Isso porque conta com funcionalidades que melhoram a compra de produtos e a gestão completa de estoque. E então, quer obter todos estes benefícios agora? É só acessar e realizar seu teste gratuito!

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