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Reuniões de equipe: confira essas dicas e saiba como realizá-las com eficácia!

Você já parou para refletir que ninguém chega longe sozinho? Veja quantas pessoas além de você trabalham diariamente para fazer sua jornada empreendedora acontecer.

Já pensou então em pausar sua atarefada rotina na gestão da pet shop ou clínica veterinária para realizar reuniões de equipe? Se esta é uma prática comum na rotina do seu negócio, significa que sua gestão está avançando de forma correta.

Entretanto, mais do que realizá-las, é importante saber como tornar este encontro o mais eficaz possível. E se as reuniões de equipe ainda são raras no seu dia a dia, está na hora de começar.

Por isso, neste conteúdo apresentamos dicas de como organizar e executar estes momentos, para você e o time não perderem tempo e ganharem muito com este produtivo diálogo!

Por que devo realizar reuniões de equipe?

As reuniões de equipe são fundamentais para manter o bom relacionamento entre colaboradores e gestores. E isso não se aplica somente aos negócios maiores, pelo contrário!

Toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho, só tem a ganhar quando abre canais para esta troca de experiências entre os envolvidos. Isso porque, sabemos que até os menores negócios atuam com, pelo menos, mais de um funcionário.

Nas clínicas veterinárias e pet shops, por exemplo, você precisa trabalhar junto a profissionais como responsáveis técnicos e veterinários, da área de administração, atendentes, tosadores, banhistas…

Enfim, são inúmeras pessoas presentes na rotina deste modelo de negócio. E cada uma delas possui uma capacitação e habilidade específica.

Portanto, ao reunir todo o time por um momento, a discussão pode trazer inúmeras vantagens, pois cada um compartilhará sua visão, a partir da experiência profissional e atuação.

Isso porque, na correria do dia a dia, fica muito difícil parar para discutir ou refletir sobre pontos de melhorias. Logo, ao reservar um momento para reuniões de equipe, é possível:

  • Receber e dar feedbacks;
  • Compartilhar informações sobre os últimos resultados e conquistas;
  • Alinhar metas e outros objetivos do negócio;
  • Abrir portas para sugestões de melhorias;
  • Verificar a satisfação no trabalho e motivar o time;
  • Melhorar o relacionamento interpessoal e o clima.

Você pode até mesmo aproveitar este momento com o time para criar interações mais divertidas e descontraídas, que reflitam em mais união entre os colaboradores.

Além de fortalecer os vínculos, é possível utilizar estes momentos também para abastecer as redes sociais, com fotos, vídeos e outras publicações que demonstrem o quanto a equipe está envolvida em discutir melhorias e, assim, aprimorar o pet shop ou clínica veterinária.

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Como realizar reuniões de equipe eficientes?

Agora que você já entendeu o porquê de realizar reuniões de equipe, é hora de colocá-las em prática da maneira mais eficiente possível.

Para isso, seguem dicas baseadas em conteúdos compartilhados pelo RH Portal e a revista Época Negócios, complementadas por nossa experiência no mercado pet.

Save the date

As reuniões de equipe não devem pegar ninguém de surpresa. Pelo contrário: quanto mais alinhadas aos horários disponíveis dos colaboradores, menor será a taxa de desistência ou faltas.

Então, você pode realizar uma rápida pesquisa com o time sobre qual o melhor dia e horário para este encontro. Ou ainda paralisar as atividades durante o expediente para este evento.

Quando a data for confirmada, não se esqueça de reforçar com lembretes, para que assim ninguém se esqueça do compromisso.

Se possível, torne as reuniões de equipe uma prática frequente. Sendo assim, escolha um dia da semana específico em que será realizado o encontro. Por exemplo, ela pode ocorrer todas as primeiras segundas-feiras do mês no mesmo horário, ou sempre às sextas-feiras no início da jornada de trabalho. Esta frequência ajuda os colaboradores a se programarem e, assim, participarem sempre.

Pauta

Quando a reunião já estiver marcada, é hora de você pensar no que será compartilhado com o time. Desta forma, liste alguns tópicos do que você acha importante compartilhar. 

Se preferir, pode preparar uma apresentação digital, com dados, vídeos, e outros conteúdos. Esta ferramenta permite que o encontro seja mais dinâmico e que os colaboradores mantenham maior atenção no assunto debatido.

Durante as reuniões de equipe, você pode trazer informações como:

  • Dados e novidades do mercado pet que podem impactar os resultados;
  • Mudanças na empresa, como a compra de novos equipamentos, reformas, novos produtos, contratações; 
  • Estratégias comerciais e metas a serem batidas;
  • Problemas que precisam ser melhorados;
  • Conquistas, resultados e ações que superaram as expectativas;
  • Mensagens e conteúdos motivacionais.

Agilidade

Vale lembrar que, assim como você, ninguém quer perder tempo com assuntos à toa. Portanto, pense em realizar reuniões de equipe mais diretas possíveis. Seja objetivo. 

Neste sentido, o tempo médio do evento deve ser de 1h a 1h30. E isso também pode variar de acordo com a sua frequência de encontros. As reuniões se tornam mais rápidas quando são constantes.

Para isso, caso tenha dificuldade de comunicação, ensaie sua apresentação antes de se encontrar com o time. Assim, calcule o tempo médio do encontro e realize melhorias, tornando o momento mais assertivo.

E não se esqueça de reservar um tempo para dúvidas e sugestões do time. Afinal, este é um evento coletivo, então é importante que todos se sintam à vontade para expressarem o que precisam. 

Pensando nisso, e também nos tempos em que vivemos, tente reunir no máximo 20 participantes por vez em cada uma das reuniões de equipe. Pois, imagine: se cada um dos presentes resolver falar por dois minutos, já temos 40 minutos de encontro. E dois minutos é pouco tempo para quem está buscando um diálogo eficaz para melhorias, não é mesmo?

Em tempos de reuniões, você precisa de informações!

Seja online ou offline, vivemos em tempos de reuniões. Estamos cada vez mais conectados com encontros que nos permitem interagir e trocar experiências para, assim, superarmos as dificuldades do momento e seguirmos em frente.

Somente com uma comunicação clara e objetiva entre os envolvidos do negócio é possível identificar pontos de melhorias, mantendo o crescimento no mercado pet.

Com todos os retornos obtidos entre os gestores e colaboradores nas reuniões, fica muito mais fácil saber o que precisa ser feito e como fazer. Pois, desta forma, não ocorre “achismo” na tomada de decisão. Ela é embasada embasada em informações reais sobre o que acontece na pet shop ou clínica veterinária.

Então, quanto mais informações você tiver em mãos e compartilhar com todos, mais eficiente serão as reuniões de equipe e, assim, o andamento das atividades.

E nós temos uma dica extra que pode contribuir muito com este alinhamento: nosso sistema Pet Control para controle de estoque de pet shops e clínicas veterinárias!

Você pode solicitar seu acesso gratuito agora mesmo e usá-lo a favor do seu negócio, gerenciando o estoque e muitas informações de forma rápida, fácil e totalmente digital. Não perca esta oportunidade de aprimorar seu dia a dia e o da sua equipe!

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