Preço de venda de serviços em pet shops: Como calcular?

Forma correta de calcular preço de serviços em pet shops

Deixar sua pet shop incrível não é nada fácil, não é? Diferente de calcular preço de venda para produtos, calcular o preço de venda de serviços em pet shops contém camadas mais sutis que não podem ser deixadas de lado.

Talvez, um dos maiores desafios do empreendedor, seja calcular de maneira precisa e correta todos os custos envolvidos em um serviço e chegar a um preço de venda, que, ao mesmo tempo, não o faça perder dinheiro e se mantenha dentro da esfera da concorrência.

Eu venho ajudando pet shops a atingirem melhores resultados desde 2009, e em todo esse tempo, apenas 10% das pet shops que visitei possuíam um controle completo dos custos. Por isso, vou te ajudar demonstrando como calcular os preços de venda de serviços da sua pet shop.

Uma pet shop pode oferecer uma gama enorme de serviços, sendo eles: estéticos, como banho e tosa; veterinários, como cirurgias e consultas; e administrativos, como tele entrega e tele busca.

Nesse post utilizamos como exemplo o cálculo do preço de custo e venda de um banho em animal de pequeno porte em uma pet shop, e dividimos o processo em 13 etapas para facilitar o entendimento:

  1. Cálculo da mão de obra direta
  2. Cálculo dos materiais diretos
  3. Cálculo do custo unitário do serviço
  4. Custos fixos
  5. Custos variáveis da venda
  6. Margem de lucro
  7. Cálculo da taxa de marcação
  8. Cálculo do preço de venda de serviços para pet shop
  9. Preço de mercado
  10. À vista, descontos e técnicas
  11. Cartão de crédito
  12. Tele busca e tele entrega
  13. Manutenção

Preparado? Vamos aos cálculos!

1 – Cálculo da mão de obra direta

Inicialmente precisamos calcular qual valor todos funcionários do setor de estética representam em custo para a pet shop.

Após todos os cálculos, vamos chegar a um único valor/hora de todo o setor, independente de quais serviços você faça ou quantos funcionários tenha.

Vamos considerar que a pet shop possui 2 funcionários responsáveis pelos serviços de estética, e vamos supor que ambos recebam R$750,00 de salário. Sendo assim, o valor total da folha de pagamento é R$1.500,00. Para calcular o custo da hora do setor de estética aplicamos a seguinte fórmula:

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Explicando:

Salário dos funcionários: custo total da folha de pagamento (no nosso exemplo R$750 + R$750 = R$1.500,00)

Encargos sociais: o conjunto de obrigações que a empresa deve pagar mensal ou anualmente aos funcionários. Por exemplo: INSS, FGTS, PIS/PASEP.

Caso você tenha dúvidas em relação aos números dos encargos, converse com seu contador.

No exemplo, vamos utilizar 60% dos salários para realizar os cálculos: R$900,00.

Número de funcionários: 2

160 horas: quantidade de horas trabalhadas ao mês por cada funcionário. Lembre de considerar caso o regime de horas seja diferente do tradicional. Mas, geralmente, 160 horas por mês, ou seja, 8h diárias será o padrão

Aplicando na fórmula:

Custo Da Hora = salário dos funcionários + encargos sociais/número de funcionários * 160 horas.

Custo Da Hora = 1500 + 900 ÷ 2 x 160 

Custo Da Hora = 2400 ÷ 320

Custo Da Hora = R$7,50

Concluindo: O custo da mão de obra direta por hora do setor de estética será de R$7,50.

Isso significa que, trabalhando ou não, o setor de estética tem um custo de R$7,50 por hora.

2 – Cálculo dos materiais diretos

O segundo passo é calcular todos os materiais utilizados na realização do banho. Determinar esses custos pode parecer estranho pelo fato de termos que fracionar as quantidades, mas não se iluda, pois são valores muito importantes que se negligenciados podem ocasionar em um furo no seu caixa.

Para realizar um banho completo temos os seguintes materiais: shampoo, perfume, talco, abrilhantadores e lacinhos/gravatas.

Observação: água e energia elétrica, por serem difíceis de medir individualmente, vamos ratear junto com os custos fixos (veremos na parte 4).

Para realizar esse cálculo, é necessário fazer a porcentagem usada em cada item.

Por exemplo: para um banho em animal de pequeno porte será utilizado uma média de 50ml de shampoo. O shampoo foi comprado em potes de 5 litros (5000ml), que custam 40 reais.

Vamos aplicar a regra de três para saber o custo com shampoo:

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*Produtos unitários, como lacinhos e gravatas são mais fáceis de calcular o custo. É só dividir o preço do pacote pela quantidade que contém no saco para ter o valor unitário.

Essa conta deve ser realizada para todos os itens utilizados no banho:

Totalizando: shampoo + perfume + lencinho + talco + cremes = 0,40 + 0,10 + 0,15 + 0,50 + 0,50 = R$1,65.

O total de custo dos materiais diretos é R$1,65. Ou seja, para cada banho dado, é gasto R$1,65 com materiais.

3 – Cálculo do custo unitário do serviço

Agora que temos os valores de mão de obra e dos materiais, vamos descobrir qual o custo básico de um banho na pet shop.

Para isso, precisamos saber o tempo médio de duração de um banho, esse deve ser contabilizado do momento inicial, quando o funcionário pega o animal, até o final, quando o pet está pronto para ir para casa.

Primeiro devemos saber o custo da mão de obra, para depois calcular qual é o gasto unitário de cada banho de porte pequeno realizado:

Custo da mão de obra = custo da hora x tempo de duração do serviço

Custo da mão de obra = R$7,50 x 0,5 (30 minutos por banho)

Custo da mão de obra = R$3,75

Obs: Custo da hora (calculado na parte 1)

Custo Unitário = Custo da mão de obra + custo em materiais

Custo Unitário = 3,75 + 1,65

Obs: Custo em materiais (calculado na parte 2)

Custo Unitário = R$5,40

4 – Analisando os custos fixos

Na parte 3 descobrimos o custo unitário de um serviço, mas ainda existem custos que não foram contabilizados e que, para cada serviço vendido, uma pequena parte desses gastos devem ser inseridas no valor.

Esses outros gastos são os custos fixos, aqueles que, independente de termos clientes ou realizarmos serviços, temos que pagar por eles: aluguel, telefone, água, energia elétrica, gastos com limpeza, depreciação, entre outros.

Uma maneira fácil para fazer isso é analisar os meses passados. Por exemplo, vamos supor que para abrir a pet shop todo dia pela manhã e fechar no final da tarde durante um mês custe R$6.000,00. Esse será o custo fixo médio (CFm).

Agora, outro valor que precisamos é a receita bruta (valor total recebido da venda de serviços e produtos). Vamos supor que tivemos uma receita bruta média (RBm) de R$20.000.

Dica: Para calcular a depreciação dos materiais devemos calcular individualmente quanto tempo cada equipamento irá durar. Por exemplo, normalmente em um banho são utilizados escova de cerdas, esponjas, toalhas, correntes, enforcadores, secadores e banheira. Vamos pegar como exemplo a banheira. Supondo que precisamos trocar a banheira uma vez a cada três anos, devemos dividir o valor que pagamos na banheira pelo tempo da sua vida útil. Então, supondo que pagamos pela banheira do banho e tosa R$800,00. Com isso, devemos dividir por 36 meses (3 anos), chegando a um valor de R$22,00 reais por mês.

Após calcular os custos de todos os equipamentos, você poderá adicionar esses valores ao custo fixo médio (CFm).

Quer saber todos os equipamentos necessários para ter seu negócio pet? Veja o artigo aqui!

Agora o próximo passo é  calcular o percentual do custo fixo em relação a receita bruta.

CF% = (CFm ÷ RBm) x 100

CF% = (6000 ÷ 20000) x 100

CF% = 30%

Ou seja, agora sabemos que cada serviço vendido deverá suportar 30% dos custos fixos.

5 – Embutindo impostos e taxas

Agora, precisamos saber quais são as alíquotas pagas dentro da nossa pet shop. Exemplo:

ISSQN: 5%

PIS: 0,65%

COFINS: 3%

Contribuição Social: 1,08%

IRPJ (Lucro presumido): 1,20%

Total: 10,93%

Com essas informações podemos saber que cada serviço vendido deverá suportar 10,93% dos impostos e taxas.

Importante: caso você tenha dúvidas em relação a essas alíquotas, consulte seu contador.

6 – Margem de lucro

Ainda temos mais algumas contas pela frente, vamos lá?

Agora precisamos definir a margem de lucro (gostamos!). Esse é o valor esperado pelo empresário para lucrar, após todos os custos.

Importante prestar atenção nessa hora, pois após o cálculo da margem de lucro, você deverá analisar os preços de mercado. Com isso, poderá verificar se está em parâmetro com a concorrência.

No cálculo de preço da venda de serviços em pet shop uma margem de lucro saudável pode ser em torno de 15%.

7 – Cálculo da taxa de marcação

Já temos todos os fatores para calcular o preço de venda, mas ainda precisamos encontrar nossa taxa de marcação.

A Taxa de Marcação é o fator que vai definir o preço de venda do serviço:

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Onde:

CF% = Percentual de Custo Fixo (Parte 4)

CVV = Custos Variáveis da Venda (Parte 5)

ML = Margem de Lucro (Parte 6)

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8 – Cálculo do Preço de venda de serviços para pet shop

Continuando, finalmente chegamos ao cálculo do preço de venda propriamente dito.

PV = CUS x TM

CUS = Custo Unitário do Serviço (Parte 3)

TM = Taxa de marcação (Parte 7)

PV = 5,4 x 2,26

PV = R$12,20

Dessa forma, para realizar o serviço de banho em um animal de pequeno porte, podemos praticar o preço mínimo de R$12,20.

Sabe quais são os problemas mais comuns em uma pet shop? Confira nosso artigo e veja como solucioná-los.

9 – Preço de Mercado

Bom, ainda não chegamos ao nosso valor final. Mas calma, estamos quase!

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Preço de venda de serviços para pet shop

A parte de pesquisa de mercado é uma das mais importantes do processo. Quanto custa o mesmo banho em um animal de pequeno porte nas pet shops do seu bairro?

Vamos imaginar algumas situações…

Cenário 1: pets do bairro cobram valores maiores como, por exemplo, R$15,00.

Agora que você sabe como o preço de venda é calculado podemos supor que: as pets vizinhas possuem custos maiores do que os seus, oferecem serviço com produtos/insumos de maior qualidade, possuem fornecedores mais caros, pagam salários maiores para os funcionários, possuem margem de lucro maior que a sua. E por aí vai...

Cenário 2: pets do bairro cobram valores menores como, por exemplo, R$10,00.

Seguindo o mesmo raciocínio: as pets vizinhas usam materiais/insumos piores, tem fornecedores mais baratos, menor margem de lucro, funcionários mais baratos, fazem o serviço mais rápido…

Estou criando esses cenários para ajudar no brainstorm de ideias, porque na verdade o que importa mesmo é a maneira que você se posiciona no mercado, independente do seu preço.

Mas, o que isso significa? Que você pode se posicionar no mercado como uma pet shop de classe média/alta, oferecendo um serviço de extrema qualidade, profissionais treinados, cafézinho e sala de espera para os clientes, e com isso, pode praticar uma estratégia de preços maiores que os seus concorrentes.

Importante: não me entenda mal, caso sua pet shop seja para classe C, D e você não queria oferecer cafézinho e sala de espera, não há problema algum nisso.

A questão é você se posicionar no mercado. Se o seu serviço é mais caro que o concorrente, os clientes devem saber e ver o porquê. Agora, se o cliente resolve fazer o teste e perceber que o valor recebido (atendimento, qualidade do serviço, estrutura do estabelecimento) é igual em ambas pet shops, certamente a escolhida será a de menor preço.

Sabe o quanto a agenda de serviços é fundamental? Confira nosso artigo!

10 – Pagamentos à vista, descontos e técnicas

Vamos continuar com nosso valor de R$12,20.

Você sabe que menos que isso não pode cobrar, mas caso cobre, deverá estar 100% consciente que está abrindo mão de uma fatia da sua margem de lucro.

Grande parte dos clientes ao finalizar a compra vai barganhar o preço. Isso acontece por inúmeros fatores: não ter na carteira aqueles 0,20 centavos e olhar para você e falar "R$0,20 de desconto a vista" ou "porque sou bom pagador", entre outras desculpas.  

Pode até ser que algumas vezes você não tenha troco, e vai deixar por R$12.

Analisando esses descontos mais a fundo, perceba que após 250 banhos dados (10 banhos por dia em um mês), são R$50 reais a menos no faturamento. Em um ano, serão R$600 reais a menos por causa dos 0,20 centavos de “descontinho” que você perdeu.

Mas, então, como resolver?

1 – Simplesmente aumentar o preço = R$13,99 ou R$14,99

2 – Use a técnica do 0,99 (Técnica conhecida como Odd Price), é um centavo a menos, mas o nosso cérebro lê com mais ênfase o primeiro número.

Ainda irão acontecer as mesmas barganhas que citei no exemplo anterior, como "faz por R$12 pela amizade", mas, levando em conta que alguns farão e outros não, você não baixará dos R$12,20 que é o seu preço de venda mínimo. 

Precisamos pensar em todos esses aspectos para calcular o preço da venda de serviços, certo?

11 – Cartão de crédito

Qual a taxa que você paga no cartão? Para calcular o preço da venda de serviços esse valor deve estar embutido.

Vamos supor que seu cartão cobra 5% sobre toda a venda.

Então temos: R$12,20 x 0,61 = R$12,81

12 – Tele busca e Tele entrega

A definição desta etapa varia de acordo com cada pet shop. No entanto, vamos citar alguns exemplos para você.

Dentre as formas para cobrar este serviço, algumas pet shops:

– Embutem no preço do serviço os gastos com as teles;

– Possuem valores conforme a distância dos bairros;

–  Cobram a parte (caso cliente deseje o serviço);

– Terceirizam o serviço com motoristas.

Caso você queira embutir o valor das teles em todos os serviços, você deve levar em consideração todos os gastos referentes a ele, como: funcionário/motorista, gasolina, manutenção do veículo e eventuais multas de trânsito.

Caso você compre um veículo para realizar esse serviço é importante realizar o cálculo da depreciação (visto na parte 4), caso utilize seu veículo particular o valor de aquisição do veículo pode ser negligenciado.

Como fazer a gestão da tele entrega e tele busca em pet shops? Confira!

13 – Manutenção

Última parte, mas ainda muito importante.

Anualmente temos aumentos, seja por causa da inflação, dissídio, ou o que for...

Então, ano a ano, devemos recalcular todos os custos para definir os preços de venda dos serviços e produtos. Lembrando que, para produtos, esse valor deve ser recalculado a cada compra do fornecedor, mas aí é assunto para outro post.

Então, anualmente, deve-se atualizar as fórmulas dos valores dos salários dos funcionários, alíquotas, matéria-prima e tudo mais. Isso vai fazer com que você calcule o preço dos serviços de forma precisa!

 

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Conclusão

Fazer o cálculo dos preços de custo e preço de venda de serviços para pet shop não é uma tarefa nada fácil, requer tempo, atenção, paciência e muitas vezes motivação.

O último recado que queremos passar é do perigo de não realizar esses cálculos com precisão.

Provavelmente você trabalha porque tem sonhos, certo? Casa própria, filhos, viajar… Pois então, imagina trabalhar anos e anos sem ter ideia que os valores que você está praticando não estão corretos, e ao invés de obter lucro, você pode estar decretando o fim do seu negócio a longo prazo sutilmente. E todo final de mês se questionando: “Cadê o dinheiro que não entra?“.

Você precisa gerir seu negócio. Essa é a tarefa do empresário. É complicado, mas é necessário. Afinal, esse é o seu sonho, seu objetivo!

Agora, o próximo passo é mudar os números para os demais serviços: por exemplo, o tempo de realizar o banho de animal de pequeno porte é o mesmo de um animal de grande porte? A quantidade de insumos usadas é a mesma? Provavelmente não.

Então na Parte 3, onde colocamos 30 minutos por banho, temos que aumentar para 40/45 minutos, e sobre a quantidade a resposta é não também, vai lá na parte 2 e coloca 100ml de shampoo por banho.

Após todos esses cálculos feitos para todos os serviços que oferece, você pode ter certeza que estará fazendo um gerenciamento completo da sua pet shop.

 

Qualquer dúvida, por favor mande nos comentários que eu mesmo respondo.

Abraços, boa gestão e bons calculos no preço de venda de serviços da sua pet shop! 

 

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