Você sabe como precificação em pet shops pode ser feita? Confere!
Se você é dono de pet shop ou de clínica veterinária, tem excelentes produtos e atendimento, seu marketing está organizado através de uma estratégia eficiente, as vendas vão bem e as finanças de sua empresa são equilibradas, mas mesmo assim, parece que o lucro não está atingindo as metas, o post de hoje foi feito para você.
Qual será o problema? Talvez o erro esteja bem na sua frente, na forma de fazer a precificação em pet shops de produtos e serviços.
Basicamente, existem três maneiras através das quais o lojista pode precificar: por segmento de trabalho, por tipo de produto ou serviço ou escalada, de acordo com as vendas.
Precificação por segmento
A precificação em pet shops por segmento basicamente leva em consideração o mercado em que sua empresa atua, ou seja, você vai praticar preços compatíveis com ele.
Serviços clínicos, de estética ou produtos para animais, por exemplo: embora sejam mercados próximos, os segmentos são diferentes e cada um tem sua própria lógica e organização de preços.
A precificação por segmento assume que você irá realizar uma pesquisa junto à sua concorrência, para garantir que seus preços são condizentes com a realidade. Porém, isso não significa necessariamente que você precise colocar seus preços abaixo do oferecido por outros lugares.
Você pode cobrar mais do que as outras empresas do mesmo segmento. A única condição para isso é que a precificação em pet shops de produtos e serviços esteja de acordo com a proposta de valor do seu negócio. Ou seja, você pode cobrar mais, se você também oferecer mais.
Precificação por tipo de produto ou serviço
A precificação por tipo de produto ou serviço é bem mais complexa, pois ela leva em consideração a natureza do que você está vendendo.
Dentro da sua loja, por exemplo, você terá dezenas ou centenas de tipos de produtos; e cada um deles terá um preço diferente, dependendo de alguns fatores.
Eles envolvem as características e componentes do produto, o preço que você pagou por ele, a raridade, a qualidade, e assim por diante.
Por exemplo, enquanto um shampoo canino de uma marca nacional pode custar R$15, outro de marca importada pode custar R$60 devido ao critério de raridade.
Outro shampoo feito com ingredientes naturais pode custar R$30 por causa dos seus componentes. E um osso para cachorro pode custar apenas R$5 – pois é um tipo completamente diferente de produto.
As suas margens de lucro, é claro, serão variáveis em cada um destes casos.
Precificação escalada por vendas
A precificação escalada por vendas é uma maneira de garantir segurança financeira. Quanto mais saída um determinado produto possui, menor precisa ser sua margem de lucro por vendas unitárias. Nesse caso, você vai ganhar por quantidade. Enquanto isso, quanto menos saída outro produto possui, maior deve ser a margem de lucro unitária. Nesse caso, pelo contrário, você vai ganhar por valor.
Apesar de estarmos apresentando os métodos de precificação desta maneira – separadamente, como se fossem independentes – a verdade é que você precisará de todos juntos.
O processo de precificação de produtos e serviços é complexo, sendo necessário considerar todas as variáveis para chegar a um resultado bem sucedido, garantindo lucros justos e não abusivos. Entram em campo os preços da concorrência, a natureza dos produtos e a dinâmica de vendas, conforme você viu acima.
Dúvidas? Deixe suas perguntas nos comentários. O Pet Shop Control responde pra você!
Aproveite e compartilhe esse artigo com amigos do ramo de pet shops e clínicas veterinárias que também precisam de uma ajudinha com a precificação em suas empresas.