Pequenos negócios dominam mercado pet, que fatura bilhões

Segundo levantamento anual sobre a população de animais, que cruza dados de fontes como IBGE, IPB e Euromonitor, além de números do Ministério da Fazenda, o Brasil abriga cerca de 150 milhões de animais de estimação, dos quais mais de 85 milhões são cães e gatos.

As necessidades desses animais são atendidas, em sua maioria, por pequenos empreendedores.

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infográfico MERCADO DE PETS NO BRASIL

Pequenos negócios dominam o segmento pet

Dos 225 mil negócios voltados a esse setor, aproximadamente 223 mil são pet shops de micro, pequeno e médio porte, além de MEIs (microempreendedores individuais) — cerca de 99% de todas as empresas do ramo.

Enquanto as grandes redes têm público-alvo em grandes centros e foco na venda de produtos, os pequenos têm participação relevante no que chamamos de ‘lojas de vizinhança’, com destaque no segmento de serviços, além de apresentarem maiores taxas de fidelização e retenção de clientes.

"Os pequenos pet shops têm a preferência devido ao relacionamento e maior familiaridade com os animais.

Especialistas apontam que, aqueles estabelecimentos que conseguirem proporcionar experiências diferenciadas aos clientes, tendem a crescer cada vez mais.

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Pequenos pet shops são responsáveis por 58% do faturamento do setor

Em 2022, pequenos e médios pet shops representaram 58,7% do faturamento total do setor. Em comparação, as megastores responderam por 8,9% do mercado.

No ano passado, segundo o IPB (Instituto Pet Brasil), o faturamento total do mercado pet chegou a R$60,2 bilhões, aumento de 16,4% em relação ao ano anterior. A projeção para 2023 é de que esses negócios cresçam mais 12,1%, chegando a R$67,4 bilhões, também segundo o instituto.

Um dos fatores que explicam esses números é o fenômeno da humanização dos animais, onde o bem-estar e saúde dos pets são cada vez mais importantes para seus donos.

Porque o setor pet decidiu apostar em assinaturas para os animais

De megastores até empresas de pequeno porte, um número crescente de players sai à caça de dados e informações que permitam customizar a oferta de produtos e serviços, através da venda de assinaturas, com objetivo de criar a recorrência do consumo.

Os planos de assinatura cresceram 24% no Brasil, o segmento pet corresponde a 12% do total. A nível mundial, as assinaturas pet são uma das categorias que mais cresceu, com 74% mais consumidores de 2022 para 2023.

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O resultado reforça a mudança no comportamento do consumidor que passou a demandar maior conveniência e a gastar mais com os animais de estimação.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a estratégia de buscar recorrência com foco na satisfação dos clientes, é garantia de crescimento e rentabilidade. 

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"Esse momento é de aprendizado para entender o que pode gerar mais valor e fazer sentido para os donos de pets.

Modelo de Assinaturas: Como aumentar a retenção da sua pet shop

A estratégia de oferecer serviços estimula os gastos de maneira ampla

O modelo de assinatura para pets é mais consolidado nos Estados Unidos: uma pesquisa realizada pelo CouponFollow mostrou que 51% dos consumidores já haviam assinado planos para os animais.

O estudo mostra que, além da venda de serviços trazer muita lealdade, também traz benefícios do ponto de vista do produto.

"Os clientes que consomem serviços de forma recorrente, passam a comprar 2 a 3x mais produtos no mesmo estabelecimento.

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Conheça alguns clubes de assinatura pet

Woofbox

Clube de assinatura de box para cachorros. Envia mensalmente uma caixa temática com uma seleção de produtos.

Petlove

Automatiza a compra de produtos e oferece 10% de desconto. O assinante escolhe quais itens deseja receber, com qual frequência e a cobrança é feita de maneira automática.

BOX.PETIKO

Seleção temática de brinquedos, petiscos e novidades entregues todos os meses na casa do assinante. É possível adicionar detalhes do pet para personalizar o box.

Petz

Formato de compra programada. O assinante escolhe os produtos, a forma de entrega, a frequência e a cobrança é mensal. Oferece 10% de desconto.

Paw Pet Food

Surgiu com o objetivo de proporcionar alimentação de qualidade para os pets. Os produtos oferecidos contam com uma seleção de ingredientes de alto valor nutricional e o assinante escolhe o box que deseja receber mensalmente.

Mais Que Pet

Também funciona no modelo de box para cachorros. Com opção para entrega mensal ou imediata.

Cobasi

Também no formato de compra programada. O assinante escolhe os produtos, a forma de entrega, a frequência e a cobrança é automática. Oferece 10% de desconto.

Puro Afeto

Tem o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos cães por meio de serviços voltados ao bem-estar dos animais. Disponibiliza serviços em diversas categorias através de planos de assinatura. Os assinantes escolhem a unidade onde os serviços serão realizados.

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PLANOS DE ASSINATURA PARA PET SHOPS

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