Um dos modelos que vêm crescendo e fazendo sucesso no segmento pet são as assinaturas.
Com esse tipo de negócio você tem a possibilidade de aumentar o faturamento e a retenção de clientes, entregando vantagens, a longo prazo, para uma clientela fiel.
O mercado de pet shop tem muito a se beneficiar ao oferecer cobranças recorrentes, afinal, a preocupação com o cuidado dos pets é crescente e os donos estão sempre em busca de oferecer conforto e bem-estar aos animais.
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Como está o mercado de pet shop?
Um dos mercados mais lucrativos dos últimos tempos, esse é um dos setores que resistiu à pandemia e ainda conseguiu crescer. Para aproveitar essa guinada, nada melhor do que oferecer facilidades para atrair o público em geral.
Ao oferecer plano de compras no formato de assinaturas recorrentes você estará não apenas atraindo o cliente, mas também fidelizando, além de garantir um recebimento constante no seu fluxo de caixa.
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Assinatura Pet: Principais características
Com foco principal nas experiências e fidelização dos clientes, o modelo de assinatura é um negócio que se baseia na recorrência para realizar a venda de produtos e/ou serviços.
Características que vêm conquistando os assinantes:
- Comodidade e praticidade;
- Pagamento recorrente: não é preciso se preocupar com o pagamento, a cobrança ocorrerá de maneira automática no período definido na assinatura;
- Seleção de serviços e produtos: algumas empresas personalizam as assinaturas de acordo com categorias específicas, como espécie, raça, porte do animal, etc.
Principais vantagens da assinatura
Esse modelo traz vantagens para o assinante e para o empreendedor:
Para quem empreende
Além da possibilidade de fidelizar o cliente, o relacionamento com os mesmos também tende a ser melhor graças à geração de valor contínua. E, devido ao pagamento recorrente, a taxa de inadimplência também é reduzida.
Com esse modelo é possível realizar um melhor gerenciamento do estoque, isso porque é mais fácil manter o controle do que será consumido.
Para quem assina
Já para o consumidor as vantagens envolvem desde conforto, até a relação entre custo e benefício, se levado em consideração uma compra individual e a assinatura.
Outro fato que conquista os clientes é a possibilidade de agendar previamente um maior número de serviços, garantindo a execução dos mesmos para maior conveniência.
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Transformando seu pet shop em um negócio recorrente
1# Defina seu diferencial
Oferecer um serviço de assinatura já é um diferencial. Mas, além disso, você precisa se destacar da concorrência. Busque trazer novidades diante das opções do mercado para conquistar novos clientes.
Você pode oferecer:
- Condições de pagamento melhores;
- Descontos progressivos;
- Variedade de produtos e serviços;
- Entre outros...
Para determinar:
- Faça um estudo do seu nicho de mercado;
- Analise quais são os diferenciais oferecidos pela concorrência;
- Pesquise outros planos de assinatura;
- Veja o que eles ainda não estão fazendo e o que pode ser melhorado.
2# Pense no público-alvo
De nada adianta ter um grande diferencial se ele não está alinhado com os interesses do seu público-alvo.
Entenda o que os donos de pet precisam, o que eles esperam de um serviço de assinatura e quais são os produtos e serviços que os animais mais consomem.
3# Liste os produtos e serviços que podem entrar na assinatura
Antes de aderir a recorrência como modelo de negócio, faça uma análise dos produtos e serviços que estão disponíveis e veja quais poderiam fazer parte dos seus planos de assinatura.
Ao determinar os produtos e serviços, pense em quais podem ser agrupados para aumentar a percepção de valor do cliente e incentivá-lo a adquirir a assinatura.
Surpreenda o cliente com as possibilidades!
4# Pense nos planos e preços
É exatamente na hora de definir as opções de planos e preços que acontece um dos maiores erros que levam as assinaturas ao fracasso: colocar o preço incorreto.
Existem duas extremidades que você deve evitar:
- Definir preços baixos demais para permanecer competitivo
- Definir preços altos demais para garantir uma grande margem de lucro
Existem cálculos para determinar o preço de qualquer produto. Mas, além disso, é necessário considerar que o princípio básico de uma assinatura é o pagamento recorrente.
- O seu preço precisa ser economicamente viável para que o cliente continue comprando/renovando todos os meses.
- Você pode criar apenas um plano com várias facilidades ou, então, separar por categorias e definir os preços.
- Pense em oferecer modelos mais simples e modelos mais completos para atrair e diversificar o público.
5# Trabalhe a divulgação
Você pode começar oferecendo as assinaturas para os clientes mais fiéis para testar a aceitabilidade e, em seguida, focar na divulgação geral.
6# Defina como acontecerá a cobrança
As cobranças recorrentes têm o diferencial de serem automáticas no período estipulado pelo plano. Ter uma ferramenta para fazer o controle desses recebimentos e lembrar o cliente quando o pagamento estiver prestes a ocorrer é ótimo para tornar a experiência ainda mais vantajosa.
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Assinatura Pet: Erros comuns em pet shops
1# Escolher errado os serviços e produtos das assinaturas
A vantagem principal da assinatura é a recorrência, essa vantagem não é só para quem vende (através da recorrência no pagamento), é para quem assina, que terá a oportunidade de adquirir produtos e serviços que, geralmente, já são consumidos, ganhando descontos, benefícios, etc.
Por isso, os serviços devem ter a característica de consumo recorrente, caso contrário, o cliente não vai enxergar vantagem na sua assinatura.
2# Errar na precificação dos planos
Para calcular o preço dos planos de assinatura, é preciso definir um ponto decisivo para a saúde financeira do negócio.
No cálculo, é preciso inserir os custos de logística, marketing, estoque e vários outros.
3# Não pensar na logística
Não basta ter um bom produto/serviço, uma logística eficiente é essencial para garantir a satisfação do cliente.
No caso de produtos - É preciso atenção ao seu sistema de entrega.
No caso de serviços - É preciso atenção a capacidade de atendimento da pet shop:
- Veja quantos serviços sua equipe pode realizar com qualidade.
- Analise sua agenda de serviços, veja quais são os dias de menor movimento e dê preferência por eles ao agendar os serviços da assinatura.
Dessa forma, você preenche os "buracos" da agenda, garantindo um aumento do seu faturamento, sem comprometer a qualidade na execução dos serviços.
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