Modelo de Recorrência em Pet Shops

Um dos modelos que vêm crescendo e fazendo sucesso no segmento pet são as assinaturas.

Com esse tipo de negócio você tem a possibilidade de aumentar o faturamento e a retenção de clientes, entregando vantagens, a longo prazo, para uma clientela fiel.

O mercado de pet shop tem muito a se beneficiar ao oferecer cobranças recorrentes, afinal, a preocupação com o cuidado dos pets é crescente e os donos estão sempre em busca de oferecer conforto e bem-estar aos animais.

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Como está o mercado de pet shop?

Um dos mercados mais lucrativos dos últimos tempos, esse é um dos setores que resistiu à pandemia e ainda conseguiu crescer. Para aproveitar essa guinada, nada melhor do que oferecer facilidades para atrair o público em geral. 

Ao oferecer plano de compras no formato de assinaturas recorrentes você estará não apenas atraindo o cliente, mas também fidelizando, além de garantir um recebimento constante no seu fluxo de caixa. 

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Assinatura Pet: Principais características 

Com foco principal nas experiências e fidelização dos clientes, o modelo de assinatura é um negócio que se baseia na recorrência para realizar a venda de produtos e/ou serviços.

Características que vêm conquistando os assinantes:

  • Comodidade e praticidade;
  • Pagamento recorrente: não é preciso se preocupar com o pagamento, a cobrança ocorrerá de maneira automática no período definido na assinatura;
  • Seleção de serviços e produtos: algumas empresas personalizam as assinaturas de acordo com categorias específicas, como espécie, raça, porte do animal, etc.

Principais vantagens da assinatura

Esse modelo traz vantagens para o assinante e para o empreendedor:

Para quem empreende

Além da possibilidade de fidelizar o cliente, o relacionamento com os mesmos também tende a ser melhor graças à geração de valor contínua. E, devido ao pagamento recorrente, a taxa de inadimplência também é reduzida.

Com esse modelo é possível realizar um melhor gerenciamento do estoque, isso porque é mais fácil manter o controle do que será consumido.

Para quem assina

Já para o consumidor as vantagens envolvem desde conforto, até a relação entre custo e benefício, se levado em consideração uma compra individual e a assinatura.

Outro fato que conquista os clientes é a possibilidade de agendar previamente um maior número de serviços, garantindo a execução dos mesmos para maior conveniência.

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Modelo de Assinaturas: Como aumentar a retenção da sua pet shop

Transformando seu pet shop em um negócio recorrente

1# Defina seu diferencial

Oferecer um serviço de assinatura já é um diferencial. Mas, além disso, você precisa se destacar da concorrência. Busque trazer novidades diante das opções do mercado para conquistar novos clientes. 

Você pode oferecer:

  • Condições de pagamento melhores;
  • Descontos progressivos;
  • Variedade de produtos e serviços;
  • Entre outros...  

Para determinar:

  • Faça um estudo do seu nicho de mercado;
  • Analise quais são os diferenciais oferecidos pela concorrência;
  • Pesquise outros planos de assinatura;
  • Veja o que eles ainda não estão fazendo e o que pode ser melhorado.

2# Pense no público-alvo

De nada adianta ter um grande diferencial se ele não está alinhado com os interesses do seu público-alvo.

Entenda o que os donos de pet precisam, o que eles esperam de um serviço de assinatura e quais são os produtos e serviços que os animais mais consomem.

3# Liste os produtos e serviços que podem entrar na assinatura

Antes de aderir a recorrência como modelo de negócio, faça uma análise dos produtos e serviços que estão disponíveis e veja quais poderiam fazer parte dos seus planos de assinatura. 

Ao determinar os produtos e serviços, pense em quais podem ser agrupados para aumentar a percepção de valor do cliente e incentivá-lo a adquirir a assinatura.

Surpreenda o cliente com as possibilidades!

4# Pense nos planos e preços

É exatamente na hora de definir as opções de planos e preços que acontece um dos maiores erros que levam as assinaturas ao fracasso: colocar o preço incorreto.

Existem duas extremidades que você deve evitar:

  1. Definir preços baixos demais para permanecer competitivo
  2. Definir preços altos demais para garantir uma grande margem de lucro

Existem cálculos para determinar o preço de qualquer produto. Mas, além disso, é necessário considerar que o princípio básico de uma assinatura é o pagamento recorrente.

  • O seu preço precisa ser economicamente viável para que o cliente continue comprando/renovando todos os meses.
  • Você pode criar apenas um plano com várias facilidades ou, então, separar por categorias e definir os preços.
  • Pense em oferecer modelos mais simples e modelos mais completos para atrair e diversificar o público.

5# Trabalhe a divulgação

Você pode começar oferecendo as assinaturas para os clientes mais fiéis para testar a aceitabilidade e, em seguida, focar na divulgação geral.

6# Defina como acontecerá a cobrança

As cobranças recorrentes têm o diferencial de serem automáticas no período estipulado pelo plano. Ter uma ferramenta para fazer o controle desses recebimentos e lembrar o cliente quando o pagamento estiver prestes a ocorrer é ótimo para tornar a experiência ainda mais vantajosa.

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Assinatura Pet: Erros comuns em pet shops

1# Escolher errado os serviços e produtos das assinaturas

A vantagem principal da assinatura é a recorrência, essa vantagem não é só para quem vende (através da recorrência no pagamento), é para quem assina, que terá a oportunidade de adquirir produtos e serviços que, geralmente, já são consumidos, ganhando descontos, benefícios, etc.

Por isso, os serviços devem ter a característica de consumo recorrente, caso contrário, o cliente não vai enxergar vantagem na sua assinatura.

2# Errar na precificação dos planos 

Para calcular o preço dos planos de assinatura, é preciso definir um ponto decisivo para a saúde financeira do negócio.

No cálculo, é preciso inserir os custos de logística, marketing, estoque e vários outros.

3# Não pensar na logística 

Não basta ter um bom produto/serviço, uma logística eficiente é essencial para garantir a satisfação do cliente.

No caso de produtos - É preciso atenção ao seu sistema de entrega.

No caso de serviços - É preciso atenção a capacidade de atendimento da pet shop:

  • Veja quantos serviços sua equipe pode realizar com qualidade.
  • Analise sua agenda de serviços, veja quais são os dias de menor movimento e dê preferência por eles ao agendar os serviços da assinatura.

Dessa forma, você preenche os "buracos" da agenda, garantindo um aumento do seu faturamento, sem comprometer a qualidade na execução dos serviços.

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PLANOS DE ASSINATURA PARA PET SHOPS

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