Mercado de Pet Shop e o Modelo de Recorrência

Um dos mercados que mais cresce atualmente é o de pet shops, afinal, a preocupação com o cuidado dos pets é constante e os donos estão sempre em busca de oferecer conforto e bem-estar aos animais.

Seja para banho e tosa, alimentação, brinquedos ou outros serviços, como consultas e hospedagens, o mercado de pet shop tem muito a se beneficiar ao oferecer cobranças recorrentes.

Se você tem um empreendimento dessa categoria e quer torná-lo ainda mais rentável através do modelo de recorrência, veja as dicas que preparamos!

Como está o mercado de pet shop?

Um dos mercados mais lucrativos dos últimos tempos, esse é um dos setores que resistiu à pandemia e ainda conseguiu crescer.

De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), o faturamento do mercado pet no Brasil registrou um crescimento de 16,4% até março de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022, chegando aos R$ 60,2 bilhões.

A marca supera a projeção de 15,8% (R$ 59,9 bilhões) feita a partir de dados do quarto trimestre. O faturamento de 2022 foi R$ 51,7 bilhões, alta de 27% sobre 2021, que registrou faturamento de R$ 40,9 bilhões.

Esses dados colocam o Brasil em 6º lugar como maior Mercado Pet do mundo, em 2º no ranking de países com maior população de animais de estimação (logo atrás dos EUA) e com grande potencial de continuar em crescimento nos próximos anos. 

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Esses resultados e as previsões de aumento, mostram que o mercado de pet shop é um ótimo investimento para quem está em busca de uma oportunidade de empreender. 

Quando se trata de compras online, houve um crescimento de 92% entre os anos de 2021 e 2022, inclusive, os produtos pet representam a categoria com crescimento mais rápido para compras online (de acordo com levantamento do eMarketee).

Para aproveitar essa guinada nada melhor do que oferecer facilidades para atrair o público em geral. 

Ao oferecer plano de compras no formato de assinaturas recorrentes você estará não apenas atraindo o cliente mas também fidelizando, já que, dessa forma, ele receberá mensalmente produtos do seu negócio, além de garantir um recebimento constante no seu fluxo de caixa. 

Como transformar seu pet shop em um negócio recorrente

Se você pensa em aderir a esse modelo de negócio e oferecer as facilidades da recorrência no seu pet shop, mas não sabe por onde começar, confira os passos básicos para entrar nesse mercado!

1# Defina seu diferencial

Oferecer um serviço de assinatura já é um diferencial. Mas, além disso, você precisa saber como vai se destacar da concorrência.

Busque sempre trazer novidades para os clientes e pense em algo que torne sua empresa única diante das opções para conquistar novos clientes. 

Você pode oferecer:

  • Condições de pagamento melhores;
  • Descontos progressivos;
  • Entrega mais rápida;
  • Apostar em itens de marcas conceituadas;
  • Variedade de produtos;
  • Focar nos lançamentos do mercado;
  • Entre outros...  

Para determinar, faça um estudo do seu nicho de mercado e veja quais são os diferenciais oferecidos pela concorrência.

Pesquise outros clubes de assinatura e veja o que eles ainda não estão fazendo ou o que pode ser melhorado.

2# Pense no público-alvo

De nada adianta ter um grande diferencial se ele não está alinhado com os interesses do seu público-alvo.

Por isso, faça pesquisas de mercado para entender o que os donos de pet precisam, o que eles esperam de um serviço de assinatura e quais são os produtos que os animais mais consomem.

Exemplo: Todos os meses o tutor de um cachorro precisa comprar ração. Esse é um gasto recorrente, mas ele não tem tempo para ir até o pet shop. Um clube de assinatura poderia resolver esse problema, entregando a ração todos os meses no dia certo.

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3# Liste os produtos que podem entrar na assinatura recorrente

Antes de aderir a recorrência como modelo de negócio, faça uma análise dos produtos que estão disponíveis no seu negócio e veja quais podem fazer parte dos itens a serem entregues mensalmente aos clientes. 

A ração é o exemplo mais básico, mas existem diversos produtos que podem fazer parte de um clube de assinatura:

  • Petiscos;
  • Brinquedos;
  • Roupinhas;
  • Acessórios;
  • Suplementos vitamínicos;
  • Produtos de higiene;
  • Até mesmo serviços como banho e tosa.

Ao determinar os produtos do seu clube de assinatura, pense em quais itens podem ser agrupados para serem entregues todos os meses na casa do cliente.

O mercado de produtos pet é bem variado, então, surpreenda o cliente com as possibilidades!

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4# Pense nos planos e preços

Agora que você já sabe quais os produtos e serviços que serão oferecidos, chegou a hora de definir as opções de planos e preços.

É exatamente nesta etapa que acontece um dos maiores erros que levam um clube de assinatura ao fracasso: colocar o preço incorreto.

Existem duas extremidades que você deve evitar:

  • Definir preços baixos demais para permanecer competitivo
  • Definir preços altos demais para garantir uma grande margem de lucro

Você sabe que existem cálculos para determinar o preço de qualquer produto a ser comercializado. Mas, além disso, é necessário considerar que o princípio básico de um clube de assinatura é o pagamento recorrente.

O preço do seu box de produtos precisa ser economicamente viável para que o cliente continue comprando todos os meses.

Você pode criar apenas um plano com várias facilidades ou, então, separar por categorias e definir os preços. 

Dica: Pense em oferecer modelos mais simples e modelos mais completos para atrair e diversificar o público.

Planilha COMO CALCULAR PREÇO DE VENDA DE PRODUTOS EM PET SHOPS

5# Trabalhe a divulgação

Com as opções e planos definidos é hora de trabalhar na divulgação desses serviços para atrair consumidores. 

Você pode começar oferecendo as assinaturas para os clientes mais fiéis para testar a aceitabilidade e, em seguida, focar na divulgação geral.

6# Defina como acontecerá a cobrança

As cobranças recorrentes têm o diferencial de serem automáticas no período estipulado pelo plano, e esse é um dos fatores que torna esse modelo de negócio tão atrativo para os clientes: a praticidade de não precisar se preocupar com o pagamento. 

Ter uma ferramenta para fazer o controle desses recebimentos e ainda lembrar ao cliente quando o pagamento estiver prestes a ocorrer é ótimo para tornar a experiência ainda mais vantajosa.

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Esse foi um passo a passo básico, o modelo de negócio possui inúmeras possibilidades de produtos e serviços diferenciados.

Agora que você sabe como funciona o clube de assinatura para pets, o que acha de adotar esse serviço em seu pet shop?

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