Guia da Gestão de Estoque em Pet Shop

Como fazer a Gestão do Estoque em Pet Shops

O controle de estoque é essencial para o sucesso de uma empresa do ramo pet, mas infelizmente ainda é negligenciado por boa parte do mercado. E você? Sabe se tem uma gestão de estoque eficiente na sua pet shop?

Problemas causados pela falta de Gestão do Estoque

Quando o cliente precisa de um produto que você não tem na sua loja, não tenha dúvidas, ele vai buscar no seu concorrente e, provavelmente, não voltará mais.

Por outro lado, se você não é um grande varejista, não faz sentido ter um estoque acima do necessário para atender sua demanda.

Muitos empreendedores mascaram seus lucros ao ampliar o estoque de forma desorganizada e sem estratégia, com isso acabam com o capital de giro investindo desnecessariamente em mercadorias pela variedade e lançamento. Portanto, a má gestão do estoque ocasiona:

  • Diminuição no faturamento com a perda de clientes;
  • Prejuízos com vencimento e produtos encalhados no estoque;
  • Falta de capital de giro;
  • Desperdício de horas de trabalho para realizar controles manuais.

Sob o ponto de vista financeiro, a falta de produtos gera perda de receitas. Já o excesso de produtos, causa perdas financeiras: capital de giro empacado em estoque parado, e, como grande parte do estoque é perecível, perda de produtos por conta do prazo de validade.

A compra de produtos e a gestão de estoque é um dos processos fundamentais da gestão de uma pet shop e, talvez, um dos mais complexos. Por isso, dê muita atenção e dedicação para isso.

Processos da Gestão de Estoque

A Gestão de Estoque envolve os processos de:

  • Avaliação do mix de produtos;
  • Controle de entradas e saídas de produtos;
  • Compras na proporção exata das vendas (nem mais e nem menos);
  • Sazonalidades;
  • Gestão dos fornecedores (relacionamento e tempo de entrega);
  • Padronização do cadastro de produtos;
  • Gestão de uso dos insumos na prestação de serviços;
  • Gestão financeira (capital de giro e pagamento de fornecedores).

O que é Estoque Mínimo?

O estoque mínimo é um método para identificar quando é necessário realizar uma nova compra. Basicamente, é o número mínimo de unidades de um produto que você deve ter em estoque entre a realização de um novo pedido e a mercadoria chegar na sua pet shop, para que nesse intervalo de tempo suas vendas não sejam prejudicadas. Ou seja, se atingiu o estoque mínimo, é hora de realizar um novo pedido.

Porém, antes de controlar o estoque mínimo é fundamental saber a quantidade em estoque de cada mercadoria. Ter esse controle diariamente e, de preferência, que as quantidades em estoque sejam atualizadas em tempo real é o mais indicado para realizar as compras no momento e na quantidade certa.

Como Calcular o Estoque Mínimo?

A partir da análise das suas vendas é possível saber o histórico de um determinado produto, além do tempo de entrega do fornecedor. Analisando esses dados, você conseguirá calcular o estoque mínimo.

Vale ressaltar que para uma gestão de estoque eficiente é preciso ter total controle das entradas e saídas de produtos. Parece óbvio, mas a maior parte dos problemas acontecem nesses processos.

Dica: Implemente processos e rotinas operacionais que impeçam que os produtos entrem ou saiam do estoque sem serem registrados.

Como comprar a quantidade ideal do fornecedor?

Esse é outro ponto que devemos executar com muita atenção. Fatores a considerar:

  • Intervalo de tempo entre as compras com o fornecedor;
  • Número médio de unidades vendidas de cada mercadoria;
  • Valor do frete;
  • Sazonalidade de cada mercadoria;
  • Descontos para compras em maior volume;
  • Prazo de entrega do fornecedor.

São muitos elementos que influenciam na decisão da quantidade ideal a comprar de cada mercadoria, mas esses pedidos devem ser elaborados com base em dados dos seus relatórios de vendas. Saiba a média de unidades vendidas por semana ou mês de cada produto, com essa informação já é possível calcular as quantidades que você precisa no intervalo entre as compras.

Os outros itens, como sazonalidade, descontos por volume e valor do frete, devem ser calculados e ajustados conforme a sua disponibilidade de investimento, o ideal é sempre chegar no melhor custo benefício para o negócio.

Como encontrar e quais cuidados ter com Distribuidores e Fornecedores?

Distribuidores e fornecedores são agentes muito importantes na sua operação, por isso devem ser seus parceiros. Não busque apenas uma solução momentânea, procure comprometimento e uma relação comercial de longo prazo. Cada um fazendo sua parte bem feita, com ética e eficiência, será uma relação ganha-ganha, em que ambas as partes serão beneficiadas.

[ATENÇÃO] É importante saber que alguns revendedores são orientados a sugerir pedidos altos e acima da real necessidade do cliente. Com isso, além do vendedor ganhar comissão maior, o fato do cliente estar com o estoque lotado, leva a um maior esforço de vendas por parte do cliente para se “livrar do estoque”, e assim realimentar o ciclo de compras, sempre forçadamente alta. Para muitas empresas distribuidoras (nem todas), agindo dessa forma o vendedor bloqueia a compra do produto com o fornecedor concorrente. Fique atento a essa armadilha!

O que são e que cuidados ter com Produtos Sazonais?

Alguns exemplos: Roupinhas, mantas e camas vendem mais no inverno. No inverno também há uma tendência dos animais comerem mais, ou seja, consomem mais ração. Já no verão, há um aumento na velocidade do ciclo da pulga, aumentando o número de pulgas adultas nos ambientes, logo, vende-se mais produtos antipulgas no verão. Já os carrapatos se reproduzem mais nas estações secas, são muitos exemplos...

Assim são os produtos sazonais, eles vendem mais em determinadas épocas do ano, e isso deve ser levado em consideração! É importante conhecer as sazonalidades para programar as compras com antecedência.

Como evitar o vencimento dos produtos?

Grande parte dos produtos vendidos em uma pet shop são perecíveis, por isso devemos ter muita atenção com os prazos de validade.

As pet shops têm um grande número de SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque – designa os diferentes itens do estoque). Por isso, a melhor forma de acompanhar os prazos de validade dos produtos é através de uma ferramenta informatizada específica para o mercado pet, onde ao dar entrada dos produtos no estoque já é registrado os prazos de validade.

Dica: Crie uma rotina de checagem dos prazos de validade no estoque. Com um acompanhamento eficiente, é possível fazer promoções de produtos com prazos de validade mais curtos e evitar perdas.

Como controlar os insumos utilizados nos serviços?

O mesmo controle dos produtos destinados a venda, também deve existir para os insumos utilizados na prestação de serviços da pet shop ou clínica veterinária.

O pedido dos insumos deve ser feito com antecedência para não prejudicar o ritmo da execução dos serviços, ou levando a compra com preços elevados por causa da urgência.

Como montar o mix de produtos da minha pet shop?

Desde a concepção do plano de negócios, é de extrema importância definir quais nichos e públicos sua pet shop será focada. A escolha do mix de produtos deve estar alinhada com a estratégia da empresa e público-alvo.

Para saber mais, recomendamos a leitura do conteúdo abaixo:

Como definir o Mix de Produtos do seu Pet Shop?

Independente do tamanho do estoque ou do número de SKUs, é importante separar os produtos por grupos, subgrupos ou linhas de produtos, como, por exemplo:

  • Acessórios (brinquedos, camas, roupas, coleiras, comedouros, etc.);
  • Alimentação (úmida, seca, terapêutica, para filhotes, sênior, light, etc.);
  • Higiene (shampoo, condicionador, etc.).

Dica: Se você não for um grande investidor, ou franqueado de uma grande rede de pet shop, foque em um único nicho. Assim que você atender bem esse nicho e for reconhecido por isso, dê mais um passo e expanda para outro. Desta forma, o desperdício de recursos será menor e as chances de acerto maiores.

Essa dica vale para produtos e serviços. Escolha uma área e seja o melhor possível nela.

Facilidades que o Pet Shop Control oferece na Gestão de Estoque

Você já viu alguma pet shop bem sucedida que não utilize um software para gestão? Acredito que não, e, definitivamente, isso não é a toa! É realmente muito complicado fazer a gestão de estoque sem automações e tecnologia. 

Gerenciando seu Estoque com Pet Shop Control, você pode:

  • Ao realizar um orçamento: saber o histórico de preços, fornecedores, produtos com estoque abaixo do mínimo, etc.
  • Visualizar o estoque projetado de cada mercadoria: previsão de vendas dos produtos em um período de tempo
  • Ao receber a mercadoria: atualizar o estoque e preços dos produtos lançando a NF-e do fornecedor
  • Visualizar produtos com estoque mínimo e mercadorias próximas do vencimento
  • Dar baixa automaticamente no estoque no momento da venda
  • Identificar furos no estoque
  • Realizar a contagem e fazer a conferência de estoque facilmente
  • Saber em tempo real quanto $$$ parado em mercadorias no estoque
  • Medir a sazonalidade de cada mercadoria
  • Saber o intervalo médio de compras com cada fornecedor
  • Saber o prazo de entrega de cada fornecedor
  • Visualizar a projeção de compra dos produtos: quando e quantas unidades comprar de cada mercadoria

Concluindo...

Sempre que colocamos no papel todo prejuízo financeiro e horas de trabalho perdidas por falta de uma gestão de estoque eficiente, causa um enorme espanto nos donos e gestores de pet shops. Ao contar com Pet Shop Control na automatização desses controles, com processos administrativos padronizados e eficientes e bons fornecedores, o tempo gasto para a gestão de estoque é pequeno. Essa atividade torna-se otimizada e fácil.

Se quiser aprofundar seus conhecimentos, recomendamos o conteúdo abaixo:

Gestão de Estoque em Pet shops: Como fazer?

 

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Espero que esse conteúdo tenha ajudado você a melhorar a gestão do seu estoque.

Até mais, bons negócios e mão na massa!

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