Gestão Estratégica: 9 Dicas para torná-la eficaz na pet shop

Quem busca alavancar na sua área, precisa de uma boa gestão estratégica. Sem ela, nem os melhores produtos e serviços são capazes de sobreviver a longo prazo. Por isso, guarde essa informação: os mais bem-sucedidos negócios são aqueles que têm um planejamento inteligente.

Na sua pet shop ou mesmo na sua clínica veterinária não poderia ser diferente, por menor que ela seja. É a partir de boas táticas colocadas em prática que se conquista uma gestão mais assertiva e estratégica, o que é altamente valoroso para a geração de lucros.

Após ter ciência da importância desse processo, o que você precisa é de ação para elaborar o melhor jeito de se destacar perante à concorrência e, claro, perante aos seus clientes. Essa etapa requer cautela, atenção e dedicação, com o intuito claro de obter resultados incríveis.

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Neste conteúdo, você terá acesso a dicas para tornar a gestão estratégica do seu empreendimento ainda mais eficaz, tornando-o muito competitivo. Continue a leitura e descubra as etapas fundamentais para uma rica trajetória!

Confira 9 dicas para uma gestão estratégica eficaz!

Estruture um plano de ação

Se tem algo que não pode faltar na sua pet shop ou clínica veterinária é um bom plano de ação! Aliás, esse ponto precisa preencher todo empreendimento que vise grandes voos.

O primeiro passo é simples e se trata de entender exatamente o seu negócio, quais são os seus objetivos, missão, visão, valores, o que você oferece e até as suas metas. Parece muita coisa? Depende do ângulo em que você enxerga. Vejamos: de todo modo, em algum momento, você irá esbarrar com alguma questão que poderá lhe dar dor de cabeça, certo? Isso é algo natural.

A discussão aqui se dá no sentido de que é, justamente, através da estruturação de um planejamento, que você vai conseguir lidar com cada situação. No fim, a ideia é visualizar de maneira ampla o seu negócio e para onde se pretende caminhar.

Esteja presente no mundo digital 

As dinâmicas de mundo atual podem ser confusas em inúmeros sentidos, porém, algo é muito claro: não dá para viver sem estar presente no mundo digital. Achou exagero? Então se proponha, sinceramente, a imaginar a sua vida sem qualquer interação nas redes ou pesquisas no Google. Conseguiu? Opa, por onde você está lendo este conteúdo?

Não tem jeito, uma boa gestão estratégica requer ser ativo e com propósito quanto ao que se faz e divulgar isso ao seu público.

Estabeleça contato com bons parceiros

A base de um estoque inteligente é o estabelecimento de contato com bons parceiros. Esse é um dos tópicos mais relevantes para uma gestão estratégica, afinal, essa parceria deve ter como critério inegociável a qualidade.

Tenha em mente também que essa etapa precisa considerar valores numéricos relativos à quantidade de produtos, tendo em vista que constantes estoques parados podem prejudicar o seu empreendimento.

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Entretanto, não dê aberturas para a possibilidade de um cliente entrar pela porta em busca de um item e não encontrar.

Foco na saúde financeira

Algumas questões até podem ser ignoradas, mas de fato, a saúde financeira da sua pet shop ou clínica veterinária não pode ocupar lugar nessa lista.

Por mais que esse ponto ainda seja uma dificuldade enfrentada por muitos gestores, é exatamente através da análise e de balanços no setor, que se viabiliza o crescimento.

Quanto a isso, é válido refletir criticamente e se questionar, por exemplo, se há o entendimento sobre custo por produto, custo fixo, ticket médio, margem de lucro, entre outros.

Leia também: Estratégias de Precificação Inteligente para Serviços e Produtos em Pet Shops

Priorize um excelente atendimento 

Para fazer o cliente retornar ao seu estabelecimento, é preciso dar motivos a ele para isso. Deste modo, é essencial priorizar um excelente atendimento, capaz de atender às necessidades e expectativas criadas.

Esse é o momento de pôr a empatia em jogo e se colocar em posição de consumidor. Lembre-se sempre que os donos de pets confiam no seu negócio para cuidar dos seus bichinhos, ou seja, veja isso como uma responsabilidade e seja atencioso.

Personalize os seus produtos e serviços

Contar com produtos e serviços personalizados é outra excelente forma de atuar em uma gestão estratégica, sobretudo hoje em dia, com a produção em série.

Se tudo é o mesmo para muitas pessoas, que tal fazer a diferença e deixar o que você oferece com a cara da sua marca? Pode ficar à vontade para brincar nos cartões de visita, porta de entrada, decoração e no que mais desejar.

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Fique atento às novidades do mercado

Estar atento às novidades do mercado é imprescindível para o sucesso, pois os consumidores estão dia após dia mais atualizados. Sabe aquele spray para a pele sensível dos cachorros? É provável que alguma cliente – ou várias – já tenham visto ele no Instagram, mesmo que seja ainda uma novidade.

Para ter os melhores produtos antes da concorrência é preciso observar os movimentos da área na internet, em cursos, palestras, feiras e workshops. Essa é ainda uma boa oportunidade para levar exclusividade aos seus clientes.

Peça feedbacks aos clientes

Criar uma cultura de feedbacks é uma das tendências responsáveis por colaborar na expansão de diversas empresas. Já parou para pensar em como utilizar isso em prol do seu negócio?

Uma dica interessante e super fácil é pedir feedbacks diretos dos donos de pets que buscam pelo seu trabalho.

Como resultado dessa ação, você será capaz de avaliar melhor diversos pontos do processo por meio de uma visão externa. 

Analise os pontos fortes e fracos

Além de pedir feedbacks diretos aos clientes, existem outras formas de avaliar o seu negócio, tais como através de questionários online e até pelo somatório dos gastos do mês.

Nesse sentido, criar o hábito de analisar os pontos fortes e fracos do seu negócio, será útil para um contínuo desenvolvimento. 

E então?

Como vimos neste artigo, as pet shops e clínicas veterinárias que almejam prosperar, precisam se cercar de uma boa gestão estratégica. Ao longo deste conteúdo, você pôde receber dicas para facilitar esse processo, portanto, aplique as informações para elevar o patamar do seu negócio.

Leia: Como fazer a gestão de pessoas na pet shop

 

Quer continuar aprendendo? Acesse o artigo sobre os 5 pilares de gestão em pet shop!

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