Pilares de gestão: conheça os fundamentais para pet shops

pilares de gestão

Saiba quais são os principais pilares de gestão para evoluir o seu negócio e torná-lo incrível

Para ter sucesso com sua pet shop, como em qualquer outro empreendimento, é necessário ter atenção com cada detalhe do seu negócio. Por isso, o tema deste conteúdo são os pilares de gestão para pet shops.

Controlar as finanças, organizar o estoque, negociar preços e produtos, acompanhar as vendas, gerenciar a equipe, além de pensar no atendimento aos pets e seus tutores.

Tudo isso pode ser resumido em 5 pilares que, corretamente desenvolvidos, vão fazer seu negócio ferver.

O método FERVA

Com toda a nossa experiência de mercado, e durante toda as experiências e reflexões que obtivemos, percebemos que os negócios que fechavam ou que de certa forma “davam errado” possuem o mesmo problema: erros na gestão.

Sim, algo que pode ser tão óbvio, sem gestão o seu negócio não vai para a frente. Mas, saber desta importância e a colocar em prática há uma distância muito grande.

Segundo um estudo feito pelo IBGE,  de cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos. E temos, certeza que se você abriu uma pet shop recentemente, seu objetivo não é fazer parte desta estatística.

Gerenciar qualquer negócio é algo complexo. No entanto, quando falamos dos mercado pet, a dificuldade é ainda mais elevada.

Pois, existem diversos segmentos dentro da estrutura de uma pet shop. Alguns exemplos, são: estoque de produtos, medicamentos, insumos; relacionamento com clientes, funcionários; serviços de estética, internação, cirurgias; entre muitas outras coisas.

É um negócio completo, que oferece tudo e a parte negativa é que se você não for um bom gestor, irá se perder no funcionamento do seu negócio, tendo práticas intuitivas ao invés de assertivas.

A verdade é que nós queremos te ajudar, e por isso, vamos dar dicas valiosas para você. Geralmente, fazemos isso só para os nossos clientes, mas estamos aqui dispostos a tornar qualquer negócio incrível.

Por isso, desenvolvemos a metodologia FERVA. Onde, segmentamos 5 pilares de gestão e são eles: financeiro, estoque, relacionamento, vendas e administrativo.

Por tanto, vamos falar de cada pilar individualmente. E segmentar em três etapas: básico, intermediário e avançado.

Com isso, você conseguirá criar planejamentos e até mesmo determinar metas para subir os degraus de cada um dos pilares da gestão.

A seguir, iremos ver cada um deles e dar algumas dicas que podem ajudar você a melhorar sua gestão. Fique de olho, e tire o melhor proveito desse conteúdo!

Como este material pode te ajudar

Pretendemos neste conteúdo, vamos passar de uma forma simples itens que você pode aperfeiçoar e estudar para manter a gestão da sua pet de uma forma saudável.

São tarefas que você mesmo consegue colocar em prática, como uma forma de “made your self”, ou em português, faça você mesmo.

Então, ao terminar de ler este post, é só colocar mãos no trabalho e começar.

Mas, vale ressaltar que a ideia não é se aprofundar neste conteúdo, iremos introduzir questões específicas em cada um dos pilares de gestão.

Apenas iremos indicar itens da sua gestão que podem ser melhorados.

No entanto, caso deseje aprofundar ainda mais, deixamos ao final deste conteúdo um e-book sobre dicas de gestão para pet shops.

Então, relembrando: aqui vamos apenas introduzir questões importantes que você deve manter uma atenção e não explicá-las de forma detalhada.

Este é apenas um passo, o lugar em qual você deve começar a estudar e pensar como manter  sua pet shop incrível.

Caso tenha alguma dúvida sobre qualquer questão, basta entrar em contato conosco que em seguida responderemos e iremos ajudá-lo da melhor forma possível.

Financeiro

A primeira pergunta que devemos nos fazer é: por quê?

Dentre todos os pilares de gestão, o financeiro é aquele que lhe dá uma informação muito importante: a saúde da sua empresa.

Se você está ganhando dinheiro, empatado ou até mesmo perdendo, obtendo prejuízos que podem ser determinantes para o futuro do seu negócio.

Posso já te antecipar, que esse pode ser um dos pilares mais complexos de ser controlados e você vai precisar de métricas que irão auxiliar, você pode conferir algumas delas aqui.

Básico

Bom, essas dicas parecem simples e banais. No entanto, estas informações posteriormente serão a base dos dados estratégicos que irão direcionar a sua tomada de decisão em relação aos recursos do seu negócio.

Aqui sugerimos dois conteúdos a serem aperfeiçoados: contas a pagar e os vencimentos destas.

Intermediário

A importância deste nível, que é um dos pilares de gestão, vai permitir um planejamento dos gastos da pet shop, fazendo que se obtenha um controle do que será viável compras ou não durante os próximos meses.

Relembrando que, essa é uma das partes mais relevantes do negócio, já que a maioria dos negócios fecham, devido ao descompromisso com esta área.

Neste momento, indicamos fazer os seguintes processos, como: fluxo de caixa, inventário de contas, despesas, atualizar fluxos, período de controle, evitar o otimismo, ponto de equilíbrio, antecipação de eventos e ponto de equilíbrio.

Avançado

Em todos os pilares de gestão, você só consegue chegar nesta etapa se fizer as anteriores.

É como se fosse uma escada, e só é possível subir gradativamente, sem pular, caso ao contrário as informações ficarão distorcidas.

Nessa etapa, a ideia é você acumular todos os dados que coletou até esse o momento e partir para a parte mais estratégica do seu negócio. E que na minha opinião, é a mais legal!

Aqui indicamos ver alguns itens, como: cruzamento de dados, previsões, adimplência e inadimplência.

Estoque

No estoque, que é mais um dos nossos pilares de gestão, iremos ver sobre o controle de produtos e insumos.

O controle de estoque pode se tornar importante, pois ele também interfere em questões como fidelidade de cliente, faturamento e perdas.

Vamos analisar todo este pilar de acordo com os níveis que determinamos anteriormente.

Aqui, deixamos mais uma dica sobre quais são os principais problemas na gestão do estoque e como resolvê-los.

Básico

Lembre-se esse nível é o começo de tudo. Só seguindo ele iremos chegar nos próximos.

Então, neste tópico recomendamos lidar com os seguintes temas: validades, diferencie insumos de produtos, controle de estoque, entradas e saídas e armazenagens.

Intermediário

Agora que já sabemos o básico do estoque, podemos prosseguir nos demais níveis.

Nesta etapa, recomendamos você manter um controle sobre perdas, estoque mínimo, quantidade de produtos e dar atenção ao inventário.

Avançado

Seguindo para a parte mais estratégica, recomendamos você cuidar seu estoque projetado, custo estocado, giro e curva ABC.

Assim como no Financeiro, e nos demais pilares de gestão, só podemos obter informações relevantes se seguirmos os passos aqui indicados.

E claro, você precisa dedicar um tempinho para isso, assim conseguirá fazer análises ótimas.

Relacionamento

Podemos afirmar com toda certeza, que esse é um dos pilares básicos da sua empresa. E muitas vezes, e ousamos dizer que na maioria das empresas, é o mais esquecido e desdenhado pelos gestores.

Tudo isso, porque a comunicação em geral, é difícil de ser mensurada, você não sabe quando ela vai gerar resultados e todos os investimentos aqui possuem retorno a longo prazo.

Você já parou para pensar nas seguintes situações: a sua empresa consegue existir sem um controle financeiro minucioso? Sem um controle de estoque incrível? Com um administrativo “ok”?

Provavelmente, a respostas para essas questões sejam sim. Mas, sem clientes a sua empresa não existe. Eles são responsáveis pelas suas vendas e consecutivamente a lucratividade do seu negócio.

Então, preste atenção nessas dicas e se vocês não as põe em ação, esse é o momento.

Para  auxiliar você da melhor forma possível, recomendamos a leitura do manual de fidelização.

Básico

Lembre-se algumas dicas desse pilar podem parecer bobos, e você vai pensar “eu já faço isso”. Mas, sabemos que fazer de qualquer jeito e realizar tarefas de fato que sejam boas e lucrativas é um pouco diferente.

Fica aqui, novamente o nosso alerta para este pilar do seu negócio. Reflita sobre quais são suas tomadas de decisões referente ao conteúdo aqui abordado.

Neste nível, recomendamos você aperfeiçoar sobre o atendimento, relacionamento interpessoal, comunicação interna e cadastro de clientes.

Intermediário

Agora que você já conhece a parte essencial para avançarmos neste pilar, seguiremos para as próximas dicas para você poder ter pilares de gestão sensacionais.

Indicamos estudar algumas opções, como:  mala direta, fornecedores, remarcações de serviços e ações.

Avançado

Agora a situação e o nível gerencial ficam mais altos, aqui para entender e colocar em prática, você vai precisar de estratégia.

Talvez, alguns desses itens você não consiga de fato colocar em prática sozinho, é muito provável que precisará de um profissional da área de comunicação para auxiliar nessa parte.

Lembre-se que assuntos como estes, são formas dos seus clientes obterem impressões sobre você e seu negócio. Portanto, caprichar é importante.

Recomendamos as seguintes questões: mídias sociais, posicionamento e comunicação visual.

Vendas

Dentre todos os pilares de gestão, talvez aqui esteja o mais esperado por vocês.

Falar sobre vendas sempre é muito legal, e como existem diversas possibilidades, com frequência aparecem coisas novas que podem ser aplicadas que você pode ainda não conhecer.

Aqui, damos mais dicas sobre como inovar e vender mais em pet shops.

Básico

Seguimos aqui a mesma lógica, primeiro vamos dar alguns passos pequenos, até chegar o nível mais difícil desse pilar.

Neste momento, você precisa aperfeiçoar os seguintes processos: caixa, pré-vendas, serviços prestados, tabelas e vendedores.

Intermediário

Viu, nada muito difícil de seguir na etapa anterior, certo?

Bom, agora que avançamos mais um pouco neste que um dos pilares de gestão que estamos desbravando.

Nesta etapa, precisamos que você reflita sobre crediários de clientes em abertos (principalmente os que estão a muito tempo), buscar ações de fidelização e repensar como está o ponto de venda (loja) referente a estrutura, pintura… Você gosta o que você do seu negócio?

Avançado

Chegamos a melhor parte do pilar! Sim, operacionalizar é necessário, mas não é a coisa mais legal para se fazer quando temos um negócio. Você não acha?

Neste nível você pode pensar em promoções de vendas, margem de lucro de produtos e serviços – se estão adequadas, fluxo de caixa e notas fiscais.

Administrativo

Dentre os pilares de gestão, estamos neste momento chegando ao último deles.

Este é aquele pilar que mantém tudo funcionando em perfeita ordem no seu negócio, por isso ele não deve negligenciado.

O ideal é que exista sempre alguém responsável por esta área na sua empresa, mesmo que fique revezando entre funções administrativas e financeiras.

Básico

Podemos dizer a você que, já nesse pilar, o básico não se definem a coisas simples.

Elas são mais subjetivas e um tanto quanto complexas de se colocar em prática.

É possível afirmar, que talvez, manter um administrativo incrível pode se tornar algo bem difícil.

Mas, sem medos, vamos lá! Aqui a dicas são os treinamentos, cuidar da motivação e qualidade de vida.

Intermediário

Avisamos, não é mesmo? De fato, é um pouco complicado os itens acima. E a tendência agora é seguir aprimorando este que é um dos pilares de gestão para pet shops.

Bom, já introduzimos o assunto, vamos para a próxima etapa. Você pode aperfeiçoar agora a contratação de novos funcionários e questões de liderança dentro do seu time.

Avançado

Foi demais chegar até aqui, não é mesmo?!

Você conseguiu perceber a construção neste pilar? De como as questões vão evoluindo conforme as conseguimos aplicar.

Por isso, continue tomando nota, vamos a parte final do administrativo que é um dos nossos pilares de gestão.

A ideia agora é que reveja sobre questões fiscais, planejamento estratégico e matriz SWOT.

Conclusão

Bom galera, agora podemos dizer que conseguimos explorar todos os pilares de gestão do seu negócio.

Tivemos que falar sobre vários assuntos, e consequentemente, abrir a cabeça para novas ideias para que possamos colocar os conceitos atrasados e ruins para o nosso negócio no lixo.

Mas, não gostaria que aqui fosse um “fim” da sua jornada para potencializar a gestão do seu negócio pet.

Deixamos um guia de gestão para pet shops em que você pode obter mais informações sobre cada níveis e pilares.

Abordamos aqui brevemente alguns aspectos que podem ajudar, mas agora, depende totalmente de você arregaçar as mangas e por tudo isso em prática.

E nós sabemos, pelo nosso longo e extenso tempo de negócios no mercado pet, que você quer melhorar, então amigo, vamos lá!

Saiba que pode contar conosco, não só para criar conteúdos legais que ajudem a evoluir, mas também estamos dispostos a conversar. Por isso, caso tenha ficado alguma dúvida ou se simplesmente quiser bater um papo, é só comentar logo ali embaixo.

Bons negócios para todos!

Guia de gestão para pet shops

No votes yet.
Please wait...

2 thoughts on “Pilares de gestão: conheça os fundamentais para pet shops

  1. Olá! Gostaria de saber se vcs prestam consultoria para quem quer abrir um dog day care e como funciona. Obrigada!

    No votes yet.
    Please wait...
    1. Olá, Renata. Nosso trabalho inclui um diagnóstico dos seus problemas, o software de gestão exclusivo para pet shops e a consultoria mensal. Para saber mais acesse aqui: https://informatizacao.petshopcontrol.com.br/experimente-gratis. Qualquer dúvida estamos à disposição.

      No votes yet.
      Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *