Se você já é um leitor assíduo do nosso blog, sabe que construímos um método para gestão de pet shops para segmentar um negócio do mercado pet em cinco pilares.
Nos quais classificamos em: financeiro, estoque, relacionamento, vendas e administrativo. E os denominamos de método FERVA.
Sempre falamos que gerenciar qualquer negócio é algo complexo e nada fácil, e que se você está empreendendo para “não trabalhar”, posso afirmar que com toda certeza: está no caminho errado.
Existem tipos diferentes de segmentos de mercado, em quais muitas vezes você pode optar por seguir com produtos ou serviços.
Mas, essa não é a realidade da maioria das pet shops no Brasil. A maioria delas oferece tudo: produtos e serviços.
E claro, isso oferece uma praticidade imensa para os clientes, ter tudo no mesmo lugar… Poder comprar ração, acessórios, brinquedos, fazer consulta com o veterinário, ainda aproveitar para tomar um banho e sair com pet super cheiroso.
É uma maravilha, não é mesmo?
Mas, para os empreendedores, manter todas essas áreas funcionando simultaneamente pode ser um tanto quanto caótico se você não obtiver o conhecimento correto sobre gestão de pet shops.
Os 5 pilares que constituem uma pet shop: conheça
Para que você possa se aprofundar mais sobre gestão de pet shops iremos te contar sobre os cinco pilares e como eles funcionam para melhorar a gestão no seu negócio.
Financeiro
Sem dúvidas esse é um dos maiores problemas para grande parte dos gestores. Muitos não sabem dizer exatamente quais são as métricas do seu negócio.
E acredite isso é um grande problema. Se você habitualmente assiste programas como “Shark tank”, onde empreendedores apresentam seu negócio para investidores.
Pode ter certeza que as primeiras perguntas são: Qual é o seu custo por produto? Custo fixo? Custo de aquisição por cliente? Qual sua margem de lucro? O lifetime value dos clientes (quantos tempo eles ficam com você)? Ticket médio (em média quanto cada cliente gasta por compra)?
E aqueles que não sabem essas informações exatamente ficam de fora, e perdem a oportunidade de escalar seu negócio.
Quando você tem um financeiro 100% você sabe todas essas informações, e sabe exatamente para onde seu negócio está caminhando.
Estoque
Muitos produtos estocados é dinheiro parado. Você precisa ter guardado apenas o necessário.
Nada de comprar produtos e esperarem eles apodrecerem e você ter que descartá-los só porque a oferta do fornecedor parecia imperdível.
O trabalho dos fornecedores de produtos é fazer você comprar o máximo que puder. E sabe qual é o seu? Saber a quantidade necessária, sem exageros.
Todos sabem por óbvio que você poderá ter um controle de estoque incrível se controlar suas entradas e saídas.
Mas, para além disso, o que quase ninguém sabe controlar ou fazer é o hábito de consumo de seus clientes.
Se você tem esses dados poderá projetar seu estoque futuro. Saber que daqui 90 dias deverá ter os seguintes produtos em determinadas quantidades.
Evitando desperdícios e conquistando ainda mais seus clientes pelo simples fato de você não deixar faltar nada para eles.
Relacionamento
Esse é o pilar que qualquer empreendedor quer dominar. Afinal, quem não quer clientes fidelizados e satisfeitos?
Mas, isso não é uma tarefa nada fácil dentro todos os aspectos que se referem a gestão de pet shops.
Relacionamento é esforço e vem com estratégia. Ele não acontece sozinho ou ao acaso.
E uma simples simpatia e sorrir para os clientes não garante absolutamente nada.
O relacionamento é construído por um conjunto de coisas, como: comunicação, boa estratégia, discurso alinhado com a prática, ações efetivas, monitoramento dos planos e uma ótima ferramenta para gerir o comportamento de seus clientes.
Vendas
Você com certeza já ouviu alguma frase desse tipo: “tem gente que sabe vender ao natural, é uma espécie de talento”.
E sim, é verdade. Existem pessoas que possuem aptidão natural para vender e convencer outras pessoas.
Mas, isso não é tudo. Assim como no pilar da gestão de pet shops anterior, as vendas também são baseadas em planejamento e estratégias.
Não é somente oferecer e esperar que o cliente saiba que aquilo é bom. Por isso, sempre indicamos que as vendas sejam feitas de forma consultiva.
Ou seja, explicando os benefícios daquele produto, assim poderá ter mais chances dele aderir sua sugestão.
Por isso, sempre vale a pena se manter atualizado de quais os melhores modelos que você pode aderir e assim fazer suas vendas dispararem.
Administrativo
Pode acreditar, muitas pessoas confundem o que é administrativo e o que é financeiro.
A parte administrativa cabe a uma série de questões que vão além do pagamento de salários para os funcionários.
Podemos incluir aqui diversas questões como infraestrutura, recursos humanos, capacitações, métodos de motivação para funcionários, entre outros.
E a maioria dessas questões tem seu desenvolvimento a médio ou longo prazo, portanto, os resultados não ficam visíveis tão rapidamente.
Mas, isso não significa que você pode deixá-lo para trás ou negligenciar quaisquer desses aspectos.
Isso pode interferir nos outros pilares, como o de relacionamentos e vendas.
Não é o suficiente, não é mesmo?
Basicamente lidamos com alguns aspectos de cada pilar, mais apresentando sua importância no negócio do que de fato te ensinando como melhorar isso.
Mas, não se preocupe, não te iremos te deixar na mão.
Estamos há alguns meses criando um guia sobre gestão de pet shops, e queremos compartilhar com você todo o nosso conhecimento.
Afinal, crescer e profissionalizar o máximo possível o seu negócio é o nosso objetivo.
Para saber mais sobre os 5 pilares que são construídas a gestão de pet shops e aprender a dominar eles, faça download gratuito dos nossos guias.
- Para acessar o guia volume 1 você pode clicar aqui.
- Se estiver na hora de avançar para o nível intermediário, o volume 2 se encontra aqui.
- E para partir para o nível estratégico de gestão, acesse o volume 3 clicando aqui.
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