Planejamento e Gestão de Compras em Pet Shops

A reposição de estoque em um Pet Shop precisa ser feita regularmente, mas você sabe como controlar esta periodicidade?

A gestão de compras eficiente consegue limitar os custos e maximizar os lucros do pet shop, isso porque, além de ser um meio bastante efetivo de eliminar o desperdício e atender à demanda do consumidor, o planejamento de compras cria parcerias de maior confiabilidade e durabilidade com os fornecedores, ajudando o Pet Shop a vender mais.

Para saber tudo sobre a gestão e o planejamento de compras em pet shops, continue a leitura até o final!

3 Pilares da Gestão de Compras

Antes de apresentarmos os principais pilares da gestão de compras, é preciso lembrar que: para ter uma gestão de compras efetiva, antes de mais nada, é preciso ter total controle sobre o seu estoque.

  • Conheça seu público;
  • Planeje suas compras;
  • Tenha previsão das suas vendas.

Mas, por que esses pilares são importantes?

Se você analisasse agora seu estoque de ração: Quantas marcas e quantas variações de cada você oferece? Exemplo: Se você oferece 20 marcas com 5 variações cada, você sabe responder:

  • Quanto você vende mensalmente de cada?
  • Qual é o ciclo de vida? Quanto tempo demora para vender cada pacote?
  • As compras para repor o estoque dessas rações são baseadas no quê?
  • Você espera o estoque acabar para comprar novamente?
  • Faz pedidos separados ou repõe todas de uma vez só?

O ideal é que você tenha informações suficientes para realizar suas compras de forma estratégica e possa responder, com segurança, cada uma dessas perguntas. 

Continuando nosso exemplo: Se você sabe que vende mensalmente 50 kg de ração da marca Golden, enquanto a ração da Dog Chow só vende 10 kg a cada dois meses, porque não conseguir mais desconto e um preço melhor fazendo um pedido maior da Golden? Assim, você conseguiria comprar uma quantidade maior da marca que tem mais saída na sua loja por um preço menor. Você poderia vender essa ração por um valor mais em conta que o seu concorrente, aumentar ainda mais suas vendas, seu lucro e fidelizar mais clientes.

Portanto, quando falamos acima que é fundamental ter total controle sobre o estoque, significa que, só assim você conseguirá ter previsibilidade sobre as suas vendas. E, sabendo quanto você vende por mês, é possível organizar o período de compras de forma assertiva.

Se você decidir que irá comprar a ração da marca X de 30 em 30 dias, por exemplo, você deverá ter em mente o tempo para fazer o pedido, recebê-lo, organizar o estoque e então, colocar o produto na prateleira. Com esse olhar estratégico, muito dificilmente os seus clientes vão se deparar com uma mercadoria fora de estoque, sem contar que ter esse processo bem organizado possibilita um poder maior de negociação com o fornecedor.

Checklist O CONTROLE DE ESTOQUE DA SUA PET SHOP É EFICAZ?

[Atenção] Independente do desconto, antes de fazer uma compra maior, sempre analise a situação financeira do seu pet shop e nunca deixe o negócio sem capital de giro.

Leia também: Estratégias de Precificação Inteligente para Serviços e Produtos em Pet Shops

Etapas do Planejamento de Compras

Definição do orçamento

É crucial ter um controle rigoroso das suas compras, determinando quanto sairá do caixa do Pet Shop para a reposição do estoque.

Qualificação dos fornecedores

Mesmo com um levantamento das demandas internas e definição do orçamento, sua gestão de compras não será efetiva se os fornecedores não forem de qualidade. Então, antes de realizar uma compra, analise cada um dos possíveis parceiros e não feche negócio caso identifique alguma irregularidade.

Qualificar os fornecedores é aumentar a credibilidade do negócio junto aos clientes e ao mercado, evitando a entrega de produtos fora do prazo, o que pode prejudicar suas vendas e o giro dos produtos no estoque.

Leia também: Como Fechar Boas Parcerias com Fornecedores de Pet Shops

Sazonalidade dos produtos

Apesar de algumas mercadorias, como a ração, não sofrer com a mudança de estação, outras, como as roupinhas que costumam vender mais no inverno, tem suas vendas bastante atingidas. Por isso, é preciso ter muita atenção com a sazonalidade de alguns produtos, veja dicas:

  • Para fazer a previsibilidade das vendas e saber quais quantidades comprar, você pode usar o período do último ano como referência.
  • Conhecer seus níveis mínimos de estoque ​​é essencial para garantir que seus produtos permaneçam disponíveis para compra.
  • Ter um nível mínimo, significa que você sabe qual é a quantidade mínima que deve ter armazenado de cada produto, isso pode ser calculado observando o volume de vendas de cada mercadoria e levando em consideração o tempo de espera para reposição.

Regra dos 10%

Analise suas vendas e veja quais itens correspondem a menos de 10% do seu faturamento. Ao reduzir a quantidade desses itens (ou até retirá-los) da sua prateleira, você pode abrir espaço para produtos que podem, potencialmente, aumentar seus lucros.

Erros a serem evitados no planejamento de compras

No início, ainda é possível conduzir manualmente as operações do Pet Shop, mas com o passar do tempo isso se torna cada vez mais difícil, exigindo o uso de alguma ferramenta informatizada para fazer o planejamento, controle e gestão dessa operação. Dito isso, os principais erros a serem evitados na hora de planejar as compras, são:

  • Uso de planilhas: uma planilha em Excel, por exemplo, aumenta o risco de informação duplicada e erros no processo de compra;
  • Descontrole nas quantidades: planejar compras também é estar atento a fatores como depreciação e prazo de validade dos produtos do Pet Shop;
  • Não usar indicadores de performance: sem indicadores, fica impossível saber se o planejamento de compras está de acordo com o esperado.

Infográfico Negociação com Fornecedores de Pet Shop

O planejamento de compras, como vimos, ajuda a escolher os fornecedores e promove um bom giro de estoque.

 

Pedidos inteligentes com Pet Shop Control

E se, ao invés de horas, você levasse minutos para verificar quais produtos, quantidades e fazer seus pedidos de reposição de estoque? A Gestão de Compras em Pet Shops pode ser uma dor de cabeça, então facilitamos esse processo: com base no seu histórico de vendas e compras, o Pet Shop Control possibilita o planejamento das suas compras para que você saiba exatamente o que e quando comprar!

Chega de gastar com compras desnecessárias

Simplifique seu processo de compras. O sistema já sugere os produtos certos e a quantidade necessária que precisa comprar do seu fornecedor – e você economiza tempo e dinheiro!

Tudo isso é possível porque no Pet Shop Control você conta com a ferramenta PROJEÇÃO, que garante que você faça pedidos mais estratégicos, otimizando suas compras.

Todos os produtos sugeridos pelo sistema seguem a sua frequência de compra e os prazos de entrega do seu fornecedor. Assim, você repõe o estoque antes que o produto entre em falta.

Dados importantes para fechar o pedido

No Pet Shop Control você pode selecionar o período de compras que você quer analisar, ou seja, analisar quais produtos é preciso comprar para que não faltem mercadorias na loja nos próximos x dias.

Na aba de filtros, você pode selecionar a data para qual quer projetar a compra, também pode selecionar o produto desejado, caso queira projetar de todos os seus produtos deixe da maneira que está.

Você também pode selecionar o fornecedor, marca, tipo e grupo.

Segurança para negociar com o fornecedor

Tenha acesso ao histórico de compras por fornecedor e confira os valores dos itens em pedidos anteriores e a quantidade de produtos comprados.

  • Ganhe mais poder para argumentar, caso o preço esteja maior que o de costume.
  • Negocie também promoções com aqueles fornecedores que você costuma comprar muito.

No Pet Shop Control, além de visualizar de forma organizada os produtos a comprar, você pode filtrar essas informações pelo fornecedor para que apenas os produtos que você compra dele apareçam na lista. Assim você pode acessar dados, como: valor do frete, forma de pagamento usada, percentual do desconto concedido pelo fornecedor, etc., possibilitando uma análise muito mais completa, assertiva e estratégica.

Saiba quais produtos repor, confira o histórico de preços do seu fornecedor e entenda quais ofertas são realmente favoráveis para seu pet shop.

Saiba a duração do item em estoque

Imagine que você queira aproveitar o preço de uma mercadoria, que não precisa de reposição. O sistema sinaliza a duração do produto em estoque para que você saiba se a compra valerá a pena, ou se o produto ficará parado.

Leia também: Gestão de Estoque incrível em Pet Shops

Autonomia para montar seu pedido de compra

Já aceitou sugestões de compras que não atendiam as necessidades do seu negócio? Não deixe que opiniões de terceiros e números aleatórios influenciem as suas escolhas. Fique no controle dos seus pedidos:

  • Você mesmo consegue ver o que comprar
  • Não é preciso fazer a contagem de produtos
  • Compre somente o necessário
  • Seus funcionários podem montar o pedido com segurança
  • Não aceite qualquer oferta do fornecedor
  • Identifique se as promoções trarão um bom retorno

Confira se os pedidos entregues estão corretos

Com Pet Shop Control, você pode conferir os produtos entregues de forma ainda mais prática e rápida: no momento que a mercadoria chega na sua empresa.

Mais controle sobre suas compras, identificando no momento da entrega quaisquer incoerências entre os itens recebidos e o pedido feito. Evite que haja falta de algum produto ou que você perca o prazo de troca estabelecido pelo fornecedor.

Planilha COMO CALCULAR PREÇO DE VENDA DE PRODUTOS EM PET SHOPS

 

Por dentro do Pet Shop Control

De onde vêm as sugestões de compra do sistema?

As recomendações de compra e as sinalizações sobre a situação de cada produto em estoque são geradas pela análise de estoque, através da integração e informatização das informações da sua empresa.

Com a atualização automática e em tempo real de tudo que acontece no seu pet shop, sempre que um produto é vendido pelo sistema, ou sempre que é feito um lançamento de compra, o estoque automaticamente atualiza as quantidades disponíveis, e com esses dados, a inteligência do sistema é capaz de mensurar quando, quais e quantos produtos você precisa comprar para não ter rupturas no estoque, o valor de vendas e de lucro que você ganhará (ou perderá) comprando (ou deixando de comprar) os produtos listados, etc...

No orçamento, posso adicionar produtos que não foram recomendados?

Sim! Você pode escolher quais e quantos produtos desejar. Agora, para sua segurança, o sistema vai disponibilizar uma tela com todos os produtos e quantidades projetadas, e você decide se quer seguir nossas recomendações de compra.

 

Quer descobrir uma gestão mais fácil e eficiente? Faça seu teste gratuito clicando aqui.

Teste Grátis PSC 2.0

Gostou? Compartilhe!

Se inscreva em nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do nosso blog!