Como resolver o fluxo de caixa apertado em pet shop? Como lidar com negociações com prazos longos, ou com grandes lojas oferecendo produtos muito abaixo do que você pode oferecer?
Essas são as situações que a maioria das pet shops de bairro enfrentam diariamente! Isso porque gerenciar as compras de um pet shop não é fácil.
Necessita de muito cuidado e uma gestão muito qualificada para que você consiga deixar os problemas te afetarem menos.
Sabemos que uma pet shop de bairro tem que trabalhar muito para conseguir ter sucesso nos dias atuais e, é por isso que estou escrevendo este post para você.
Se você identifica no seu pet shop, os problemas acima, continue a leitura que esse texto foi feito para você!
Gerenciando as compras de um pet shop
Um dos pilares mais importantes de um pet shop é o ESTOQUE, é com ele que você vai ter que trabalhar para ter os produtos que seus clientes compram, sempre à disposição deles.
É muito ruim quando o cliente vem na loja e não temos o produto que ele quer não é mesmo?
Para minimizar estes riscos, nós acreditamos muito que a gestão do estoque deve passar por 3 passos básicos, porém muito importantes que são:
- Conhecer o seu público
- Planejar suas compras
- Previsibilidade de vendas
Com esses passos bem alinhados, provavelmente, você não terá problemas na gestão do seu estoque e, consequentemente, seu fluxo de caixa não ficará apertado. Seus clientes sempre terão os produtos à disposição e você terá maior margem para negociar preços melhores com os fornecedores.
Conhecendo meu público
Um relacionamento com o cliente bem apurado é sempre importante para qualquer negócio, na gestão do estoque isso não é diferente.
Quando você se relaciona bem com o cliente, consegue ter intimidade para fazer as perguntas necessárias para gerenciar melhor sua loja.
Então perguntar para o cliente, qual ração ele compra, quais as datas de vacina e vermifugo dos pets e como ele gosta de ser abordado são ações muito importantes para que você consiga ter planejamento.
Saber quais produtos oferecer é muito importante para o fluxo de caixa, pois uma loja com muitas opções, normalmente, gasta muito mais do que deveria.
Existem lojas que compram mais de 10 tipos de rações. Por exemplo, agora imagine que você poderia comprar mais quantidade de uma mesma ração, conseguir um preço melhor nela e vender mais próximo do valor de seu concorrente?
Mas e como fazer o cliente comprar a ração que eu vendo?
Conversando com ele, entenda o porquê ele compra outra marca de ração, explique os benefícios das marcas que você vende e tente fidelizar ele através de um modelo de assinaturas, por exemplo.
Conhecer o cliente é fundamental para o sucesso do gerenciamento das compras na sua pet, você não pode passar por problemas de ruptura no seu estoque.
Previsibilidade de vendas
As vendas que você faz todo dia são muito importantes e ter um registro delas é mais importante ainda. Onde você registra ela?
Tem pet shop que anota tudo em um caderno, tem pet shop que coloca tudo em planilha, tem pet shop que usa sistema e, tem pet shop que só faz a venda mesmo… Em qual dessas você se enquadra?
Controlar as vendas é importante por alguns motivos, principalmente para que você tenha previsibilidade de vendas no seu pet shop. Saber a periodicidade que cada produto sai é muito importante para ajudar no seu planejamento de compras.
Outro motivo bem importante é saber o que cada cliente comprou, até pelo fato de que ele pode voltar na sua loja e pedir ração da marca que ele comprou pela última vez, se você não souber pode se complicar para fidelizá-lo.
Mas o que interessa mesmo na gestão de compras é a previsibilidade de vendas do seu pet shop, se você sabe quanto vendeu de determinado produto, logo, você também sabe quanto precisa comprar para que ele não falte no seu estoque
Claro que um sistema de gestão vai facilitar e muito para que você consiga ter esse controle, mas mesmo assim o importante é gerenciar as vendas da maneira que conseguir.
Só assim você poderá ter uma gestão eficiente das suas compras, pois a venda é a última etapa da gestão de compras e cada compra acertada te ajudará e muito na hora de vender.
Planejar as compras do seu pet shop
Sabendo exatamente o que seu público gosta de consumir é mais fácil de você planejar as compras do seu pet shop.
Como você faz hoje em dia nas suas compras? Compra todo dia, compra toda semana, compra de 15 em 15 dias ou compra todo mês?
Se você conhece os produtos que precisa ter no estoque é mais fácil de planejar essas compras e definir a periodicidade delas, não é?
Pois, o fornecedor sempre te oferece condições melhores em compras de maior quantidade, então se você já sabe o que precisa comprar e quanto você precisa comprar, fica mais fácil decidir o prazo de compra.
Então se você define, por exemplo, que vai comprar de 15 em 15 dias com o fornecedor de rações, você precisa saber quanto tempo ele demora pra te entregar e quantos produtos você vende neste período de 15 dias.
Exemplo:
Em 15 dias eu tenho uma previsão de vender 10 sacos de rações, hoje eu tenho 3 sacos de rações no meu estoque, então para que não falte rações no meu estoque até a próxima compra eu preciso de pelo menos 7 rações nessa compra.
Mas tem pontos importantes aqui que podem ser analisados, é sempre bom ter um estoque mínimo. Então se seu estoque mínimo é 5 por exemplo, você precisaria comprar 12 sacos de rações e não 7 como o exemplo anterior.
Um outro caso a se pensar é, você vai fazer um pedido de 12 sacos de rações, mas teu fornecedor te informa que vai te conseguir um desconto caso peça 20 sacos nessa nota fiscal.
Então você pode analisar o seu fluxo de caixa, com essa análise você pode verificar se não é mais vantagem para você comprar um pouco mais e nesse pedido espaçar para 21 dias o próximo pedido.
Com o conhecimento que você tem do público e o controle da previsão de vendas, o planejamento de compras pode ficar muito mais fácil do que parece e você terá sempre como jogar na negociação com os fornecedores.
Mas lembre-se de fazer o real controle da sua saúde financeira, para não cair em uma compra furada, só porque o fornecedor aumentou o desconto!
Enfim, a gestão foi feita
Então é isso, os problemas de falta de fluxo de caixa, briga por preço com os concorrentes e ruptura de estoque serão minimizados caso você consiga gerenciar as compras do seu pet shop.
Espero que as dicas listadas neste artigo tenham te ajudado a entender um pouco mais sobre esse pilar tão importante na gestão.
Lembre-se de contar sempre com a gente, se tiver algum assunto para abordarmos é só deixar nos comentários que traremos para você.