Com o incidente do Coronavírus Disease (COVID-19) houve mudanças no comportamento dos consumidores do mercado pet. Surgiram novos hábitos de compras, e com isso, surgiu também muitas dúvidas nos empreendedores sobre como fazer adaptações na gestão do pet shop para reduzir o impacto negativo do período pandêmico, evitando prejuízos financeiros e permitindo a manutenção do negócio.
Por isso, separamos algumas dicas sobre como manter a saúde da sua pet shop.
Como manter as vendas?
A fidelização de clientes vai te ajudar a manter a venda de itens básicos da necessidade pet.
A alimentação de cães e gatos é um dos principais fatores que podem movimentar o fluxo financeiro da loja.
Contudo, não deixe de usar ferramentas, como o controle de ração do Pet Shop Control, para entrar em contato com o cliente e oferecer produtos relacionados.
É bem provável que em caso de você trabalhar com sacarias, esta seja a maior procura.
Sendo assim, esteja atento aos estoques que você tem para poder fazer uma ação de divulgação correta.
Produtos de higiene também podem ter uma saída considerável, principalmente, em se tratando de pets que hoje podem ter menos acesso a ambientes abertos.
Com o controle de históricos de compras dos tutores, podemos fazer uma ação bacana e aproveitar para girar estes estoques.
Se você tem uma agenda de serviços clínicos, revise os retornos e aproveite para entrar em contato com o cliente.
Este momento pode ser decisivo para manter as vacinas preventivas e gerar um fluxo de clientes acessando a loja com tranquilidade e fluidez, controlando horários espaçados entre os atendimentos.
Em caso de oferecer tele-entrega, mantenha a equipe com advertências e boas práticas para entregas.
Divulgue via redes sociais todos os itens que podem chamar a atenção dos clientes.
Invista na sua equipe
Tão importante quanto o cliente, é ter uma equipe que está engajada e ajuda em todos os momentos.
Então, caso tenha uma redução de clientes em loja, aproveite para alinhar a sua equipe.
Hoje temos como fazer muitas atividades online, desde ter acesso a livros, artigos, cursos, e inclusive, realizar reuniões.
Use o período de menor movimento para que as equipes de atendimento estudem sobre estratégias de vendas, marketing e também compartilhar ideias de melhorias que podem ser aplicadas no dia a dia da loja.
Isso pode modificar o ambiente de trabalho e tornar o seu funcionário mais engajado no retorno dos clientes.
Coloque em prática as recomendações do Ministério da Saúde sobre limpeza de ambientes, higiene das mãos, álcool gel a disposição nos ambientes e máscaras ao ter contato com pessoas que podem estar gripadas ou resfriadas, e também cuidados ao manuseio de pets.
Lembrando que, animais domésticos não contraem o vírus e também não transmitem. É importante reforçar para não impactar em casos de abandono!
Balanço de estoque
Realizar o balanço é um tarefa muito importante que diversas pet shops postergam, mas que está diretamente ligada a saúde do negócio e pode impactar diretamente no seu fluxo de caixa.
Em casos de perdas, o controle financeiro deve ser considerado para ter uma previsão de faturamento.
Confira mais em Gestão de Estoque para Pet Shops: Como lidar com a perda de produtos?
A redução de clientes na loja pode ser útil ao ponto que você terá mais tempo para realizar esta conferência.
Comece por itens de vencimento próximo, dando uma atenção especial para os produtos de necessidades básicas.
Com este controle e noção do que você tem em loja e será um item de necessidade dos animais,
Ative sua área de vendas com as informações: nome do produto, validade, clientes que compraram anteriormente, total em estoque, estoque mínimo, e possibilidade de compra.
Quer mais informações sobre o assunto? Confere este conteúdo: Aprenda a controlar a reposição de estoque em pet shop.
Também neste momento, você pode se voltar para o controle financeiro dos períodos anteriores e revisar todos seus custos.
Com isso, você poderá avaliar melhor como são seus hábitos e quais mudanças positivas você pode fazer.
Isso inclui desde cortes de gastos desnecessários, até investimentos que você não teve certeza anteriormente, mas com o poder da informação será validado.
Parceiros
Fornecedores, lojas próximas, colaboradores e clientes podem ser pontos de força para qualquer empreendedor do ramo pet.
Use seus contatos para se manter atento ao que é necessário neste momento.
Foque suas compras em itens de necessidade básica e que realmente possam ter uma saída relevante.
Este também pode ser um momento de inovação e divulgação da marca.
Afinal, quem está no mercado lidando com animais todos os dias pode ensinar alguns cuidados importantes para manter os pets com saúde, segurança e conforto.
Converse e elabore materiais que podem auxiliar os tutores.
Convide parceiros para participar das redes e construir um ambiente para compartilhar informações relevantes sobre consumo e cuidados pet.
Se tiver dúvidas ou incertezas sobre apostas em vendas e em marketing, pode entrar em contato conosco também.
Conclusão
Este é um momento em que devemos unir forças e direcionar nosso olhar para as motivações que nos fizeram empreender.
Mantenham as recomendações do Ministério da Saúde cuidando da sua saúde e de todos ao seu entorno, inclusive os pets.
Realize agora as correções possíveis no seu negócio, melhorando os controles internos e fazendo o planejamento de todos setores da loja.
E, por fim, se você precisa de ajuda na gestão do seu pet shop, clique abaixo, se cadastre e faça um teste gratuito do Pet Shop Control!